Entrevista com Angel Kritsotakis
Nick Melissourgos do Suicidal Angels

    O Suicidal Angels está fazendo sua primeira turnê sul-americana e o Rock On Stage teve a honra de entrevistar a banda em uma entrevista exclusiva quatro dias antes do show em São Paulo/SP, onde a banda falou do seu novo álbum Bloodpath, de suas influências, do Sepultura e da participação que fizeram no Festival Metalcamp em 2010, quando abriram para os shows do Big Four.

    O baixista Angel Kritsotakis e o guitarrista e vocalista Nick Melissourgos nos concederam a entrevista ao vivo na terça-feira dia 8 de janeiro, mesmo estando cansados da viagem do México. E pela importância que dão ao nosso país fizeram questão de falar conosco e convidar a todos para conferirem o show no Hangar 110 no dia  12 de janeiro de 2013, que marcam os primeiros concertos internacionais que teremos nos próximos doze meses em São Paulo/SP

Rock On Stage: Primeiramente bem-vindos ao Brasil Nick Melissourgos  e Angel Kritsotakiss.
Nick Melissourgos  e Angel Kritsotakiss:
O Muito obrigado.

Rock On Stage: Quando o Suicidal Angels começou vocês tinham cerca de 16 anos e certamente se basearam nas bandas que ouviam na época, Quais bandas vocês ouviam nessa época?
Nick Melissourgos: Você quis dizer... quando éramos jovens?

Rock On Stage: Sim.
Nick Melissourgos: Atualmente... era menos que isso eu diria... a banda que ouvi... a primeira banda que eu ouvi, que foi meu início no Thrash Metal foi o Slayer, em especial com o Show No Mercy, era tudo muito novo para mim, eu tinha 14 ou 15 anos, aquela velocidade, agressividade, eu conhecia coisas como Iron Maiden, Metallica, Blind Guadian essa parte Power..

Angel Kritsotakis: É o mesmo Slayer é uma grande influência para nós, é o tipo de música bem agressiva, é tipo da música agressiva que trouxemos para a nossa música, Slayer é demais e ouvimos até hoje.

Rock On Stage: O que representa o Rotting Christ para vocês e para seu país (Grécia)?
Nick Melissourgos: Atualmente o Rotting Christ é a maior banda na Grécia, foram os primeiros e conquistaram os países vizinhos a Grécia. Eles tem uma história de 20 anos na estrada, eles são a maior banda na Grécia e nós respeitamos totalmente a carreira, tudo, a música, tudo.

Rock On Stage: Vocês disseram em outra entrevista serem influenciados pelo Sepultura. Bem... o Sepultura é como o Rotting Christ aqui no Brasil, qual cd do Sepultura foi o primeiro que ouviram e qual razão de tê-los influenciado?
Nick Melissourgos: Angel Kritsotakis você primeiro.

Angel Kritsotakis: A primeira vez que ouvi Sepultura foi o Chaos A.D., não é o mais conhecido, mas foi meu primeiro, eu gostei da sonoridade exótica que eles ofereceram em relação a música que estava acontecendo, depois ouvi Roots com mais elementos exóticos e nesse tempo ouvi as coisas antigas. A música deles é importante mas outro fato é que eles são brasileiros, e como as bandas da Grécia, considerados fora do eixo da música e da indústria fonográfica da época.

Nick Melissourgos: Tipo "exóticos".

Angel Kritsotakiss: É exóticos, mas eles não são americanos, nem alemães, mas o importante é que não importa de onde você é, se faz boa música não importa de onde vem, não? Sepultura, definitivamente é uma inspiração para nós. Colocou o Brasil dentro da cena.

Nick Melissourgos: Do meu ponto de vista, o Sepultura, além de tudo, das bandas de Thrash Metal, é que eles inspiraram muitas bandas com álbuns como Chaos A.D.  e Roots, e são inspiração para as bandas mais novas. Eles fizeram algo totalmente diferente das bandas da época e com isso, eles influenciaram as bandas mais novas. E acredito que isso é único.

Rock On Stage: As resenhas do último disco, Bloodpath ( 2012 ), são muito positivas. Vocês esperavam esse "feedback" tão positivo?
Angel Kritsotakiss: Toda vez tentamos fazer algo novo melhor que o último, então quando gravamos Bloodpath, assim como gravamos os antigos, pensamos... essa é a melhor música que estamos fazendo e colocar mais trabalho então melhor que os anteriores, então isso é bom, pois trabalhamos duro neste álbum e colocamos muita atenção nos detalhes e de longe é o melhor álbum que fizemos e esperamos que o próximo supere, mas este é o melhor até agora.

Nick Melissourgos: Meu ponto de vista sobre o álbum é que atualmente este álbum da banda é o de maior material que fizemos, e a coisa é, nós focamos nos detalhes do som,  como trabalhamos com o mesmo produtor, a coisa foi mais fácil no estúdio, o produtor conhecia a gente, conhecia nosso som, para fazer algo mais agressivo que o anterior e como eu diria isso, mais furioso talvez... Focamos bem mais nos detalhes, do que os anteriores e foi um passo a frente para nós.

Rock On Stage: Como foram as gravações do álbum, conhecidas como 'Sessão de Estúdio'? Muito trabalho, muita cerveja, enfim, como foram?
Angel Kritsotakiss: Você diz da parte da gravação... Bem cansativo, sempre com muito trabalho, recordando do estúdio, tivemos a bateria primeiro, guitarra, às vezes, cancelando,  matando tudo que foi feito, criando novas coisas para as músicas, novas ideias durante a gravação, ahmmm muito cansativo...

Nick Melissourgos: A parte para mim, é trabalhosa, mas muito divertida. Nós tentamos coisas diferentes e escutar o resultado depois, às vezes é muito bom, às vezes hilário, às vezes ambos no mesmo tempo, eu não acho que o tempo de estúdio é só cansativo, você ganha experiência não só para esse álbum, mas para o próximo também, pois aprendemos com erros e também para que não cometa-os no futuro.

    Quanto tempo gasta nisso ou naquilo, cada detalhe, cada passo do processo do álbum, não só é cansativo mas às vezes engraçado, e no fim do dia, quando senta para descansar, e bebe uma cerveja e discute com a banda, sobre o que faremos amanhã e se você trabalha dez horas por dia, você não tem a energia a noite, e se você tem que acordar cedo no outro dia, para mais dez horas, não é um tempo de festa, entende?

Rock On Stage: Como está o relacionamento com a Noise Records? O que vocês pensam da música no formato físico e no download?
Nick Melissourgos: Vamos começar pela primeira parte da pergunta, sobre a Noisearts Records, já fizemos dois álbuns e vamos fazer o terceiro com eles, pois são muito bom no que fazem e alguns membros da Noiseart são membros da Rock The Nations ( N. E.: forte agência de shows na Europa ), além de terem algumas pessoas que falamos sobre tudo.

    Não são dez mil pessoas para falar, temos dez pessoas para resolver qualquer coisa, e esta relação está muito... muito boa. Claro que temos alguns pontos de desacordo, mas isso é humano e acontece com todos.

Angel Kritsotakis: A segunda parte da pergunta, como a música mudou, são épocas distintas como a de Show No Mercy, como exemplificou. No presente e hoje temos a Internet, que é muito fácil de difundir sua música e muito fácil de pessoas do Brasil escutar bandas dos Estados Unidos.

   E agora com a Internet é fácil conferir qualquer banda no mundo e em compensação você tem o download, que dizem estar matando a música, e te digo que não estão matando a música, estão matando as gravadoras, os selos, como negócio necessário, se você quiser fazer música, o fará não importa como... e toda banda sempre terá seus amigos, fãs e shows para dar o suporte. E como você disse, o pessoal compra cd no show, pois querem dar o suporte a suas bandas, o pessoal ainda prefere o físico ao digital, querem ver a capa, as letras, o encarte, que são melhores que o download.

Nick Melissourgos: Eu gostaria de dizer que... se a pessoa baixa uma música, uma discografia e coisas assim, se gostar ele vai na loja e compra o cd, eu não acho que o MP3 está matando a música como ele ( Angel Kritsotakis ) disse, mas os selos e a indústria...

Rock On Stage - Vocês foram com o Costabile ( assessor de imprensa ) na Galeria do Rock e lá viram mais de 100 lojas, que mesmo com tudo e com o tempo, não fecham, pois sempre alguém compra cd´s?
Nick Melissourgos: Exato!

Rock On Stage: Vocês estão na primeira turnê sul americana, como foi o show do México?
Angel Kritsotakis: Estamos começando essa turnê, foi apenas um show e foi ótimo, muitas histórias com amigos de outras bandas, sobre o México e América do Sul e sempre ouvíamos que os fãs são loucos e você espera algo como aquilo, é surpreendente. Mesmo sendo esperado tínhamos duzentas pessoas no México totalmente loucas cantando as letras das músicas e é nossa primeira vez aqui, foi bom esperar e vamos voltar em breve.

Nick Melissourgos: Não importa o que o povo diga, vocês tem que ver por si mesmo, foi insano, muito bom.

Rock On Stage: Vocês tocaram no Metalcamp ( Soniphesre Festival grego ) com o Big Four, como foi participar deste evento?
Angel Kritsotakis: De tocar com o Big Four?

Nick Melissourgos: Sonho!!!

Angel Kritsotakis: Dividir o palco com outras bandas, que você cresceu ouvindo elas, tocar com eles eventualmente...

Nick Melissourgos: Não há no mundo palavras que possam descrever o sentimento.

Angel Kritsotakis: E principalmente quando tem o Slayer como uma grande influência nossa... E quando você está com eles no backstage, tipo o tempo podia parar...

Nick Melissourgos: É tipo suas influências que você cresceu ouvindo, quando tinha 13, 14 15 anos e você os vê em frente-a-frente participando do mesmo festival. É uma grande experiência que não se descreve em palavras, "Just The Memory Remains" ( evocando a música do Metallica ).

Rock On Stage: Fiquem à vontade para convocar todos os fãs para o seu show, aos nossos leitores e também pessoas que assistirão no Youtube.
Angel Kritsotakis: Agradeço pela entrevista e a vocês que estão lendo o que estamos dizendo, estamos aqui por vocês, venham para o show.

Nick Melissourgos: Se tiver algum Motherfucker Thrasher Old School por aí... venham nos ver.

Angel Kritsotakis: Nos vemos no show e vamos beber caipirinha.

Por Marcos César de Almeida
Fotos: Costabile Salzano Jr
Agradecimentos especiais à Costabile Salzano Jr
e a CP Management
Janeiro/2013

Voltar para Entrevistas