Entrevista com Steve Hackett

"Não tenho planos de me aposentar ... para mim música é a coisa mais próxima da fonte da juventude, ela me mantém jovem e me mantém em forma, me mantém desafiado todos os dias, tenho tocado e praticado muitas coisas novas."

     Steve Hackett, um dos maiores gênios da guitarra, inventor da técnica de 'Tapping', que influenciou fortemente Eddie Van Halen estará de volta ao Brasil em poucas semanas para uma tour onde celebra toda sua carreira e também acaba de lançar via Inside Out Music um novo cd ao vivo chamado Whutering Nights Live In Birmingham.

   Uma confissão a se fazer, quando toca o seu telefone e você ouve: "olá Marcos, aqui é o Steve Hackett, vamos conversar...", toda sua história junto a música de quando ouviu o primeiro disco, quando ouviu o primeiro solo, o que te levou a gostar desse estilo, e você conversar com uma lenda do estilo Rock'n'Roll da clássica banda Genesis ficará eterna na mente de qualquer pessoa que tenha essa oportunidade. É como um filme que passa rapidamente na sua cabeça.

    A entrevista foi realizada na nossa parceria A Ilha do Metal com o Rock On Stage e falamos sobre a tour, sobre o disco novo e sobre as lembranças da primeira passagem do Genesis do Brasil em um papo diferenciado com uma lenda do Rock em que não é todo dia que acontece.

A Ilha do Metal/Rock On Stage: Ouvimos o seu cd "Whutering Nights Live In Birmingham" que será lançado amanhã e vimos você como um grande músico que influenciou milhões de fãs no mundo. Como você acha que as próximas gerações vão te descrever como músico?
Steve Hackett: Não sei, eu gosto de ser um tipo de pessoa que ouve músicas de todas as gerações de todo o lugar do mundo, como se fosse uma máquina do tempo, eu não escuto somente as músicas de atualmente, eu escuto o que estava nas paradas antigamente como: Sagovie, Jimmy Hendrix, The Beatles, Miles Davis, Beethoven, de tudo, Ney Matogrosso ( risos ), música de todo o lugar e estilos.

A Ilha do Metal/Rock On Stage: Neste ao vivo você celebrou os 40 anos de seu último álbum com o Genesis, o "Wind & Wuthering", ele é especial para você?
Steve Hackett:
Foi aniversário de 40 anos desse álbum, acho que foi um álbum importante porque a banda começou a usar novamente a ideia de toques de telas de comentários sociais e uma outra música chamada Inside and Out, a qual não estava no álbum, mas, gravamos na mesma época e tocamos essa música ao vivo, sim, acho que foi uma época interessante e um ótimo álbum. Foi a melhor venda que tivemos de todos os tempos e foi há muito tempo atrás e de alguma forma será eterno, mas, parece que foi ontem.

A Ilha do Metal/Rock On Stage: Você já trabalhou com alguns dos mais importantes músicos do Rock, você tocou com Orphaned Land na música 'Chains Fall To Gravity', como foi tocar com músicos de outra cultura.
Steve Hackett: Acho que é muito interessante trabalhar com pessoas de diferentes culturas, o ultimo álbum que fiz teve a força do Orphaned Land nisso e também o Minor Word da Palestina, que representou Israel e Palestina trabalhando juntos no mesmo álbum, e isso foi muito bom, pessoas da Islândia, pessoas da Hungria, 20 pessoas de diferentes lugares do mundo e tenho muito orgulho de ter feito amizade com muitas pessoas talentosas ao redor do planeta.

A Ilha do Metal/Rock On Stage: Eu acho que o futuro da música é esse mix de cultura e música, e com a Internet temos uma porta aberta a tudo isso.
Steve Hackett:
Sim, é verdade, acho que a música e os músicos estão fazendo o que os políticos deveriam fazer, ser patriotas na qual pode ser a resposta do problema do mundo, mas, na verdade, eu acho que a cooperação de trabalhar juntos, de ser amigos um com outro no cenário musical. E assim que eu acho que a música tem que ser e também acho que todos os políticos deveriam estarem fazendo, estar servido a todos invés de um grupo pequeno ou nada, você não pode ter alguém governando países dessa maneira, pois, desse jeito algumas pessoas vão passar fome ou alguns ficarão ricos mais rápido que os outros.

A Ilha do Metal/Rock On Stage: Você gravou nos anos 80 com um músico inglês que vive há muito tempo no Brasil chamado Ritchie, podemos esperar ele como convidado para seu show no Brasil?
Steve Hackett:
Sim, me lembro! Ele é um amigo meu, Richie! Você sabe? Eu irei provavelmente vê-lo quando eu estiver no Rio, eu tenho que ligar para ele. Ele mora no Rio e nós trabalhamos juntos num single anos atrás, ele é um cara muito talentoso e bem legal, e eu mal posso esperar para trabalhar com ele novamente, não sei o que será, ou qual música iremos fazer, seria possível, mas, teria que ligar para ele.

A Ilha do Metal/Rock On Stage: Você criou o 'tapping style' e Eddie Van Halen é influenciado por você, você já conversou com ele sobre esse estilo?
Steve Hackett:
Não falei com Eddie Van Halen ainda, mas, tenho muitos amigos que são guitarristas e um dia espero ter a chance de falar com ele, claro que Eddie Van Halen é muito bom, tenho muitos amigos que são talentosos e ótimos guitarristas, e a maioria deles são pessoas bem abertas na minha opinião, eu adorei trabalhar com eles. Tenho trabalhado com Steve Rothery da banda Marillion recentemente e tem muitos guitarristas que acabo conversando sobre fazer algo juntos e acabamos perdendo o contato depois.

A Ilha do Metal/Rock On Stage: Estamos vivendo um momento onde várias lendas do Rock estão anunciando a última tour, nomes como Ozzy, Elton John, Slayer e hoje Lynyrd Skynyrd, o que para os fãs é muito triste, como é para um músico pensar nesta hora de parar com os shows e as gravações?
Steve Hackett:
Eu não sei se irei responder a essa pergunta devidamente, mas, eu tenho feito muitos ensaios e estou me sentindo muito bem fisicamente, e não tenho planos de me aposentar, eu tenho tido muita sorte, minha saúde esta ótima, para mim música é a coisa mais próxima da fonte da juventude, ela me mantém jovem e me mantém em forma, me mantém desafiado todos os dias, tenho tocado e praticado muitas coisas novas.

A Ilha do Metal/Rock On Stage: Você quando tocou com o Genesis aqui no Brasil em 1977 foi um dos primeiros grandes shows internacionais que recebemos no Brasil e penso que estavam na tour do "Wind & Wuthering", você lembra de algo destes shows aqui em sua primeira passagem 40 anos atrás?
Steve Hackett:
Sim, eu me lembro que fomos aproximadamente perto do Natal em 1974 e ouvi que estava tocando Genesis na radio no Brasil e estávamos na Inglaterra. Eu disse que deveríamos tocar no Brasil e o tour manager Tony Smith do Genesis organizou isso e me lembro que fomos com tudo que levamos a todo o globo daquela tour, foi mágico e foi muito interessante como funcionou naquela época, nossa tive excelentes lembranças da época agora, obrigado!!!

A Ilha do Metal/Rock On Stage: Muito obrigado, gostaria que se apresentasse e convidasse todos que ouvirão nossa entrevista para os shows no Brasil.
Steve Hackett:
Ok... sou o Steve Hackett, mal posso esperar para tocar no Brasil! E acho que vocês vão gostar do show, será um longo show, com muito solo, Genesis, GTR entre outras coisas basicamente parecem muitas bandas em uma só! Espero que vocês gostem!

Links Relacionados:
Site: http://www.hackettsongs.com/
Facebook: https://www.facebook.com/stevehackettofficial/ 

Entrevista por Marcos Cesar de Almeida
Tradução livre de Bruna Feltrin
Fotos:
John Freeman e Kenny Mathieson - Site Oficial de Steve Hackett
Março/2018

Voltar para Entrevistas