Mark Farner irá realizar sua primeira turnê no Brasil nas cidades de São Paulo, Porto Alegre e Belo Horizonte trazendo os sucessos do Grand Funk Railroad, banda que marcou seu nome na história do Rock com hit´s como "I´m Your Captain", "We´re An American Band" e "Loco-Motion". No bate papo exclusivo abaixo, o guitarrista e vocalista Mark Farner nos contou por e-mail sobre suas espectativas com a tour brasileira, o relacionamento com os outros membros do Grand Funk Railroad, sobre novo disco, guitarras para a tour, Beatles, Van Halen e muito mais!!! Confiram.

Rock On Stage: Olá Mark, tudo bem? Já que você está vindo para o Brasil com a sua mais recente turnê, quais são as suas expectativas?
Mark Farner:
Estou feliz de estar indo ao Brasil, essa é a minha primeira vez e eu me sinto como se eu já tivesse amigos e já me vejo me divertindo muito! Eu espero que os fãs brasileiros gostem do meu show porque eu escolhi os melhores músicos para fazer o show ao vivo soar como a gravação original!

Rock On Stage: Voltando um pouco no tempo, como foi seu início na música? Você começou cantando, tocando guitarra ou teclado? E quais eram suas influências nessa época?
Mark Farner:
Eu comecei a tocar guitarra quando eu tinha 15 anos e o Grank Funk teve seu primeiro hit quando eu tinha 20 anos. Eu comecei a tocar teclados e depois aprendi a tocar guitarra e minha primeira “grande música” tocando teclado foi Footstompin que está no meu “ set list” do show ao vivo. Jimi Hendrix, Rick Derringer, Jeff Beck, Steve Cropper, Eric Clapton eram as minhas influencias na guitarra e continuo amando eles hoje em dia…

Rock On Stage: Como é o relacionamento entre você e os outros membros do Grank Funk, você continuam em contato, ainda são amigos?
Mark Farner:
Eu fiz diversas tentativas de tentar fazer que a banda se juntasse novamente pelos nossos fãs, mas os outros dois não quiseram fazer parte disso, e isso é triste :( ...

Rock On Stage: A grande maioria das músicas do Grand Funk foram compostas por você, qual foi sua primeira aparição, instrumental, melodia ou letras?
Mark Farner:
Eu escrevi a maioria das letras em uma jam, eu as componho e depois escrevo a letra de acordo de como a música me faz me sentir. A primeira música que escrevi as letras foi I´m Your Captain... Eu disse nas minhas orações naquela noite ( como a minha mãe ensinou aos seis filhos ) e mas eu coloquei um pedido especial para Deus no final da minha oração...: ”Por favor me dê uma canção que vai alcançar os corações daqueles que você deseja alcançar” ...

    Eu acordei no meio da noite e escrevi as palavras, mas não sei em que momento isso virou uma canção, porque eu estou sempre escrevendo coisas, não só músicas... poemas...pensamentos aleatórios... Mas, quando eu me levantei de manhã, eu estava tomando meu café e olhando pela janela para os cavalos no meu pasto e pensando os quão belos e majestosos eles pareciam.... foi quando eu comecei a tocar meu violão Guild e os acordes de I´m Your Captain começaram a a derramar das pontas dos meus dedos. Eu levei isso para o ensaio daquele dia e Don e Mel disseram: "é um sucesso". Eu acho que eles estavam certos sobre isso ... =).

Rock On Stage: O Grand Funk lançou muitos álbuns clássicos em todos esses anos de atividade, qual música você acha que resume a banda ou qual seria sua favorita?
Mark Farner:
Closer To Home.

Rock On Stage: Sobre o som de guitarra, quais suas preferências, e que você pensa sobre o equipamento atual?
Mark Farner:
Quando estou na estrada fazendo turnês, onde voamos por todo o mundo, Eu uso um par de Fender Twin e o amplificador Stomp. Alguns são do anos 70 e eu posso chegar perto de meu som com este equipamento, mas meu próprio equipamento pessoal é um par de Fender Super Heads montada em uma case e eu estou usando dois gabinetes do auto falante Grain que não tem vinil neles....eles dois tem dois JBL D-130-F neles e eles soam INCRIVEIS!!!

Rock On Stage: Quase todo mundo era muito influenciado pelos Beatles, e você? E como foi estar com a All Star Band Ringo Starr, juntamente com outros grandes nomes do Rock?
Mark Farner:
Sim, Eu era influenciado pelos Beatles também, e era uma honra tocar com o Ringo nas turnês. Também amei tocar com John Entwistle, Billy Preston, Zack Starky, Felix Cavaliere, Randy Bachman e Mark Rivera.

Rock On Stage: O que você achou quando Eddie Van Halen surgiu? Ele influenciou você de alguma maneira?
Mark Farner:
Eu acho o Van Halen uma grande banda e quando eu li um artigo onde Eddie Van Halen diz ter sido influenciado por mim e pelo Grand Funk Railroad, foi uma agradável surpresa e honra saber disso. Ele aprendeu muito sobre tocar guitarra com o Frank Zappa...Frank era incrível também!!!

Rock On Stage: E se você pudesse levar 5 álbuns para uma ilha deserta, quais seriam eles?
Mark Farner:
1. Howard Tate - Get It While You Can
2. Aretha Franklin - Greatest Hits
3. Jimi Hendrix - Are You Experienced
4. Cream - Fresh Cream
5. Aldo Nova ( primeiro álbum de 1981, com Fantasy )

Rock On Stage: Como foi gravar o álbum Bosnia, quando você, Don Brewer e Mel Schacher tocaram juntos com uma orquestra?
Mark Farner:
Sim, foi gravado ao vido em três cidades, Detroit, Michigan e Los Angeles. Paul Schafer era o regente e ele fez um trabalho maravilhoso com muitos músicos clássicos.

Rock On Stage: O seu último álbum de estúdio foi “For The People”, de 2006. Você tem planos de gravar um novo álbum com os músicos que acompanharam você na turnê brasileira, músicos competentes como Karl Propst nos teclados/voz – que já tocou com Bo Diddley e B.B. King - Lawrence Buckner no baixo/voz e Hubert ‘The H-Bomb’ Crawford na bateria - que já tocou com James Brown..
Mark Farner:
Sim, nós faremos um novo álbum... nós estamos trabalhando nas músicas agora e vamos gravar ainda esse ano. Eu amo tocar com esses meninos!

Rock On Stage:  Quando você está em turnê, o que gosta de fazer para passar o tempo?
Mark Farner:
Quando eu tenho tempo, eu gosto de conhecer os países e conhecer a sua gente... Eu vou até o ponto de ônibus para comer quando estou no Japão... cheio de gente legal e comida BARATA!!!

Rock On Stage:  Quais são seus planos para o futuro? Um novo álbum de estúdio, gravar um show para um futuro DVD?
Mark Farner:
Eu vou tocar até não conseguir mais... Eu vou fazer um novo álbum de estúdio e fazer um filme esse ano chamado I'm Your Captain - The Mark Farner Story... ele será tocado em PBS e muitos vídeos caseiros ao redor do mundo. Eu estou muito empolgado para fazer isso e eu acho que os fãs vão amar isso também! Você podem checar isso online em: http://www.flagdayproductions.com/im-your-captain-the-mark-farner-story/.

Rock On Stage: Deixe uma messagem para os fãs brasileiros e leitores do Rock On Stage e muito obrigado pela entrevista!
Mark Farner:
Para todos os meus fãs brasileiros...Eu amo vocês e será um prazer para mim mostrar o quanto nós vamos agitar vocês pessoalmente quando estivermos no palco no Brasil!!! Eu estou muito empolgado para ir ao Brasil porque vários fãs têm falado comigo quando eles vem a shows que eu tenho feito nos E.U.A e por todo o mundo. ( BRASILEIROS ESTÃO POR TODO O LUGAR! ).Paz mundial.. Deus Abençoe vocês, seu irmão, Mark.

Por Guilherme Zucheratto
Tradução de Camila de Souza Macedo Marinho
Agradecimentos à Costabile Salzano Jr.
Março/2012

Voltar para Entrevistas