Entrevista com Liv Kristine e Kari Rueslåtte do The Sirens

    Prontas para realizarem seus primeiros shows no Brasil, as simpáticas e belas cantoras de Gothic Metal Kari Rueslåtten, Liv Kristine e Anneke van Giersbergen, que criaram o The Sirens, um projeto onde relembram clássicos de suas carreiras-solo dos tempos que eram as vocalistas das bandas The 3rd And The Mortal, Theatre Of Tragedy e The Gathering.

     Aproveitando a importância desta turnê, a repórter Erika Alves de Almeida do Rock On Stage conversou entrevistou Liv Kristine e Kari Rueslåtte, que nos contaram como elas iniciaram o projeto, as composições que estão criando, a escolha do set list dos shows, a expectativa dos shows no Brasil e muito mais, confira logo abaixo como foi a conversa:

Rock On Stage: Essa é a primeira apresentação do The Sirens no Brasil, poderiam nos contar um pouco mais sobre a banda?
Liv Kristine:
Tive a sorte de conhecer Anneke no Masters Of Rock ( República Tcheca ) no verão passado. Tivemos apenas alguns minutos para conversar entre nossos shows, no entanto, concordamos que deveríamos ficar juntas e sair em turnê logo. Nós duas sorrimos então, pensando que estávamos, junto com Kari, sendo as "originais" dentro da nossa cena.

    Além disso, todas as três somos mães e ainda altamente ocupadas com música e arte. Anneke me disse que ela estava em contato com Kari ultimamente... E esse foi o ponto de partida para o The Sirens! Estou mais do que animada e feliz por, em breve, partilhar o palco com minhas amigas novamente! Nossos shows são uma espécie de mágica. Os fãs estavam esperando por isso há anos e anos. Todos nós sabemos que a experiência só vem com muito trabalho e reflexão sobre o seu o ponto em que estamos e o nosso progresso. Estou muito orgulhosa de dividir o palco com Kari e Anneke.

Rock On Stage: A banda é bem recente, mas já conta com três músicas autorais e a última Fearless conta com um clipe bem legal, como foi o processo de criação dessas músicas?
Liv Kristine:
Entre as turnês, estivemos compondo e gravando aqui e ali, na Noruega, Alemanha e Holanda. Esta é uma maneira de dizer obrigado aos nossos fãs. É um prazer tocar para eles ao vivo.

Rock On Stage: Como é escolhido o setlist para os shows?
Kari Rueslåtten:
Nós escolhemos seis músicas cada - três de nossas carreiras-solo e três de nossas ex-bandas ( The Gathering, Theatre Of Tragedy e The 3rd And The Mortal ). Também temos algumas músicas do The Sirens - que recentemente lançou sua terceira canção ( Fearless ) e vamos executa-la pela primeira vez na turnê da América Latina!

Rock On Stage: Ainda existe preconceito com a mulher no meio da cena do Metal hoje em dia?
Liv Kristine:
De modo nenhum ( não de todo ). Olhando para trás, eu considero muito interessante como cada uma de nós três estava fazendo "do seu jeito", já naquela época. The 3rd And The Mortal, The Gathering e Theatre Of Tragedy eram todos pioneiros, sendo cada tipo de banda diferente e individual, no entanto, todas nós surgimos e crescemos individualmente, apesar do fato de que sermos pioneiras dentro de um novo gênero.

    20 anos atrás, eu era co-fundadora da primeira banda de Metal Gótico do mundo com vozes femininas, o Theatre Of Tragedy, no início dos anos 90 e o conceito da "A Bela e a Fera" no Metal. Não tivemos nenhum indício de que estávamos revolucionando lá na escuridão norueguesa. Éramos bons amigos, dentro do Metal, reunidos em uma sala de ensaio, sendo criativos, combinando elementos contrastantes como uma primeira voz de soprano angelical com Doom Metal e rosnados. Nós pensamos que era uma ótima ideia combinar elementos contrastantes.

 

    Inicialmente, as pessoas que saiam conosco e nossas famílias pareciam realmente gostar disso, o que nos surpreendeu. Por uma pequena taxa, gravamos uma demo barata nas proximidades Stavanger, na Noruega e enviamos ( copiando os cassetes e escrevendo nós mesmos o nome da banda neles ) para dez gravadoras.

    Duas semanas mais tarde, assinamos um contrato matador com os alemães daMassacre Records, gravamos nosso primeiro álbum na Suécia com Dan Swanö ( produtor e multi-instrumentista ) e saimos em turnê com os nossos amigos do Atrocity como suporte ( banda de abertura ) - todos os caras são realmente adoráveis. Especialmente as revistas norueguesas, holandesas e alemãs escreveram coisas positivas sobre o Theatre Of Tragedy nosso álbum de estreia.

    Eu nunca senti qualquer problema por eu ser mulher na cena do Metal. Eu sempre fui bem tratada, tirando algumas exceções, como gerentes e produtores 'mão de vaca', mas eles estavam trabalhando na cena do Pop. A cena Metal é muito mais humana e de mente aberta. Eles ficam com você, enquanto você for criativo, lançar álbuns e tocar em shows matadores.

Rock On Stage: Como é dividir o tempo entre as bandas de cada uma, maternidade e o The Sirens?
Liv Kristine:
Sou realmente sortuda, por ser capaz de viver como um artista em tempo integral. Em 2003, muitas coisas mudaram, após o Theatre Of Tragedy me trocar por uma nova cantora, fundei Leaves'Eyes com meu marido e produtor, Alexander Krull.

    Comemoramos nosso último décimo aniversário ( da banda Theatre Of Tragedy ), tendo visitado os quatro continentes e lançamos cinco álbuns completos e três EP's. Naquele ano, também nos tornamos pais do nosso filho maravilhoso, Leon. Minha carreira solo está em curso desde 1998, lançamos cinco álbuns. Eu realmente preciso ser capaz de abrir minhas asas.

 

    Eu cresci com Edvard Grieg, Black Sabbath e Kate Bush. Tenho cantado e colecionado experiências desde que eu era uma garotinha. Eu nunca frequentei uma escola de música ou universidade. Criatividade e amor pela música são a força por trás do meu trabalho artístico, bem como gratidão pelo o meu público e fãs de todo o mundo.

    A aventura vai continuar por muitos anos, isso eu posso garantir! Tudo isso é a minha vida! Há apenas uma coisa que é mais importante para mim: a minha família. Para tornar este sonho realidade você precisa de muito planejamento, disciplina, paixão e paciência. Para mim, pessoalmente, eu preciso de exercício, especialmente yoga, e além disso, uma xícara de chá de gengibre antes do show.



Rock On Stage: Quais impressões que ficaram dos últimos shows no Brasil?
Liv Kristine:
Absolutamente Fantástico! Que maravilhosos, belos fãs! Eu mal posso esperar para voltar!

Rock On Stage: São os primeiros shows de Kari Rueslåtten no Brasil, o que você espera desses shows?
Kari Rueslåtten: Anneke
e Liv me disseram que eu realmente deveria estar ansiosa para tocar no Brasil - que as pessoas são simplesmente maravilhosas! Então, eu estou realmente ansiosa por isso !!! :-) "

Rock On Stage: Obrigada pela entrevista e você poderia deixar uma mensagem para os fãs brasileiros?
Liv Kristine:
Obrigada de coração por sempre estarem comigo e me apoiarem com o seu amor e paixão pela arte! Eu me sinto abençoada!

 

Por Erika Alves de Almeida
Agradecimentos à Durval "Durr" Campos
 e a Dark Dimensions
Fevereiro/2015

Voltar para Entrevistas