Estou ao vivo com o Kiko Loureiro, que além de tocar no Angra desde o seu início, ser um maiores guitarristas do Brasil, lançou recentemente o álbum No Gravity e vou entrevistá-lo com exclusividade para o Rock On Stage, nos momentos que antecedem o workshow em Espírito Santo do Pinhal no dia 23 de agosto de 2005.

Rock On Stage:  Kiko, para começar gostaria de pedir para você fazer um balanço dos 13 anos de carreira com o Angra e os 19 como guitarrista.
Kiko Loureiro:
Um balanço!?! ( espanto pela pergunta ) O balanço é positivo acredito, não é? ( Rock On Stage: claro ).  Eu comecei estudando guitarra com um sonho. É, positivo? No ano passado lá no Japão fui eleito o segundo melhor guitarrista lá, quarto melhor nas 3 listas . Esse cd também deu uma repercussão boa, deu para tocar outras coisas um pouco diferentes do que rola no Angra, então foi muito bem falado, o pessoal falou: " você toca assim, num sei que...
"; quem me conhece mais sabe que eu gosto de música brasileira, toco outros estilos e tudo, mas, quem só me via como guitarrista do Angra foi ter algumas surpresas de ouvir o cd solo. 

    Mas os 13 anos de carreira, obviamente, o saldo é positivo, porque, quando que você começa tocando guitarra, você... Eu comecei meio por acaso, não tenho família de músico nem nada, e você tem a vontade de ser um bom guitarrista, de tocar legal, e aí depois já tem a vontade de vez, o sonho de repente ser profissional, você tem aquela dúvida, quando tem uns 17...18 anos, tem que fazer faculdade, " será que ser músico no Brasil, vai ser complicado, vai viver tocando em buteco", você fica com essa dúvida, e tudo isso eu fui vencendo e perdendo esses medos, virando um profissional, depois também investindo muito no Angra, lá no começo, muita dedicação, a gente se " ferrando pra caramba ", sem desistir, fazendo um estilo que é difícil mesmo, você indo, indo e conquistando, então sempre dei aula também, porque eu gostava, porque o pessoal pedia, porque era um jeito de ganhar uma grana também e tudo mais, ficava dando aula um tempo, workshop que é uma coisa legal, e estar tocando, o negócio é estar tocando, meu sonho maior é sempre tocar, mesmo quando se está uma época que sem muito show, eu toco, vou tocar na casa de amigo, eu vou tocar em barzinho, toco teclado também,  vou tocar uns jazz no teclado, uns negócios assim, então, o negócio é estar tocando e sempre se aprimorando como músico, essa é a minha maior meta e acho que dá para ir muito mais assim, eu tenho grandes amigos músicos que eu tenho como referência de querer chegar assim onde eles estão.

Rock On Stage:  Como e quando você decidiu ser um guitarrista e quais guitarristas você considera que te influenciaram ao longo de toda a sua carreira?
Kiko Loureiro: 
Ser guitarrista foi quando eu comecei a tocar de moleque, aos 11 anos eu comecei com violão, tanto que tua conta lá, eu tenho 33,  tem 22 anos tocando, uns 20 tocando guitarra mesmo. E aí comecei ouvir rock, teve aquela coisa lá, o Rock In Rio I, foi aquela ataque, aquelas bandas, eu falei, " pô eu quero tocar guitarra",  então a influência que teve das bandas em si, para me mover a tocar guitarra, teve o Led Zeppelin, o Van Halen, as bandas que vieram no Rock In Rio em si.

    E o lance que eu falei quando você está com 18...19 anos, eu fiz faculdade de biologia, uns dois anos quase, eu tinha aquela dúvida, mas eu sempre estudei bastante guitarra e já estava tocando, fazia faculdade de biologia, eu tava tocando numa banda, que já era meio "conhecidinha" em São Paulo que era A Chave, tinha o Eduardo Ardanuy ( Nota da Edição: Dr. Sin ) que era guitarrista antes, e já tinha um público, fazia um show para umas 500 pessoas, já viajava, e nem tava começando o Angra ainda, tinha uma banda com o Rafael  ( Bittencourt ) também. 

    Quer dizer, eu estava tocando e acabei até durante a faculdade de biologia, eu acho que eu até gravei a vídeo-aula, foi a primeira vídeo-aula, quer dizer já tinha algumas coisas acontecendo, mas o que me fez largar total foi quando foi gravar o primeiro cd do Angra, viajei pra Europa e fiquei uns dois meses lá, perdi um belo tanto de provas, e aí joguei tudo para o ar e falei, agora, mas eu já tinha embasado, já tinha participado de feira da música tocando, dava bastante aula, já tinha um certo nome, já tinha uma vídeo aula, estava indo gravar um disco com uma banda sendo lançado no Japão, quer dizer, já estava com um negócio meio formado e foi isso que me deu segurança, mas eu sempre tive muita dúvida de encarar, porque eu sempre achei que tem que fazer uma faculdade, sempre fui um cara muito estudioso, então... hoje em dia eu acho que tomei o rumo certo, porque as portas vão abrindo, você fica na dúvida e uma hora você tem que meter a cara mesmo. Então essa dúvida sempre aparece.

Rock On Stage: As idéias para o álbum No Gravity surgiram durante o período de composição do Temple of Shadows, gostaria de saber como foram os processos de gravação e composição desta sua primeira incursão solo ? E existe em No Gravity alguma música que poderia ter sido utilizada pelo Angra?  
Kiko Loureiro:
Então, foi junto, porque, na realidade quando você compõe, você não está pensando, você não está se policiando, para onde você vai usar, não é uma coisa encomendada, pelo menos eu não penso assim, eu componho várias idéias: pode ser música brasileira, pode ser coisa de guitarra, pode ser uma coisa heavy metal, tanto faz, você pode fazer um negócio brasileiro que você molde e vire um heavy metal. A gente tem um certo controle, dá para usar, você pega uma idéia e transforma naquilo, então um monte de idéias vão fluindo, no piano, no violão, na guitarra, e você vai colecionando esse monte de idéias, algumas com um formato mais definido um pouco de música, às vezes só um refrão, às vezes só um riff e você passa um período ali, para fazer um monte de coisas,
depois tem uma hora que você fala, bem tenho que fazer o disco do Angra, e aí você ouve aquelas idéias, conecta, faz mais coisas se concentra durante um mês ali.

    E eu fui me concentrando e juntando várias idéias ali para o Angra e outras que pararam no meio do caminho ou porque estavam muito guitarrísticas ou porque tinha mais cara de instrumental. ( Rock On Stage: que eram boas idéias. ) Que também eram legais, e aí, algumas eu achava que eram para ser cantadas outras que eu achava que podiam ser um trecho instrumental dentro de uma música, certo? Então eu mostrei para o Dennis ( Ward ), o produtor do Angra, ele que estava fazendo o disco do Angra. E ele falou : " legal pra caramba essas idéias, porque você não faz um disco solo?".  Eu já estava conversando com a gravadora, e você viu que eu já tinha esse sonho há muito tempo. E vi que realmente eu tinha várias idéias que se desse uma arrematada, elas virariam músicas instrumentais. E foi mais ou menos isso que aconteceu, dei uma arrematada, e pronto, tem até uma faixa lá de violão no cd que chama Beatiful Language, que eu compus no estúdio durante a noite, quando eu estava lá sossegado, depois de um dia de gravação com o violão, eu estava assim: " eu precisava ter uma música de violão, eu precisava ter uma coisa mais brasileira", é genuinamente mais brasileira, de violão mesmo. 

    E aí eu fiz aquela música, já tinha uma no final que é tipo um choro lento ( Nota da Edição: Choro de Criança ), mas queria que tivesse mais uma, que é uma vinheta, uma coisa curta, eu peguei várias idéias que já tinham ali dessa época. O Dennis que deu incentivo: "  essas músicas estão legais!! " ; porque fazendo elas sozinho, tem o lado bom porque não tem ninguém dando palpite no negócio que você está fazendo. Você faz o que você quer e ninguém fala: "  é ruim... é bom", mas por outro lado ninguém fala se é ruim ou é bom, e também você pode ter uma certa insegurança e falar: " será que essas músicas são legais mesmo, será que não é". E foi a coisa mais difícil de gravar o disco solo foi isso. 

    É duro que você está fazendo e ter certeza, você sabe que é só você que decide, porque nem o Dennis, ele produziu mais a parte de som, de engenharia, do que dando palpites. Quando é uma banda, com cinco pessoas, junta cabeças,  esse aqui quer isso, melhor vocês irem por aqui, é o meio termo, enfim. Agora, o disco é meu, eu que estava fazendo, quer dizer ele fala:  " você que é " ... ele não dava o aval final nunca, então isso te deixa meio que no ar, no chão. ( Rock On Stage: você não tempo de parada, você não sabe qual parte corta, qual parte continua, qual parte melhora ). Quer dizer saber você sabe, você sabe aquela tua idéia, você não sabe se aquela é a melhor idéia, ali você pode assim, na hora você tem essa sensação, " será que é bom... será que é " ... Eu estava trabalhando com um superprodutor, com um baterista super legal que é o Mike Terrana, super experiente, e as coisas que eu fiz produzir o cd do começo ao fim, quer dizer, em todas as partes, o aspecto financeiro, o aspecto de marcar estúdio, decidir quem ia tocar, de falar, da batera como eu queria que fosse, eu gravei o baixo, eu gravei percussão, gravei o piano, gravei os violões que tem.

     Eu que fechei o estúdio, chamei o Dennis e falava como que queria que fosse, depois, o contrato com gravadora, foi um trabalho que eu pude usar toda minha experiência que tive em todos estes anos de fazer do zero da composição até o cd estar na loja. Eu participei de tudo, da arte do negócio, de orientar o cara que ia tirar foto, o contrato com a gravadora, edição das músicas, enfim, de tudo mesmo. Então foi muito bom viver essa experiência aí.

Rock On Stage:  Com No Gravity você sente que conseguiu mostrar suas influências de outros estilos que às vezes não é possível devido à sonoridade que o Angra possui?
Kiko Loureiro:
Então, tem o lance do violão, que talvez uma faixa de violão num disco do Angra só de violão, que é uma banda,  talvez não rolasse, tem umas coisas lá meio Jeff Beck, Satriani, mais hard rock um pouco, que é uma coisa de guitarrista que eu ouvi bastante, que é uma coisa mais do mundo dos guitarristas, Satriani, Stevie Vai, Jeff Beck, Malmsteen e tantos outros que a gente pode citar Vinnie Moore, Greg Howe, esses pessoal de música instrumental de guitarra, tem bastante coisa disso, tem uma coisa um pouco mais Angra, a estrutura das músicas elas são meio Angra, já que eu também componho no Angra, ela tem coisa meio de canção, de tema A, tema B, refrão, uma base pra um solo tal, para quem reparar a estrutura do Angra, a estrutura das músicas solo vai reparar que tem similaridade, assim bastante, mas a parte de guitarra que não caberia Angra e o de violão, que também num caberia a princípio no Angra, caber sempre cabe, basta você querer fazer não é?.

Rock On Stage:  Quando estamos sem gravidade ( No Gravity ) flutuamos, ouvindo o cd vemos que o álbum é bem viajante e relaxante, isso é influência de rock progressivo dos anos 70? E quais faixas você destacaria em especial?
Kiko Loureiro:
  O título é mais ou menos essa idéia exatamente, porque as pessoas falam de música instrumental e tem gente que não tem muita afinidade com música instrumental, que não pára para pensar, porque logicamente, sempre tem aquela pessoa que gosta do começo ou de um solo legal ou então música erudita uma orquestra, se a pessoa parar, ela pode se tocar com uma música instrumental. E as pessoas perguntam o que você sente quando você toca.  E aí tem um pouco dessa coisa da viagem, para você num usar um termo de " viagem " para não fazer uma coisa muito de maconheiro nem nada ( rs ),  eu usei mais essa expressão do " sem gravidade " que é neste intuito mesmo. Mas a música instrumental em geral, apesar de ter uma música que dei esse nome, é mais " baladinha " e realmente quando você toca algumas músicas e esse é o ideal do guitarrista, do músico em si, é tocar sem pensar, você realmente, assim como a gente fala  sem pensar, você toca, você improvisa e vai tocando, você não está pensando em que escala que é, se você vai sabe quanto mais relaxado que você estiver, mais vai fluir a sua musicalidade que é uma coisa natural, obviamente você tem que estudar bastante para ter esse domínio, mas então era nesse sentido, nessa questão o que você sente quando você toca, que o ideal é chegar nesse estágio que você não sinta nada, puramente, é música em si, você não tem a preocupação com mais nada.

    Então qualquer música, teoricamente por ser instrumental, a chamada música pura, que os músicos do erudito já diziam, quebrar a canção que tem uma letra, que a letra ela tem umas palavras que já direcionam o teu raciocínio, se fala de guerra, de amor, de outro tema, você já direciona e acha aquela música que está falando daquilo, enquanto que a música instrumental ela teoricamente fala o que você quiser viajar, então, é a mesma coisa que ler um livro com figurinha e um livro sem figurinha, então se você vê um filme do livro e te decepciona, porque a tua imaginação vai muito além do que a imaginação filme, do diretor, então o livro que você cria aquela fantasia, ou a música instrumental que não tem o texto, que cria uma fantasia  muito maior, então é nesse sentido aí. 

    O fã do Angra vai achar que ele viaja mais nas músicas mais rápidas, o outro fã de guitarra vai achar que ele viaja mais numa música mais balada, tanto faz a música no disco inteiro, tem uns que viajam mais naquele violãozinho, eu fiz assim porque eu gosto de tudo aquilo que está ali. E eu consigo viajar de todas aquelas formas.

Rock On Stage:  Como e quantas horas você dedica aos estudos de guitarra; de que forma é feita a pesquisa musical, enfim, novos sons, novas influências? E quais conselhos para um jovem guitarrista que pretende trilhar os caminhos da guitarra ?
Kiko Loureiro:
Vamos lá, uma de cada, quantas horas - eu já estudei várias horas de guitarra no passado, hoje em dia eu mais toco, faço trabalhos, hoje vou tocar, fazer um som um pouco ( Nota da Edição: sobre o workshow que aconteceria nos próximos instantes ), mais ou menos o meu dia-a-dia é esse, passagem de som um pouco e tocar mesmo. Um pouco às vezes com a guitarra na mão de brincadeira, quando eu estou em casa procuro estar conectado com a música o máximo possível, isso não significa tocar guitarra do jeito que vocês me vêem, fazendo escalas, eu nem treino muito isso para falar bem a verdade.

    Ou eu estou compondo, criando novas coisas que exigem um raciocínio e a técnica; ou  estou estudando piano, que eu estudo já faz  tempo e gosto, violão também é uma coisa que eu toco razoavelmente, então, procuro estudar, não a técnica, mas a sonoridade do violão, ainda mais depois desse disco ( No Gravity ), as duas faixas de violão que tem, muita gente falou que achou legal, que deu mais incentivo para ir mais a fundo no violão, então tem o violão, o piano que requer bastante tempo, que é um instrumento que tenho muita vontade de dominar mais, e outros estilos de música. Já respondendo então a outra pergunta da pesquisa também - quando você está em casa principalmente, tento passar o máximo de horas possível dedicado à música: ouvindo cd´s, vendo um DVD, um show, alguma coisa assim, indo em shows, tocando com amigos, tenho uma bateria em casa, então pode ir um cara lá leva lá uns pratos e aí faz uma jam, quando dá tempo eu faço isso, já fiz isso tocando baixo também que eu gosto, eu tenho um baixo em casa, aí pode ser jazz, pode ser só MPB, um heavy metal não, porque o heavy metal eu já viajo bastante com o Angra, e estou sempre tocando heavy metal. Quando eu tenho uns três dias em casa livre, acaba querendo buscar outras coisas, você se alimentar com outras coisas e agora que tem também o cd solo, eu fiz alguns shows com o Felipe Andreoli do Angra e o Fernando Scheffer na bateria, o Fernandão, e também fiz ensaios com eles, e fizemos alguns shows, recentemente fomos para a Bahia, tocamos com o guitarrista do Living Colour ( Vernon Reid ) no mês passado, e isso requer ensaio, requer estudar essas partes, estar conectado com a música e a pesquisa é fundamental.

    Eu fui para o Paraguai domingo e a nós estavámos lá no Paraguai, e demos autógrafos numa loja de cd, a galera escolhe um cd de heavy metal e eu já fui direto e:" quem é o melhor violonista do Paraguai?" e me deram uma mulher e um cara que eram o melhor, eu ouvi um pouco, gostei e assim na primeira ouvida, então peguei aquele cd, porque você não vai ter a oportunidade de saber quem é o melhor violonista do Paraguai se você não estiver lá e perguntar para um paraguaio da loja de cd. E é isso, eu tenho uma curiosidade: "você vai no lugar e quem é o melhor?  ", por exemplo: aqui,o Paulo ( Popmind ) vai tocar uma música,  essa interação eu acho muito boa, vou conhecer um guitarrista daqui, que o pessoal fala que toca bem e aí, vou tocar uma música, vou ver ele tocando, sempre tem alguma coisa, sempre estou aprendendo alguma coisa. Ainda mais quando você vai para outros países, aqui no Brasil nós já estamos mais ou menos na mesma fonte, que nós aprendemos as coisas, mas você vai para o Paraguai, e ainda mais outro estilo de outro país. Isso é muito bom e essa pesquisa tem que ser constante.

( Rock On Stage: E os conselhos para o pessoal que está iniciando? ) bem... algumas coisas que eu falei já servem de conselhos, quer dizer, são essas várias horas de estudo, eu tive muitas horas de estudo antes na guitarra até chegar um certo nível técnico, onde eu aí pode abrir mais o leque para aprender musica de uma forma geral e composição. Depois de um certo estágio que já tava tocando, teve uma certa limpeza, uma técnica razoável na guitarra eu pude abrir, tem que estudar harmonia bastante, estudar outros estilos, não ser preconceituoso com outros estilos, porque dali você vai se identificar, vai aprender muita coisa, e ser preconceituoso com outro tipo de música parece que você não gosta de música.   
  


    Logicamente você pode falar: "essa música não é bem tocada, não é boa ...", mas por causa do estilo, isso é errado, então você tem uma visão muito de fã, menos de músico. Quando se perde aquela visão do fã, de fã daquela banda só, que às vezes ele até é fã de uma banda e tem outro no mesmo estilo que o ele já não gosta, só porque não é aquela que ele gosta. Então isso é uma visão de fã, o músico que quer ser músico mesmo tem que se policiar para não ter muito isso, tem que ouvir, testar, tudo bem, se ele num gostar beleza, mas experimentou, vivenciou aquilo, ouviu, baixou de outras coisas, ouviu falar que aquele músico é muito bom, vai lá ver, seja o estilo que for, repare nos grandes compositores da história seja da onde eles forem.

    Muita horas de estudo com o instrumento e tocar com as outras pessoas, isso é o fundamental, ter uma banda e tocar com outros também, ir lá brincar com alguém que toca viola sertaneja que seja, "...sabe como que é, deixa eu tocar também", vê, aprende alguma coisa, alguma linguagem vem ali, quando ele tocar com distorção, alguma coisa daquilo vem e já vai ser um ponto diferente que ele vai ter do outro que toca guitarra lá na Alemanha. Então esse é o toque, e tem que ter dedicação total.

Rock On Stage:  Temple of Shadows já é considerado pela maioria dos fãs como o melhor álbum do Angra, devido à este fato vocês terão ou não muito mais trabalho para compor o sucessor do deste disco? E vocês já possuem algumas idéias sendo trabalhadas neste sentido?
Kiko Loureiro:
Rebirth foi um cd muito bem falado, Holy Land também foi muito bem falado, você sempre tem a preocupação de fazer um disco melhor, nós sempre temos a preocupação de fazer uma coisa melhor, seja o que for, você fala: " já fiz assim, quero fazer melhor ", então o
próximo cd nós vamos tentar fazer melhor, agora, é engraçado porque você nunca sabe como é que vai sair, como que vai fluir, são várias coisas e dependem de várias coisas. O melhor que você acha que é para você se o público também entende que é o melhor também. Às vezes, um cd como o Holy Land é um cd que, quando foi feito, algumas pessoas falavam " é meio estranho.. " , e hoje em dia falam que é um grande cd, que marcou, principalmente na Europa gostam muito. 

    No Japão, só porque tinha percussão, e eles não estavam acostumado, acharam estranho, hoje em dia falam que é o melhor disco e agora o Temple Of Shadows tem uma coisas diferentes. Só que aí o Angra já cavou um negócio no passado, que é essas coisas malucas no heavy metal, hoje em dia se fala de cara que é um disco interessante, ele fica com medo de falar que é uma ruim, ele fala: "é interessante, então vai ser bom vai ser marco, pois pelo menos é interessante". E já que tem uma mesmice que ronda esse negócio do heavy metal melódico, é uma coisa muito repetitiva e quando você propõe umas coisas diferentes, o disco já se destaca, então, nós temos que propor novas coisas que sejam diferentes do que nós já tínhamos proposto para ele se destacar. Porque se nós viermos com coisas semelhantes ao que já era diferente quando fizemos o Temple Of Shadows, talvez seja repetitivo para o Angra e a preocupação de fazer melhor sempre vai existir.


Da esquerda para direita: Kiko Loureiro, Nilza Formagio e Fernando ( Rock On Stage

Rock On Stage: Quais os planos para o futuro: um novo álbum solo, o DVD com o Angra com  as participações do disco, enfim quais expectativas poderemos ter?
Kiko Loureiro:
É tem o DVD que nós queremos fazer dessa turnê Temple Of Shadows, e o próximo plano é um cd do Angra, um próximo cd solo é para quando der uma brecha, não tem data, eu não posso me colocar como um compromisso, o Angra já tem um compromisso de dois em dois anos, tem alguma coisa, tem que ter um DVD, tem que ter um cd depois, teve um EP como o Hunters And Prey, tem que ter alguma coisa assim. O cd solo é como já diz: solo, é uma coisa a parte, quando der tempo você vai lá e faz, de repente aparece alguém com umas composições legais, ou tem que gravar alguma coisa de violão sei lá, as idéias mil podem aparecer, sem compromisso, não tem compromisso de se posicionar no mercado como uma banda, não tem nada disso, porque se eu encarar o trabalho solo como mais um compromisso aí  vou ficar louco também ( risos ) .

Rock On Stage: Kiko muito obrigado pela entrevista, deixo o espaço livre para você mandar uma mensagem para os fãs e aos leitores do Rock On Stage.
Kiko Loureiro: Muito obrigado,  já ouvi falar muito bem do Rock On Stage ( Nota da Edição: Valeu Aquiles!!!! ) então vou ler minha entrevista aí para conferir. Dar um toque para a galera internauta olhar o meu site, obviamente, o www.kikoloureiro.com.br, e tem o www.kikoloureiro.com.br/nogravity que fala de todas as faixas, tem as fotos da gravação inteira, tem um monte de coisa, um monte de review que já saiu e obviamente, o site do Angra também, o www.angra.net, e mais isso aí, para galera participar, entrar nos fóruns, tem um monte de discussão legal, no meu fórum tem umas discussões legais de guitarra, principalmente a galera que gosta de guitarra entrar lá e muito obrigado pela  participação.

Por Fernando R. R. Júnior
Fotos Alexandre ( Screshy -  www.screshy.com )

Voltar para Entrevistas