Entrevista com Pasi Kauppinen do Sonata Arctica

     Prestes a desembarcar no Brasil para sua maior turnê por terras brasileiras, o baixista Pasi Kauppinen do Sonata Arctica nos concedeu uma entrevista exclusiva onde comentou sobre o relançamento da regravação do álbum Ecliptica, que completou quinze anos de seu lançamento e a o Sonata Arctica vem fazendo uma turnê sobre a data festiva, além de falar sobre o álbum de inéditas Pariah's Child, que o quinteto também está divulgando.

Rock On Stage: Sonata Arctica está comemorando mais de 20 anos, como você vê sua carreira e o que você pensa como pontos de destaque em todos esses anos?
Pasi Kauppinen:
Eu acho que é sempre um destaque para fazer o álbum, começar a planejar a tour e, eventualmente, ser capaz de pegar a estrada. Nós gostamos muito isso e vamos apenas continuar a fazer isso enquanto é possível.

Rock On Stage: Há 14 anos atrás, você fez a primeira turnê brasileira e a próxima tour marcará a quarta vez que Sonata Arctica vem ao Brasil. Eu assisti o primeiro show em Brasília. O que você lembra de todos essas passagens por aqui no Brasil? Se você pudesse escolher apenas um show aqui no Brasil para classificá-lo como especial, você conseguiria?
Pasi Kauppinen: Eu não estava lá na primeira vez, mas essas últimas vezes eu estava lá e me lembro bem. O apoio que o fã brasileiro dá é enorme e nós amamos isso. É sempre bom voltar. Recebemos um monte de presentes dos fãs. Sentimos-nos muito bem no Brasil. Meu mascote - que é um lobo - é do Brasil. Eu tenho ele há alguns anos, e ganhei quando estávamos aí. Ele gosta de viajar comigo e eu acredito que ele estará nessa tour também., mas, não posso esquecer das praias, dos bons bifes de carne bovina, o tempo quente e, claro, as vibrações das multidões durante os shows, vocês brasileiros são quentes! Isso é tudo o que precisamos. Eu não posso especificar qualquer show em especial como um destaque.

Rock On Stage: Timo Kotipelto canta em Stones Grow Her Name fazendo backing vocals em "Only The Broken Hearts (make you beautiful)", "Shitload Of Money", "I Have A Right" & "Alone In Heaven”. Quem teve essa idéia e como foi o convite oficial?
Pasi Kauppinen: Foi ideia do Tony ( Kakko, vocalista da banda ). Ele estava pensando no Timo para fazer algumas harmonias altas que Tony não pode alcançar. Acontece que ele pode, mas acreditamos que o som do Timo acrescenta e muito nas harmonias vocais. Eu me lembro que apenas que ele ligou ao Timo e ele foi imediatamente.

Rock On Stage: Qual música você acha que não deixaram o seu set list? “Fullmoon”, “Do not Say a Word”. Eu acho que essas nunca deixarão sair do setlist?
Pasi Kauppinen: Desta vez tocamos mais músicas do álbum Pariah's Child. Além disso, a ênfase será sobre Ecliptica, uma vez que a re-gravação está em divulgação. Então, nós estamos trabalhando esses novos lançamentos agora. É também uma boa diversão para adicionar algumas coisas legais e surpresas para o set. Vamos ver o que podemos pensar neste momento. Acho que estamos tocando quatro ou cinco novas músicas por noite por isso é muito bom. Além disso, alguns clássicos muito legais estão incluídos, como de costume. Nós gostamos de embaralhar as cartas de vez em quando, eu tenho certeza que existem algumas surpresas muito legais no set.

Rock On Stage: Stones Grow Her Name foi lançado em versões de digipack, vinil e cd e muitas pessoas estão comprando LP´s novamente. Como você vê estes formatos e sobre o download ilegal chegar a mais pessoas, o que é trágico para Record Company? Qual é a sua opinião?
Pasi Kauppinen: Eu não posso gostar de pessoas que roubam qualquer coisa de outro, é ilegal, e isso sim é um problema, e também é bom que algumas pessoas têm encontrado LP de novo. Alguns até dizem que nossa música soa totalmente diferente ( no bom sentido ) a partir do vinil.

Rock On Stage: Muitos de seus lançamentos são registrados com Mikko Karmilla e Mika Jussila no Finnvox Studios, como esses dois caras são importantes em sua música?
Pasi Kauppinen: Eu acho que eles têm um papel essencial a criação de todo este gênero e o poder finlandês em nosso som. Nós temos um grande respeito para com eles, com certeza.

Rock On Stage: Sobre o Power Metal e Melodic Metal, alguns caras dizem que o estilo possui uma longa duração, mas muitas bandas ainda liberam grandes álbuns e fazem uma "Sold Out Tour". Qual a sua opinião sobre isso?
Pasi Kauppinen: Nós fazemos a música de nossos corações para nós mesmos e para os fãs. Mas é claro que os tempos estão mudando e faz você pensar, mas, enquanto as pessoas estão dispostas a ver e ouvir nossa música, vamos seguir em frente.

Rock On Stage: O que podemos esperar sobre esta turnê sul-americana? E sinta-se livre para enviar uma mensagem para todos os seus fãs aqui no Brasil e no resto do mundo.
Pasi Kauppinen: Como sempre nós gostaríamos de convidar a todos para os shows, será especial para nós e espero por todos vocês, como sempre. Vejo vocês em breve e Rock! Obrigado por esta entrevista.

Por Marcos César de Almeida
Agradecimentos à Costábile Salzano Jr.
Fevereiro/2015

Voltar para Entrevistas