Entrevista com Jaéder Menossi do Pop Javali

    Com mais de 20 anos de estrada, se contarmos sua origem, o Pop Javali é um Power Trio de Hard´n´Heavy formado por Marcelo Frizzo no baixo e vocal, Jaéder Menossi na guitarra e Loks Rasmussen na bateria, que já lançaram os álbuns o No Reason To Be Lonely de 2011, o The Game Of Fate de 2014 e agora se preparam para disponibilizar o cd ao vivo Live In Amsterdam, que registrou um show da primeira turnê europeia da banda.

    Nesta entrevista exclusiva ao Rock On Stage, o guitarrista Jaéder Menossi comentou sobre o novo álbum ao vivo, o vindouro terceiro disco de estúdio da banda ( que não deve demorar para sair ), a produção de Andria Busic, o show no histórico Carts and Horses, as lembranças dos shows ao lado do Deep Purple e Uriah Heep, além de vários outros temas, confira logo abaixo:

Rock On Stage: Vocês anunciaram o lançamento no meio do ano do primeiro disco ao vivo: "Live In Amsterdam". O que poderiam nos adiantar sobre esse álbum?
Jaéder Menossi:
Primeiramente, muito obrigado Rock On Stage pela oportunidade de falar aos seus leitores! Esse disco tem um valor simbólico muito importante para nós, eterniza nossa passagem pela Europa e registra, em grande estilo - pelo fato de ser em Amsterdã e por toda a atmosfera que a cidade proporciona - músicas dos nossos dois primeiros cd´s, o No Reason To Be Lonely e o The Game Of Fate ( confira resenha ).

    Acima de qualquer coisa, é um disco especial para a gente, pois, marca o início de nossa parceria com a Voice Music, que fará a distribuição do álbum, que é um motivo de muito orgulho para a gente. Também aproveitamos para gravar algumas faixas que estarão no próximo álbum de estúdio, para efeito de pré-produção somente.

Rock On Stage: Vocês informaram que gravaram vários shows da turnê europeia que fizeram em outubro do ano passado, mas, que escolheram lançar o show de Amsterdã nesse cd ao vivo por algumas razões especiais, como o fato do show ter contado com público de várias partes do mundo, uma vez que Amsterdã  ( na Holanda ) é uma das cidades mais visitadas por turistas. Enfim, gostaria que comentassem mais detalhes sobre esse show em específico e de que forma os fãs poderão captar a atmosfera e clima dessa apresentação através do cd ao vivo?
Jaéder Menossi: Nossas apresentações são sempre muito intensas, e em Amsterdã não foi diferente. Tivemos oportunidade de nos apresentar para um público muito diversificado, pessoas de várias nacionalidades, que interagiram maravilhosamente bem com o nosso trabalho. É um ótimo lugar para estar, as pessoas são muito hospitaleiras e receptivas a novas sonoridades, a novas informações.

Rock On Stage: A exemplo do "The Game Of Fate", mais recente trabalho de estúdio do Pop Javali, o "Live In Amsterdam" também será mixado e masterizado por Andria Busic, do Dr Sin. Produzir um álbum por completo, desde a gravação, é diferente de produzir um disco que foi gravado por outro profissional, ainda mais ao vivo. Quais são os desafios de Andria Busic nessa produção e porque ele é a pessoa ideal?
Jaéder Menossi:
A captação do áudio em Amsterdã foi feita num nível tecnológico altíssimo com recursos que ainda nem conhecíamos e equipamentos de última geração. Isso somado a capacidade, experiência e perfeccionismo do Andria, resultará num disco foda. O Andria é o melhor produtor que já conhecemos, a inteligência e o preparo dele são muito acima da média, sem falar no bom gosto e o cuidado com cada detalhe.

Rock On Stage: Durante a turnê que possibilitou o registro de "Live In Amsterdam", vocês também tiveram a oportunidade de se apresentar no Cart And Horses, mesmo pub onde o Iron Maiden fez várias apresentações no início de carreira. Como foi essa experiência?
Jaéder Menossi:
A atmosfera do lugar é fascinante, nos sentimos numa espécie de 'manjedouro' do Metal ( risos ). É daqueles lugares que você para e pensa: “porra, eu estou aqui mesmo?”. Esse pub tem uma energia diferente, é algo contagiante! Para nós foi um show inesquecível, emocionante, rolou uma adrenalina muito grande no palco! Show que foi abrilhantado pela presença ilustre do Antonio Celso Barbieri e sua esposa, com os quais tivemos a honra de tomar umas The Trooper ( N.E.: para quem não sabe, a cerveja do Iron Maiden ).

Rock On Stage: Vocês também foram atrações de dois festivais na Europa, o Razorblade, na Alemanha, e o Sneker Metal Meeting, na Holanda. Outras bandas brasileiras também têm se aventurando por terras europeias, porém, poucas são as que conseguem se apresentar em festivais. A que vocês atribuem esse privilégio dado ao Pop Javali?
Jaéder Menossi:
Cara, foram sensacionais os festivais, a interação e a 'brodagem' são muito amplas, também pela oportunidade de conhecer outras bandas, outras tendências, outros músicos e fazer bons novos amigos.

   Atribuo esse privilégio ao excelente trabalho do Som do Darma, nossos Press & Tour Managers, que cuidaram de todos os detalhes dessa tour, colocando a banda em posição de destaque nos festivais e também nos proporcionando a oportunidade de nos apresentar no Cart & Horses e outros venues e pubs tradicionais e de ótima estrutura na Itália, Suíça, Alemanha e Holanda.

Rock On Stage: Ter a oportunidade de realizar uma turnê internacional, ainda mais europeia, é um sonho para qualquer músico. Vocês, do Pop Javali, tiveram essa oportunidade. Qual é o sentimento?
Jaéder Menossi:
O primeiro sentimento que vem a tona é o de dever cumprido, de ter sido recebido tão bem em todos os lugares que passamos, tanto como pessoas quanto como músicos, o respeito que as pessoas têm com o seu trabalho, o valor que eles dão ao que você tem de diferencial.

    Depois vem a sensação de que estamos no caminho certo e de continuarmos batalhando para obter no Brasil o mesmo reconhecimento que tivemos por lá. Também para o futuro existe a ideia de realizarmos novas tours como essa, uma Pop Javali - European Tour II, bem como outros mercados que temos interesse com Estados Unidos e Japão.

Rock On Stage: Temos visto o Pop Javali crescer rapidamente nos últimos anos. Recentemente a revista Roadie Crew, a principal do segmento impresso, publicou uma entrevista de duas páginas com vocês. Outros veículos também têm elogiado muito o trabalho da banda. Toda essa repercussão tem se intensificado após o retorno de vocês da Europa. Isso justifica aquela máxima que o público brasileiro passa a respeitar mais as bandas brasileiras após essas serem bem recebidas no exterior?
Jaéder Menossi:
É o que disse na resposta anterior... Agradamos demais o público europeu, literalmente caímos nas graças dos caras. O Pop Javali se encaixou muito bem com as tendências mais modernas das bandas europeias com quem dividimos palcos e seus respectivos públicos afins. Isso nos trouxe muito mais confiança e uma injeção muito grande de auto-estima.

    Mas também, antes mesmo da tour, todas as resenhas acerca do The Game of Fate foram muito boas, rendendo até algumas indicações em outros veículos importantes como o Combate Rock do UOL, o qual nos indicou entre os 10 melhores álbuns do ano, ao lado de nomes de peso no cenário internacional. Esperamos que tudo isso continue dando resultados no Brasil.

Rock On Stage: Se compararmos tempos atuais, com todo esse grande destaque e respeito que vocês têm adquirido, com os primeiros dias de banda, passando pela época em que Loks Rasmussen e você tocaram com o Mystical Warning, vocês diriam que valeu a pena?
Jaéder Menossi:
Na época do Mystical Warning era bem diferente, haviam bem menos bandas, então para atingir uma posição de destaque foi bem mais rápido, pois, tínhamos muita qualidade e a “concorrência” era bem menor. Quando retornamos com o Pop Javali em 2007 foi voltar do zero novamente, mas, foi feito tudo com muito gosto, amor e dedicação e valeu sim muito a pena. Hoje nos sentimos realmente bem mais próximos do nosso reconhecimento. Vale ressaltar que o Mystical Warning teve como alicerce o trabalho do Pop Javali de 1992, inclusive, aproveitando algumas das composições.

Rock On Stage: Após o lançamento de "Live In Amsterdam", quais serão os próximos passos do Javali?
Jaéder Menossi:
Logo daremos início as gravações do novo álbum de estúdio, deve ser entre junho/julho. O repertório do cd está basicamente pronto e estamos muito empolgados com as músicas novas, acreditamos ser nosso melhor álbum. Também estamos trabalhando para lançar mais dois clipes até o final do ano. Enfim, muita diversão adiante.

Rock On Stage: Recuando um pouco no tempo, vocês já se apresentaram ao lado de nomes como clássicos do Heavy Rock como o Uriah Heep e o Deep Purple, quais lembranças vocês possuem destes shows e, de certa forma, foi a realização de um sonho?
Jaéder Menossi:
As lembranças são as melhores possíveis. A oportunidade para a abertura para o Deep Purple surgiu de última hora, então, não tivemos tempo de pensar muito, era pegar ou largar. Foi fantástico poder dividir o palco e confraternizar com esses monstros sagrados no Backstage. De quebra, foi o maior público para quem nos apresentamos até hoje, cerca de 10 mil pessoas.

    Quanto ao Uriah Heep, foi também uma experiência incrível, especialmente pela receptividade de um público muito seleto, que nos acolheu e interagiu da melhor forma. Também foi marcante para nós o “opening act” para o Ugly Kid Joe, onde rolou uma sinergia muito bacana entre as bandas, conversamos bastante e nos divertimos muito com os caras no Backstage, é uma banda de músicos super competentes e humildes ao extremo.

Rock On Stage: No final do ano passado e no começo deste perdemos ícones como Lemmy Kilmister, David Bowie, Glenn Frey, Jimmy Bain e Keith Emerson, todos músicos que de alguma forma influenciaram e marcaram gerações. Lógico, sabemos que não somos eternos, mas, você acredita que o Rock e o Heavy Metal estão se renovando ou estão estagnados? Poderemos ter novos grandes nomes no futuro para seguirem com o legado?
Jaéder Menossi:
A reposição de talentos nesse nível é muito difícil, diria impossível. Foram gênios formidáveis que passaram por aqui e melhoraram nosso mundo e nossas vidas através de sua arte e de suas linguagens particulares e únicas. Nos sentimos privilegiados por termos sido contemporâneos desses deuses, termos presenciado a passagem desses fenômenos pelo nosso planeta. Resta a nós prospectarmos esse valioso legado que eles nos deixaram e repassar esse tesouro inestimável para nossos filhos e netos.

Rock On Stage: Como você avalia o momento que estamos vivendo na indústria da música, pois, os músicos infelizmente têm que conviver com os formatos legais de divulgação através das plataformas virtuais oficiais, os downloads ilegais e também existem os apreciadores ( meu caso ) do cd em formato físico. O que tem de positivo e negativo nisso tudo?
Jaéder Menossi:
Essas plataformas vieram pra ficar, então temos que buscar nos moldar a elas. Penso que é uma questão que envolve mais o perfil de quem consome a música, algumas pessoas preferem comprar as músicas pelo Itunes, outras preferem fazer streaming, downloads, etc, o que importa mesmo é que as pessoas tenham acesso as informações. Mesmo assim, acho que sempre vão existir os fãs que querem adquirir o material físico, isso nunca vai morrer. A volta gloriosa dos vinis é uma prova disso.

Rock On Stage: Dentro em breve vocês estarão se apresentando no Capitão Jack em Mogi Guaçú/SP e Garagem do Rock em Espírito Santo do Pinhal/SP - minha cidade. Quais as expectativas da banda para este show e o que você pode nos adiantar? Teremos músicas do novo cd no setlist?
Jaéder Menossi:
As expectativas são excelentes, é uma região onde existe um público muito grande de Heavy e Hard e que há tempos estamos tentando uma oportunidade. Felizmente, ela surgiu agora e estamos super empolgados com isso! Vai ser ótimo podermos nos apresentar para um público tão seleto e esperamos que a galera compareça em peso e prestigie.

    Quanto ao set list, vamos sim trazer algumas músicas do novo cd de inéditas, cujo qual estaremos dando início às gravações no segundo semestre. São músicas que marcam um novo momento na nossa carreira e esperamos que o público aprove.

Rock On Stage: Muito obrigado pela entrevista, deixo o espaço livre para você e também para enviar uma mensagem aos leitores(as) do Rock On Stage e aos fãs da banda.
Jaéder Menossi:
Novamente agradeço pela oportunidade e convido a todos para conhecer mais sobre o trabalho do Pop Javali.

Por Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos a Susi dos Santos - Som do Darma
Maio/2016

Links: www.popjavali.com.br; www.facebook.com/popjavali; www.twitter.com/popjavali; www.youtube.com/popjavali92 e www.soundcloud.com/popjavali.

Voltar para Entrevistas