Entrevista com Chrigel Glanzmann do Eluveitie

     O suíço Christian "Chrigel" Glanzmann da cidade de Basel formou a banda de Folk Metal Eluveitie em 2002 e de lá para cá já foram lançados sete álbuns e um EP muito aceitos no mundo inteiro. Prestes a realizar mais uma passagem pelo Brasil, o músico que canta, toca bandolin, flautas, gaita, violão acústico, bodhrán [tambor tribal] falou com exclusividade ao Rock On Stage sobre temas como o estilo do Eluveitie no Folk Metal, a recepção que tiveram com o novo álbum, o Origins, além é claro, da expectativa de uma nova turnê pelo Brasil. Confira mais detalhes nas linhas logo abaixo.

Rock On Stage: Como esta é a primeira questão da primeira entrevista que eu faço com o Eluveitie, eu gostaria de saber sobre os primeiros dias da banda, como vocês começaram e escolheram o nome do Eluveitie?
Chrigel Glanzmann:
Eu formei a banda em 2002 e escolhi o nome Eluveitie uma vez que fazia todo o sentido em relação ao conceito da banda. Tudo mais você pode ler em todos os lugares ... como Wikipedia, ( risos ).

Rock On Stage: O estilo conhecido por Folk Metal, não tem muitos anos, e claro que acho que suas influências não são as bandas, mas estilos, e minha pergunta é sobre como a banda construiu o estilo do Eluveitie dentro do Folk Metal?
Chrigel Glanzmann:
Eu realmente não me importo sobre o "Folk Metal" ou qualquer coisa assim. Quando formamos a banda, eu basicamente queria combinar os dois tipos de música que eu mais amo: Melodic Death Metal e música tradicional celta. Isso é o que eu fiz na época e é isso que nós ainda estamos fazendo hoje. Eluveitie é 100% de música popular e 100% de Metal, ao mesmo tempo.

Rock On Stage: Temos muitas bandas bem conhecidas no Folk Metal, como Mago de Oz, Tyr, In Extremo, Korpiklaani, e como o Eluveitie descreve a diferença entre a sua música e essas bandas citadas de Folk Metal?
Chrigel Glanzmann:
Descrever música e bandas é mais seu trabalho ( como jornalista ) que a minha, não é? ( risos ). Mas bem, se você me perguntar - nós somos apenas diferentes. Tyr é algo completamente diferente do In Extremo e o Korpiklaani é algo completamente diferente do Eluveitie. Acho que a principal diferença entre nós e outras bandas "Folk Metal" é que não estamos apenas tocando Metal com algumas influências Folk, mas a nossa música inclui um pleno funcionamento da música popular tradicional, jogado com todos os instrumentos reais, etc.

    E o mesmo o contrário: nossos instrumentos de Metal, não basta acompanhar os instrumentos populares, mas eles tocam o verdadeiro Death Metal. Se você levar toda a música popular distante do Eluveitie você ainda verá que irá funcionar, músicas interessantes e bons sons de Death Metal melódico. E se você tomar todo o Metal fora do Eluveitie, você ainda tem muita música popular tradicional.

Rock On Stage: Às vezes, aqui no Brasil, abrindo seus shows, temos algumas batalhas vikings de um grupo de teatro, o que você acha sobre este tipo de ato de abertura?
Chrigel Glanzmann:  Sim, eu notei isso! Nós já tivemos isso em São Paulo eu acredito. Eu acho que é legal.

Rock On Stage: Origins, seu último lançamento, alcançou o número um na Suíça, o que vocês pensaram quando souberam?
Chrigel Glanzmann:
Não podíamos acreditar nisso. Quero dizer, você está competindo com astros como Katy Perry, Eminem, Rosa, James Blunt, etc. Eu acho que é a primeira vez na história da música suíça que um álbum de Metal Extremo estava no primeiro posto das paradas de álbuns oficiais, haha. Mas bem, estamos extremamente gratos pelo apoio maciço dos nossos fãs em todo o mundo, é claro!

Rock On Stage: Esta não é a primeira vez aqui no Brasil, e geralmente, você tocam em janeiro ou fevereiro, mas agora em 2015 será em abril, essa mudança é porque toda vez sempre alguém da banda tem alguns problemas com o clima, ficando gripado ou doente? O que você lembra do próprio país?
Chrigel Glanzmann:
Haha, você pode ter feito uma piada, mas para ser honesto: as altas temperaturas em seu país são, por vezes, difícil para nós, de fato! :) Como povo suíço, nós definitivamente não está acostumado a esse tipo de calor e umidade ( mesmo em Janeiro ou Fevereiro ). Nós sempre lembramos de um monte de Brasil, é claro - belas paisagens, o nosso absolutamente incrível fã-clube, o público impressionante, pessoas agradáveis e, claro, caipirinha. ;)

Rock On Stage: Sobre esta tour, você poderia nos dizer os destaques e algo para esquecer?
Chrigel Glanzmann: 
Bem, agora estamos ainda na primeira parte da turnê. Começamos o Origins World Tour em setembro do ano passado. Houve muitas coisas legais acontecendo. Difícil escolher uma coisa especial até agora.


Rock On Stage: Nós da América do Sul, sempre esperamos que aconteça algo especial em shows por aqui, então, você planejou alguma surpresa ou o conjunto será o mesmo na Europa?
Chrigel Glanzmann: 
Vamos ver! Se eu te dizer agora, não seria uma surpresa mais, não é? ( risos ).

Rock On Stage: Obrigado pela entrevista, e por favor, envie uma mensagem para os fãs do Brasil?
Chrigel Glanzmann:
Obrigado pela entrevista, obrigado a todos os leitores e o seu interesse em nossa banda! Você são Rock, não podemos esperar para finalmente chegar e tocar para vocês de novo! Para vê-los e elogiá-los!

Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Durval "Durr" Campos
 e a Dark Dimensions
Março/2015

Voltar para Entrevistas