Entrevista com Mark Jansen do Epica

    Lançado o novo e excelente álbum The Quantum Enigma e convidados pela gravadora Nuclear Blast, o Rock On Stage não poderia ficar de fora de entrevistar uma das bandas mais importantes surgidas nos últimos tempos, claro estamos falando do Epica, que com inúmeras passagens pelo Brasil e shows históricos. Aproveitamos para falar não apenas sobre o novo cd e sim para fazer um pequeno apanhado em toda a carreira da banda.

    Após a apresentação, deixei claro ao Mark Jansen que antes de tudo, por ser um fã da banda, e quando ouvi o cd The Phantom Agony pela primeira vez, na época de seu lançamento achava que a banda estava trazendo uma sonoridade nova ao Heavy Metal e a partir dali, conversamos sobre a carreira, o Brasil, o novo disco e óbvio que também dei minhas as sugestões para o próximo set list no Brasil.

Rock On Stage: Mark quando você idealizou o Epica, esperava todo o sucesso que tem hoje ao redor do mundo? E por que o nome Epica?
Mark Jansen: Em absoluto, jamais esperei por isso, e sabe nunca passou pelas nossas cabeças e o impressionante é como foi crescendo e depois de todos esses anos, olhar para trás e ver que funcionou nos motiva ainda mais, e sobre o nome Epica ... acredito que vocês saibam ( risos ).

Rock On Stage: Sobre o DVD "We Will Take You With Us", como surgiu a ideia de gravar um álbum ao vivo no estúdio, para mim foi uma ideia excelente, como foi tudo?
 
Mark Jansen: Bom, na verdade aqui foi um programa que se chama Two Meters Sessions e como fizemos o programa, nós tínhamos o material e a nossa gravadora gostou muito do resultado e então decidimos lançar e ele é especial, afinal, foi nosso primeiro DVD, e então claro que não pensamos duas vezes. Até hoje não temos um DVD com show nosso.

Rock On Stage: O que você acha que mudou no Epica desde o começo até hoje?
Mark Jansen: Bom, tivemos mudança de alguns membros, e como exemplo, nosso novo baterista vem da escola do Death Metal e como tocamos outro som, isso também nos mudou, muda sempre aos poucos e te desafia, se você ouvir nossa discografia, certamente verá uma evolução muito constante.

Rock On Stage: No "Classical Conspiracy' vocês tocaram temas de filme como "Piratean Of Caribean", "Spider Man" e 'Star Wars", o que acha de especial nesses filmes e como transformar os temas em uma música do Epica?
Mark Jansen
: Bom, primeiramente teria que explicar o conceito do festival que envolve muita música clássica e pedimos se poderia incluir os temas de alguns filmes e a organização aprovou. E escolhemos aqueles que mais nos chamaram a atenção e penso ter sido uma boa escolha, principalmente pelo tema dos Piratas do Caribe. E a mistura de todas as partes já ficava claro que esses temas são muito Heavy Metal.

Rock On Stage: A 'Marcha Imperial' do "Star Wars" também ficou sensacional.
Mark Jansen: Você gostou?

Rock On Stage: Claro, no Brasil existem muitos fãs de "Star Wars", teve uma exposição aqui anos atrás e foi muito concorrida, se não for pedir muito vocês poderiam tocar ela em sua próxima tour no Brasil?
Mark Jansen
: Sério??? Façamos o seguinte então, já nossa próxima tour para o Brasil irá demorar alguns meses e certamente, até lá por tantas entrevistas eu esquecerei, mas, poucas semanas antes entra em contato e lembra, que certamente iremos tocar a Marcha Imperial para o Brasil.

Rock On Stage: Agora vamos falar sobre seu novo cd. A produção de "The Quantum Enigma" é de Joost Van Den Broek ( ReVamp, After Forever ), como foi trabalhar com ele?
Mark Jansen
: Foi bom, foi muito bom, ele teve boas ideias para o álbum, foi muito paciente, foi objetivo em conseguir que tirássemos o melhor para o álbum, e claro, que por já o conhecer de nos antes, isso ajudou também.

Rock On Stage: Mark você disse que "The Quantum Enigma" marca o início de uma novo Epica: "moderno, pesado e sem compromissos", peço para explicar com mais detalhadamente esta afirmação?
Mark Jansen: Se olhar nossos últimos 10 anos e hoje sabemos como podemos olhar para o futuro e fazer sempre melhor trabalhando como o time que o Epica é hoje em dia. E as novas músicas mais pesadas ou “classicas” dão uma nova direção a música, e isso sempre é bom.

Rock On Stage: Quais guitarristas você considera que mais te influenciaram no seu estilo de tocar e quais recomendações você daria para um guitarrista iniciante?
Mark Jansen:
Slash me influenciou muito, assim como ele quis ser muito técnico e isso criou o meu estilo de tocar guitarra, e claro, o estudo é fundamental para isso. Dave Mustaine com aqueles riffs, são incríveis e o que diria para quem esta começando faça o melhor no seu trabalho e isso nunca será monótono. Eu queria tocar Iron Maiden com meus professores e eles negavam e então eu estudava mais em casa ainda. Corra atrás, afinal, são seus sonhos.

Rock On Stage: Agora aquela pergunta clássica que nós do Brasil fazemos às bandas internacionais. Quando perguntam sobre o Brasil, o que você pensa primeiro? Boas lembranças?
Mark Jansen:
Primeiro eu penso futebol.

Rock On Stage: Eu pensava que você iria dizer capirinha...
Mark Jansen:
Não, você disse a primeira que me vem a cabeça ( risos ), e certamente seria futebol, e minha ex-namorada é brasileira, então futebol vem sempre antes na minha cabeça, depois diria Sepultura e depois... Copacabana e aí sim... depois a caipirinha.

Rock On Stage: E quando irão vir ao Brasil para tomarmos capirinha?
Mark Jansen:
Nós já temos datas por todo o ano, então este ano não iremos ao Brasil. Mas, acredito que no começo de 2015 estaremos no Brasil, sei que está longe, mas o tempo voa e daqui a pouco estaremos aí.

Rock On Stage: Sobre o Brasil, penso que o show de 2010 seria gravado para um DVD, por que nunca foi lançado?
Mark Jansen:
Gravamos o show sim, mas não em DVD, ainda o temos esse show e certamente no momento certo, ele será lançado como extra. E sempre tocar aí no brasil é especial e inexplicável.

Rock On Stage: Obrigado e sinta-se livre para enviar uma mensagem aos fase espero vê-los no Brasil em breve.
Mark Jansen: Espero que todos estejam bem, curtam nosso álbum e tenham paciência em esperar nosso próximo show.  Como disse, o tempo voa e em breve estaremos aí e vamos fazer uma 'puta show'. E você Marcos, não se esqueça de me lembrar da Marcha Imperial.

Rock On Stage: Pode deixar obrigado e nos vemos no Brasil.
Mark Jansen: Abraço à todos.

Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Gerard Werron
e a Nuclear Blast
Maio/2014

Voltar para Entrevistas