Joey Summer, músico, produtor, vocalista e guitarrista de Rock Melódico, AOR e partindo pro seu segundo lançamento internacional, desta vez pelo selo de rock melódico Perris Records, dos Estados Unidos. Falei um pouquinho com este músico guerreiro pra saber quais as novidades desde seu debut internacional Written On The Horizon ( leia resenha ), lançado na Europa em 2010. Confira abaixo o bate papo realizado pelo Beto Bataglia com Joey Summer.

Rock On Stage: Olá Joey! Obrigado por esta entrevista e por falar um pouco sobre o novo álbum.
Joey Summer: Olá, Beto...um prazer, bro!

Rock On Stage: Quais as novidades desde o lançamento do álbum WOTH?
Joey Summer: Bastante coisa! Tenho trabalhado muito em produção e composição para outras bandas e atuando em alguns projetos também. Assim que lancei o WOTH ano passado, eu já tinha muito material composto pra um segundo álbum. De onde eu parei, já dava para saber que o próximo álbum seria mais pesado e mais melódico, com mais influências dos anos 80.

Rock On Stage: As gravações demoraram ou você fez no tempo em que tinha de ser feito?
Joey Summer: Na verdade era para ter saído em final de 2011, mas tive alguns imprevistos, positivos, haha. Na verdade eu  fui convidado pra cantar em uma das faixas do novo álbum do produtor francês Frédéric Slama, o cara por trás do projeto AOR. Neste décimo segundo álbum dele, a ficha técnica é "pesada" como sempre trazendo artistas como: Bill Champlin ( do Chicago ), Steve Lukather ( do Toto ), Christian Tolle, Randy Goodrum, Steve Newman, Joe Pasquale, Michael Thompson, Rick Riso, Bill Champlin, David Diggs, Bruno Levesque, Michael Landau, David Williams, Vinnie Colaiuta, Brandon Fields, David Foster e outros. A música que participo chama-se Under Your Spell e é uma das mais legais do repertório. O disco todo é produzido por Tommy Denander e co-produzido pelo Frédéric. A sonoridade desta vez está menos Westcoast e muito mais Hard Rock/AOR. Me diverti muito gravando todos os vocais desta faixa.

Rock On Stage: Que bacana cara! Como rolou o convite?
Joey Summer: O Frédéric teve acesso ao meu cd WOTH, gostou muito do álbum e me fez o convite. Rápido e rasteiro assim, haha. Fiquei muito lisonjeado. Como não ficar? O cara é o rei do AOR na Europa e eu já admirava muitos seus trabalhos desde que ouvi LA Ambiton pela primeira vez. E estar envolvido em um projeto com um casting destes, é um orgulho à parte! Fora que admiro muito as produções do Tommy Denander. Ele manda muito bem. Já produziu e tocou com a "nata" deste gênero; Toto, Paul Stanley ( KISS ), Michael Macdonald, Van Halen, e por aí vai!

Rock On Stage: E seu novo disco? Alguma participação especial, como no álbum anterior?
Joey Summer: Sim! Tenho novamente o prazer de ter à bordo o Fredrik Bergh ( Bloodbound e Street Talk ), tocando piano na faixa Heaven To Earth, que compomos juntos para este meu projeto. É uma soft ballad na vibe do Journey. Muito legal. Além dele, ainda conto com o Frédéric Slama nas guitarras de uma faixa que ele escreveu para o meu novo álbum. Chama-se No Ones Gonna Hurt Me Anymore e é muito legal! O Tommy Denander toca todos os instrumentos desta mesma faixa. E não preciso dizer que a sonoridade é muito alto nível.

Rock On Stage: Data de lançamento marcada, Joey?
Joey Summer: Sim. Sai em 7 de fevereiro pela Perris Records.

Rock On Stage: Porque a mudança de selo? Lembrando para galera que estará lendo a entrevista que o último foi pela Avenue Of Allies, da Alemanha.
Joey Summer: Apenas uma questão de cronograma. O álbum levaria mais tempo para ser lançado pela Avenue... e também sinto que o novo álbum trás uma sonoridade que tem mais " a ver" com o perfil da Perris Records. Tom Methers gostou muito do material e fez uma proposta legal para ser lançado logo no começo do ano, o que me interessou bastante! Perris tem muitos anos de experiência nesta área, mais de dez anos de gravadora e me senti confortável em lançar com ele este novo projeto.  

Rock On Stage: Outros projetos paralelos ao seu trabalho em andamento?
Joey Summer: Estou produzindo uma cantora da Finlândia e um grupo de Seattle ( E.U.A. ) com um som mais moderno, mais "New Metal", mas ainda não posso adiantar muito por motivos contratuais dos caras, etc... Mas deve ser para final deste ano, início de 2013. A produção está indo bem, mas estamos na fase inicial. Além destes que citei, estou produzindo uma faixa para o álbum de estréia da dupla feminina de Rock Melódico Chasing Violets da França. O álbum que será Guitar Oriented ( via Heart, Vixen, etc...) está sendo arquitetado e dirigido pelo Frédéric Slama e vem com tudo. Uma seleção de grandes guitarristas e músicos tais como vemos nos discos do projeto AOR. Além das irmãs Sarah e Melissa Fontaine que mandam hiper bem! Estou curtindo muito produzir esta faixa. Felicidade geral o som.

    E também estou lançando pra metade do ano, um álbum muito especial pra mim. Estou reunindo músicas e a minha ex-banda dos final dos anos 90, o Witness, para lançar um super disco com muita novidade. Este projeto eu estou fazendo com muito carinho e trata-se de um álbum de Heavy Rock de arena com muitos teclados, guitarras e grande influência de Power Melódico. Estou entusiasmado com este projeto e estarei lançando alguns press releases mais pra frente com relação a isto.


Rock On Stage: Uau!! Que fantástico! já estou ansioso pelo Witness! Planos para turnê do novo disco?
Joey Summer: O Tom ( presidente da Perris Records ) até me perguntou se eu estaria pensando em uma sequência de shows pra promover o álbum. Mas, ficaria muito complicado com os trabalhos que eu contrai em estúdio agora e  seria muito arriscado eu "deixar os artistas na mão". Rola um cronograma , etc... e eu teria que cair em estúdio com uma banda, ensaiar um repertório, teriam os gastos de sempre com a banda, etc... não valeria a pena e eu de uns anos para cá, dou preferência muito mais ao meu estúdio, onde tenho mais paz e sossego pra trabalhar e tudo rende muito mais. Inclusive financeiramente. ( risos )... Mas quem sabe no final do ano role alguns shows? Vamos ver!

Rock On Stage: Ok, Joey! Pra finalizar: A banda é a mesma do último álbum?
Joey Summer: Praticamente. Daniel Lamas ( do Black Dog ) nos teclados e baixos, eu de guitarras, baixos, vocais, teclados e meu brother Geraldo Abdo, com quem trabalhei durante 8 anos no grupo cristão Novo Som. Geraldo mandou super bem, como sempre e é um prazer ter um grande 'bro' como ele no meu segundo cd internacional. Mas não é a primeira vez, pois no meu álbum solo de estréia Nascer, de 2009, ele também gravou as baterias.

Rock On Stage: Perfeito! Desejo muito sucesso, Joey. Que este álbum consolide ainda mais sua trajetória como um dos grandes expoentes do Rock Melódico oriundos do Brasil! Vitória mestre!!
Joey Summer: Obrigado, bro! Valeu pela entrevista e pelas palavras positivas. Rock on!

Sites Relacionados: www.carolinazardo.com, www.twitter.com/zardo_advisory, www.joeysummer.com, www.ericcarr.com, www.jadedheart.de, www.bloodbound.se e www.slama101.fr.

Por Beto Bataglia
Agradecimentos à  Carolina Zardo
Janeiro/2012

Voltar para Entrevistas