Entrevista com Christofer Johnsson do Therion

    Prontos para realizar um 'best of' da tour Les Fleurs Du Mal e Adulruna Redivia And Beyond em sua única apresentação no Brasil, o guitarrista sueco Christofer Johnsson, do Therion, foi entrevistado com exclusividade pelo Rock On Stage. No bate papo abaixo foram colocados temas como a definição da banda por ele, Copa do Mundo, processo de composição e muito mais... confira!!!

Rock On Stage: A primeira pergunta seria ao invés perguntar da história da banda, que conhecemos desde 1987, eu gostaria de perguntar como você Cristopher define a música do Therion?
Christofer Johnsson:
Nossa teria definir de várias maneiras, mas, jamais eu diria apenas como Heavy Metal ou Clássico, a música é muito mais que isso, se baseia em diferentes estilos, grandes influências do Metal ( claro!!! ), música clássica, porém, Folk, algo do Pop e de outros estilos que ouvimos e incorporamos na música no momento da composição.

Rock On Stage: Seu último lançamento Les Fleur Du Mal, eu acho que foi baseado no livro do mesmo nome correto? Qual a importância deste livro para você e como ele te inspirou?
Christofer Johnsson:
Sim claro que é sobre o livro, e faz a partir do momento que li sempre pensei em fazer algo a partir dele. E acredito que saiu. Você gostou?
Rock On Stage: Sim, Muito bom.

Rock On Stage: A última vez que tocaram no Brasil foi em um teatro, e vocês já tocaram em arenas, grandes festivais como Wacken, então pergunto qual o lugar especial para assistir um show do Therion?
Christofer Johnsson:
O melhor lugar definitivamente são grandes plateias, mas, definitivamente o som precisa ser bom e assim todos pulam e cantam juntos. Em. festivais, é bom, sempre com grandes públicos, o som dificilmente é e também normalmente o set curto, se você é headliner, mas acredito que para quem vai ver a primeira vez, um show solo é melhor.

Rock On Stage: Uma pergunta fora da música, todo brasileiro gosta de festejar e teremos em poucos meses a copa do mundo aqui no Brasil, porém, estamos muito envergonhados em função da organização do mesmo, então pergunto se gosta de futebol, e o que espera da Copa do Mundo?
Christofer Johnsson: Odeio esportes, odeio Copa do Mundo, odeio futebol.

Rock On Stage: Agora uma clássica pergunta quando um artista internacional vem ao Brasil, o que conhece do Heavy Metal no Brasil e se gostaria de excursionar com alguma banda brasileira?
Christofer Johnsson:
Eu penso que só conheço o que a grande maioria conhece que seria Angra e Sepultura, não sei quase nada sobre bandas novas do Brasil, espero conhecer, sempre ganhamos alguns cd’s em nossos shows, mas, não lembro o nome de mais nenhuma.

Rock On Stage: Voltando a música do Therion, eu acho que vocês mudaram um pouco o som desde os primeiros lançamentos ficando mais clássicos. Existe alguma razão para isso?
Christofer Johnsson:
Começamos bem com o estilo Death Metal, pois, era o que havia de novo na época, e sempre tentamos experimentar e foi ficando interessante nosso som, colocado teclados, vocais limpos, tendo uma parte mais Progressiva e tivemos um bom retorno do público e isso nos motiva a experimentar mais.

Rock On Stage: A música do Therion é muito complexa diferente do padrão “1,2 3 4”, então esta pergunta seria: como você cria uma música do Therion, primeiro o riff, depois a parte clássica, e letras, como é esse processo?
Christofer Johnsson:
Eu tenho toda a música na cabeça, e não a divido em partes, ou por peso por nada, gosto de tudo muito integrado,e não penso como metal, penso como uma obra musical.

Rock On Stage: E sobre sua carreira o que pensa que mudaria desde o primeiro trabalho, o Of Darknes até o último DVD Adulruna Rediviva?
Christofer Johnsson:
Eu toda vez que penso nisso, sempre quero mudar algo, nunca é ninguém é perfeito, poderia mudar algo aqui ou ali de qualquer lançamento, não existe aquilo de essa música ou cd saíram perfeitos, mas não sou perfeccionista, simplesmente penso que uma música poderia sair melhor... não acha? ( risos ).

 

Rock On Stage: Muita obrigado pela entrevista e sinta-se livre para enviar uma mensagem a seus fãs.
Christofer Johnsson:
Obrigado Marcos, eu que agradeço, estamos ansiosos para voltar ao Brasil e quero convidar e ver todos vocês no Via Marquês, e comigo e toda a banda no palco fazendo um grande show. Vamos nos divertir muito. Abraços.

Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos especiais à
Costábile Salzano Jr. e a 8X8 Live
Maio/2014

Voltar para Entrevistas