O vocalista Michael Bormman foi um dos fundadores da banda alemã de Hard Rock Jaded Heart, e lançou vários álbuns com a banda e também começou uma solidificada carreira solo que está chegando ao seu quarto álbum Different. Além disso, Michael Bormann já trabalhou com  JR Blackmore ( filho de Ritchie Blackmore do Deep Purple, Rainbow ), 'Zeno' Jochen Roth ( irmão de Uli John Roth do Scorpions ), Jos Zoomer ( do Vandenberg ) e Anette Olzon do Nightwish. A entrevista concedida com exclusividade em dezembro de 2010 à Carolina Zardo abaixo fala sobre o novo trabalho, de como é viver exclusivamente de música, bandas brasileiras e muito mais. Confiram!!!

Rock On Stage: Olá, Michael. Obrigada por esta entrevista. É óbvio dizer que você é uma das maiores vozes do metal melódico. Assim,  a qualidade dos seus álbuns é sempre do mais alto nível. Parabéns pelo seu  último disco Different. Eu já o escutei e eu realmente adorei. Material maravilhoso!
Michael Bormann:
Olá Carolina. Muito obrigado pelo elogio. Bem, eu realmente gosto muito deste álbum, talvez por causa de sua variedade. Também gosto de mudanças quando eu escuto  música. Não gosto muito de ouvir 12 vezes a mesma canção....

Rock On Stage: Hoje, o que te inspira a escrever e gravar álbuns? E porque Different, como o título do álbum?
Michael Bormann: Hahaha, isso é fácil. Eu tenho a música no meu sangue. Desde que eu era um garotinho, eu nunca parei de compor. Mas honestamente .... eu praticamente escrevo todo dia. Eu sempre tenho a música na minha cabeça. Eu não quero parecer arrogante demais, mas eu realmente posso oferecer canções quando e onde forem necessárias. Um monte de gente me procura, se precisam de alguma ajuda para compor algo. Então, felizmente eu não tenho que pensar muito sobre a escrita e gravação. É simplesmente natural para mim.

    Mas sobre o nome Different, o título não é apenas para falar da música. É uma combinação de tudo que houve durante o processo de gravação. Eu não estava me sentindo lá essas coisas. Acho que você pode chamar crise de meia idade, estresse, ou o que quer que fosse. Não queria fazer nada, não gostava de nada ... muito estranho, eu te digo. Então, normalmente eu gravaria em pouco tempo, talvez seis semanas de produção. Desta vez eu estava ligado direto  no estúdio ( com relação ao meu álbum ), muita coisa gravada, de repente tudo meio que parou. Então ele acabou levando de um a um ano e meio para ser finalizado, o álbum. Seguindo daquela perspectiva de que poderiam ter sido 6 ou 8 semanas, hahaha. Eu também já sabia como ficaria minha arte de capa, livreto, etc. Eu geralmente nunca penso em coisas assim ... além de ter até mesmo uma faixa em alemão no meu álbum. Eu nunca tinha pensado em grava-la... Então você vê, ele foi Different por todos estes motivos que o levaram a ser "diferente", haha. 

Rock On Stage: Este álbum é composto de canções escritas ao longo de alguns anos atrás ou é realmente algo totalmente recente? Digo isto porque "Think Twice" já estava disponível para audição no seu site há algum tempo. 
Michael Bormann:
Bem, como eu sempre escrevo, eu uso sempre as "mais velhas", mas desta vez foi ainda mais  que isto. "Think Twice", "Mr. Rock´n´Roll" e "Was Mir Fehlt" eu escrevi para outros artistas, provavelmente a uns 10 anos atrás. Eu ainda tenho tantas músicas de diferentes gêneros que ninguém ouviu falar ainda. Mas eu costumo sempre gravar  50% das ideias que já estavam escritas e escrever a outra metade durante as gravações.

Rock On Stage: Como é o processo de gravação de seus álbuns solo? Você costuma gravar vários instrumentos? Além disso, gravar seus projetos em seu próprio estúdio te dá uma grande diferença no produto final?
Michael Bormann: Sim, é sempre a mesma coisa. Eu produzo em meu estúdio e eu sempre toco a maioria dos instrumentos eu mesmo. Tem sido assim, desde que eu era um pirralho. Estou muito feliz por ser capacitado desta forma. Se eu sempre tivesse que esperar por músicos para cair dentro comigo, eu ficaria louco. Eu sou muito impaciente, haha..

Rock On Stage: Como é  viver exclusivamente de fazer música melódica na Europa de hoje?
Michael Bormann: Eu realmente não sei, porque eu não estou somente fazendo este tipo de coisa, como você perguntou. Na minha opinião, eu acho que, se você é muito bitolado, ou melhor, preso a um determinado estilo, você acaba não evoluindo, ficando agarrado. Não só na música, você tem que ser versátil. Eu vejo a música não como o gênero, e é assim, tenho meus dedos em todos os tipos e estilos de música. 

Rock On Stage: Há uma cena aí na Alemanha para este tipo de música?
Michael Bormann: Para ser honesto, ainda há uma pequena cena, mas poderia ser mais. Rádio ou TV não apoiam este tipo de música. Ela costumava ser grande nos anos 80, mas eu acho que foi e é assim como em todo o planeta. Mas, felizmente, a Internet ajuda muito por aqui. Caso contrário, não teria qualquer tipo promoção, divulgação.

Rock On Stage: Todo músico sonha com algo a ser realizado na sua carreira. Qual é o sonho de Michael Bormann ainda não alcançado até hoje?
Michael Bormann: Bem, eu quase posso dizer, que um dos meus sonhos já se realizou. Eu posso ganhar a vida sendo um músico. Sou independente e posso fazer o que eu quero. Isto eu amo! Mas, honestamente, eu acredito que eu sou muito talentoso e que eu realmente posso escrever músicas e cantar um pouco. Meu sonho seria fazer isto chegar ao topo, onde eu me vejo. Tocando nos estádios enormes em todo o mundo e sendo tratado como merecido. Isso ainda está faltando, embora eu não possa reclamar de tudo. Minha vida foi e é maravilhosamente esplêndida. 

Rock On Stage: Temos algumas bandas brasileiras exportadas para o mundo de hoje. Assim como: Sepultura, Angra, Shaman, entre outros. Você já ouviu falar alguma coisa da música pesada feita no Brasil?
Michael Bormann: Claro! Bandas como o Sepultura e Angra são famosas aqui desde as mais longas datas praticamente tanto quanto eu sou bastante conhecido aqui, embora eu seja muito “soft” perto deles...haha

Rock On Stage: Voltando ao "Different". Você pensa em uma turnê para este tipo de trabalho novo?
Michael Bormann: Sim, de fato. O planejamento está em plena atividade. Até agora, temos datas reservadas para apresentações na Espanha, Holanda, Suíça e Alemanha. Ainda trabalhando na Noruega, Grécia e até mesmo no Brasil. Ainda por cima em alguns festivais. Talvez no Heat  na Alemanha e no Firefest na Inglaterra. Então, eu preciso voltar para a estrada. Farto de estar em estúdio e ganhando peso, haha. 

Rock On Stage: Bem, Michael. Obrigado novamente por seu tempo e agora você pode deixar um recado para todos seus fãs do mundo inteiro e também aqui no Brasil. Continue fazendo seu ótimo trabalho! Nos veremos!
Michael Bormann: Muito obrigado pelo seu tempo Carolina. Foi um prazer responder suas perguntas. E para você daí onde quer que seja nunca se esqueça de viver o seu sonho e não pare o sonho de sua vida. Vejo vocês por aí e nós vamos balançar juntos. Em nome do Rock'n'Roll. Felicidades, Michael.

Por  Carolina Zardo - Zardo Assessoria de Imprensa - www.carolinazardo.com
Janeiro/2011

Voltar para Entrevistas