Entrevista com o Sotz'

    Em setembro de 2020, o Rock On Stage com colaboração da nossa parceira e correspondente internacional, a Goahed Social Media, esteve entrevistando a banda Sotz' no seu Q.G., no Studio Spot em Lordello, região do Porto em Portugal em uma tarde de ensaios da banda, que lançou seu primeiro álbum no começo do mês de novembro do último ano. Conheça mais detalhes do Sotz' nesta matéria de Luana Di Sessa logo abaixo:

    Ao ser questionado sobre o início do Sotz', eles me contaram que a banda é da Região da Cidade do Porto em Portugal e teve seu início em meados de 2008 com seu fundador, o guitarrista Jisuis Rocha e que no ano de 2009 teve a adição de Pedro Magalhães também guitarrista passando por algumas 'indas e vindas' até 2017, quando iniciaram a gravação do seu primeiro EP, que foi nomeado como Tzak Sotz'. Neste momento a formação atual, conta com os fundadores, amigos e os guitarristas Jisuis Rocha e Pedro Magalhães, além do baixista Emanuel Ribeiro, o baterista Luis Moreira e o vocalista Dan Vesca, que completa o quinteto de Death Metal.

    Do significado do nome, eles explicaram que Sotz' significa 'Deus Morcego', Camazothz ( "kame-SOTZ" ), ou 'Morcego da Morte' em uma antiga linguagem Maia, sendo que seu culto teve origem na região onde atualmente fica o México, o que nos leva para o ponto chave... a banda trás não só em seu nome, mas nas letras, com artes e histórias desta tão rica civilização.  

    Quando perguntamos aos membros o porque desta temática tão incrível, os guitarristas Jisuis Rocha e Pedro Magalhães nos responderam que além de serem apaixonados pela história, da Cultura Maia em geral, adoraram o filme Apocalypto de 2006 com direção do ator Mel Gibson, que retrata a Cultura Maia e foi baseado em cima de textos Antigos como PopooVuh, nome esse que batiza o debut cd da banda lançado no dia 2 de novembro de 2020. Isso, além das primeiras versões do jogo Tomb Raider do PlayStation 1, que se passa também dentro de antigos templos e florestas da região onde este povo habitava.

    Perguntei para a banda também se eles estavam fechados com algum selo ou agência e o guitarrista Jisuis Rocha nos responde: "Agência estamos fechados desde 2019 com a Amazing Artists que promove o booking. E quanto a selo, o Sotz' é o seu selo... é a união das cinco pessoas à fazer tudo pela banda". Faço um adendo aqui ... realmente passando a tarde com eles pude constatar que de fato há muita união e profissionalismo como pouco se vê nos dias de hoje. Aliás, eles trabalham todos juntos também na Produtora Tuga Gesso, que é comandada pelo baixista da banda e produtor Emanuel Ramirez.   

    Um tópico muito interessante de ressaltar, que anteriormente via telefone com o guitarrista Jisuis Rocha e ele me contou que a imagem original da capa do EP Tzak Sotz' está em um Museu em Denver, capital do Colorado nos Estados Unidos, que não só autorizou o uso da imagem como pediu que a banda enviasse uma cópia do material para que a mesma passasse a fazer parte do acervo do museu.

    E claro em tempos de Covid-19, não deixamos de perguntar como isso afetou a banda e a resposta obtida foi que assim como todas as bandas e pessoas, a pandemia atrapalhou não só o lançamento do novo álbum, já que o quinteto pretendia fazer uma festa de lançamento e 'meeting and greting', shows, e claro, o mais aguardado show no tradicional Vagos Metal Fest, que foi adiado e ficará para este ano de 2021, ao menos é o que esperamos com as campanhas de vacinação.

    Falando das minhas impressões em relação ao som e a banda, posso acrescentar que o clima interno da banda é de amizade, harmonia e sente-se uma ligação muito forte entre os seus membros.

    Podendo ouvir e ver ao vivo os músicos no ensaio, pude sentir que a banda sendo de Death Metal, e com todo rigor e peso que se pede nesse estilo, eles possuem nuances delicadas, guitarras melódicas que se complementam, lembrando e trazendo claramente referências de Metal Tradicional. E isso, é o que os difere da maioria das bandas de Death Metal / DeathCore e que não usam guitarras de sete cordas, o que na minha opinião é o 'plus' da banda e o que os fará se destacar no Metal extremo.

    Para completar notei a bateria super rápida ( nota especial ao baterista Luis Moreira, fiquei impressionada com a habilidade e velocidade do mesmo ao socar o seu kit impiedosamente ) e o baixo bem trabalhado e marcado. Fechando esta breve avaliação após as conversas com o Sotz' em seu ensaio acrescento que o vocal a la Death Metal, que tornam o conjunto da obra impecável!

    Acredito que o Sotz' será a grande sensação do verão 2021 ( que na Europa é a partir de junho ) em todos os shows e festivais.

    Sotz' é Dan Vesca na voz, Pedro Magalhães e Jisus Rocha nas guitarras, Emanuel Ribeiro no baixo e Luís Moreira na bateria.

Por Luana Di Sessa
Janeiro/2021

Links:

Spotify - shorturl.at/abht9
Bandcamp - https://sotzofficial.bandcamp.com
Facebook - https://www.facebook.com/sotzband
Instagram - https://www.instagram.com/sotzband
Youtube - https://www.youtube.com/sotzband

 

 

Voltar para Entrevistas