The Beatles -  Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band

    1966 com três anos da Beatlemania pelo mundo e após a bombástica declaração de John Lennon que os Beatles eram mais populares que Cristo, eles decidem após a turnê pela Filipinas e Índia parar de viajar e que não iriam mais fazer shows por tempo indeterminado; chegaram a dizer que eram uma banda de estúdio. Sem entrevistas e trancados no estúdio todos se perguntavam o que estavam tramando.

    Falando um pouco da história: 1967 era um ano de grande efervescência política e cultural no mundo - ditadura militar no Brasil e seus Atos Institucionais, a guerra do Vietnã, a guerra fria e a ameaça nuclear, a conquista do espaço que culminaria na chegada na Lua em 1969, guerras entre árabes e judeus e a geração da contracultura acreditando que o flower power ( conhecido por aqui como paz e amor ) seria a solução para todos os problemas do mundo - rebelar contra os modismos.

    Além disso teríamos também o início do Pink Floyd, a explosão dos Doors e o primeiro grande festival hippie: Monterrey Pop - mas estes casos são outras histórias. Em 24 de novembro de 1966 os Beatles foram para o estúdio Abbey Road da EMI para começarem a compor músicas que fariam parte do seu 8o álbum da carreira.

    Os Beatles estavam demorando para lançar o novo disco e gastando muito dinheiro em estúdio ( 100 mil dólares - valor considerado astronômico na época ). Essas pressões eram tamanhas que eles lançam um compacto com as faixas Penny Lane e Strawberry Fields Forever dois clássicos ( atualmente ) que mostravam a mudança que estaria por vir, mas o público não estava preparado ainda para esse som e com isso tivemos o primeiro compacto desde Please, Please Me que não atingiu o primeiro lugar das paradas do Reino Unido. George Martin - produtor do disco admitiu mais tarde: ´Foi um erro não ter incluído essas músicas no disco´.

    Inicialmente planejado para ser um álbum duplo Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band começou a surgir de uma idéia de Paul McCartney após ter ouvido Pet Sounds dos Beach Boys. Após 8 meses, em junho de 1967, finalmente é lançado Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band - que entra para a história do rock como o primeiro álbum conceitual concebido e para muitos é o melhor e o mais revolucionário disco dos Beatles e um dos mais criativos de todos os tempos. Sgt Pepper´s ( como ficou mais conhecido ) fez muitos críticos do mundo passar a respeitar a obra dos Beatles e fez o rock ser entendido como arte. Serviu de influência para muitas bandas pensarem: ´se eles podem nós também podemos´. A capa desenhada por Peter Blake é uma das mais interessantes de todos os discos de rock já feitas, que depois deste, a arte de capa de discos começou a ser largamente explorada. Os hippies que estava surgindo por toda parte adoraram - foi a trilha sonora para o Verão do Amor; a cultura jovem jamais foi tão unida.

    Abrindo com Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band na voz de Paul e com riffs de guitarra bem distorcidos; passando por With A Little Help From My Friends com Ringo Starr nos vocais ( que se tornou clássica na voz de Joe Cocker no Woodstock em 1969 ) e Lucy In The Sky In Diamonds - canção essa colocada por muitos como alusão à uma viagem de L.S.D. ( está certo que muitos estavam experimentando...mas ) - John Lennon diz que era um desenho de seu filho Julian na escola ( qual era a verdade? bem ninguém sabe ao certo ); mas após ver o desenho o Lennon criou a letra e a melodia.

    Getting Better, Fixing A Hole e She´s Leaving Home com toques psicodélicos cheios de experimentações e clima circense. Being For The Benefit Of Mr. Kite - surgiu de um cartaz que John Lennon viu: a letra fala de um circo e termina com efeitos maravilhosos. Within You Without You - música de George Harrinson com forte influência indiana onde se ouve a cítara - instrumento indiano que George aprendeu com Ravi Shankar. When I´m Sixty Four - de Paul McCartney com um ar de música para Frank SinatraLonely Rita - outra bela canção deste disco que abre para a fase final do disco com: Good Morning Good Morning - inspirada no comercial do cereal Kellows e termina com ruídos de vários animais entremeada com Sgt Pepper´s Lonely Hearts Club Band ( Reprise ) e A Day In The Life que fazem uma seqüência fabulosa. A Day In The Life fecha o disco num final apoteótico. Lennon tirou a letra de notícias do Daily Mirror e encaixa com a parte criado por Paul McCartney.

    Os jornais da época diziam que os Beatles se esgotavam, eles não lançam nada; não sabem o que fazer no estúdio. E Paul pensava antes do lançamento de Sgt. Pepper´s: ´Esperem só!´. Em tempo tanto no vinil quando no cd, o disco tem no seu encarte, braçadeira de sargento, desenho do Sgt Pepper´s entre outras para serem recortadas. Imperdível!!!!

The Beatles -  Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band - Junho de 1967

1 -   Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band
2 -   With A Little Help From My Friends
3 -   Lucy In The Sky With Diamonds
4 -   Getting Better
5 -   Fixing A Hole
6 -   She´s Leaving Home
7 -   Being For The Benefit Of Mr. Kite
8 -   Within You Without You
9 -   When I´m Sixty Four
10 - Lovely Rita
11 - Good Morning Good Morning
12 - Sgt. Pepper´s Lonely Hearts Club Band ( Reprise )
13 - A Day In The Life

Produtor George Martin  - EMI

Acima o Sgt. Pepper

Por Fernando R. R. Júnior

Sobre o autor: Fã incondicional de heavy metal e hard rock como Led Zeppelin, Whitesnake, Black Sabbath, Uriah Heep, Van Halen, Iron Maiden, Rush, Deep Purple, rock progressivo ( Yes, Genesis, Pink Floyd ), thrash ( Testament, Slayer ) rock, blues, não podia deixar de resenhar um dos discos que mais aprecio em minha coleção.

Voltar para Classic Albuns