A nova realidade italiana do Rock Mundial

    Desde o começo de carreira, os italianos do Lacuna Coil chamaram a atenção do público e das gravadoras, não apenas por causa da beleza da vocalista Cristina Scabbia, mas também pela sua qualidade musical. Atualmente, estão a conquistar o mercado norte-americano. Prestes a desembarcar no Brasil, Costabile Salzano Jr. conversou neste mês de maio de 2010 com a atenciosa frontwoman para uma entrevista reveladora. Com vocês, Cristina Scabbia em longas palavras.

Rock On Stage: Cristina, o Lacuna Coil é uma banda muito conhecida no Brasil, porém poucos membros da imprensa tiveram a oportunidade de conversar com algum dos integrantes do grupo. Por isso, vamos começar falando sobre os primeiros passos da banda. Quais são os momentos mais marcantes do início da carreira?
Cristina Scabbia: Vai ser muito difícil resumir 16 anos em algumas linhas, mas vou tentar! Nós nos conhecemos em 1993, quando Andrea ( vocalista ) e Marco ( baixista ) já estavam tocando em uma banda local e buscavam um contrato com uma gravadora. Quando eles souberam que eu tinha essa grande paixão por cantar, eles me pediram para fazer parte da banda. Assim que produzimos nossa demo, nós chamamos a atenção de algumas gravadoras e então decidimos assinar com a Century Media. O resto é história: começamos a excursionar pelo mundo logo depois de assinar nossas próprias turnês e festivais ( mesmo antes de lançar o primeiro EP! ) ao lado dos maiores nomes do Metal, lançamos cinco álbuns e dois EP´s e ainda estamos aqui, firmes e fortes, promovendo nosso último álbum Shallow Life.

    Nós temos muitas lembranças maravilhosas e é praticamente impossível escolher um momento que amamos do passado, mas com certeza posso mencionar o dia em que descobrimos que estávamos indo assinar um contrato de gravação e lançar nosso primeiro álbum. Estávamos tão entusiasmados e você pode entender o porquê! Hoje, eu diria que entrar na parada da Billboard na 16 ª posição é uma coisa maravilhosa!

Rock On Stage: Um dos fatores mais perceptíveis no som da banda é a sua evolução musical, lançamento após o lançamento. Você acha que depois de cada material vocês precisam se superar ou o processo de composição da banda é natural e sem esse tipo de preocupação?
Cristina Scabbia:
Nós amamos evolução. Nós amamos descobrir e experimentar coisas novas na vida. É a mesma coisa com a música. Nosso núcleo mais profundo será sempre o mesmo mas, ao mesmo tempo, sentimos que temos de criar algo diferente e mais fresco a cada novo álbum. Nós não gostamos de clichês e queremos que nossos fãs se envolvam e cresçam conosco. Nós não temos nenhuma preocupação, pois nossa música é a nossa arte pessoal e ninguém pode nos dizer como criar a nossa arte pessoal. Nós também não pensamos muito quando compomos música; nós gostamos de mantê-la o mais espontânea possível, porque é a única maneira de sermos honestos com nossos fãs, que consideramos da família.

Rock On Stage: A Itália se tornou conhecida na cena mundial do metal por revelar várias bandas de metal melódico e hoje vocês são o principal nome do metal italiano. Como é mudar esta tradição?
Cristina Scabbia: Mesmo quando começamos como uma banda, nós já éramos o “elemento diferente”: ninguém na Itália estava tocando o mesmo tipo de música que nós. Particularmente, acho que nós ainda estamos aqui, porque trabalhamos duro para chegar neste ponto e, acima de tudo, nunca tivemos medo de não virarmos um clichê.

Rock On Stage: O Lacuna Coil iniciou suas atividades em 1994, mas vocês só foram notados tempos depois principalmente com a tendência das bandas com frontwomans. Como você vê este período?
Cristina Scabbia: Nós realmente chamamos atenção com o álbum Comalies, quando a canção Heaven's A Lie se tornou popular e foi tocada em mais de 100 rádios americanas. Vários canais, tanto nos Estados Unidos quanto na Europa, estavam exibindo o vídeo também. A tendência "feminina", como você chamou, começou anos depois, especialmente nos Estados Unidos... pois ter uma mulher numa banda na Europa não era nada estranho.

Rock On Stage: Com poucos anos de estrada vocês já estavam tocando no palco do maior festival de metal do mundo, o Wacken. Como foi este momento?
Cristina Scabbia:
Nós tocamos no Wacken pela primeira vez em 1998, no ano do lançamento do nosso primeiro EP. Foi absolutamente fantástico! Sendo uma banda nova e desconhecida, a chance de tocar em um dos maiores festivais de metal do mundo... é uma sensação fenomenal que não podemos esquecer, é impagável.
 
Rock On Stage: No entanto, hoje em dia vocês estão confirmados para se apresentarem em todos os grandes festivais do mundo. Como é ver a banda crescer, sem deixar que o sucesso suba à cabeça?
Cristina Scabbia: Eu acho que é o que paga nossas contas. Nós não somos uma banda que se uniu por causa de uma gravadora; nós começamos a partir de zero e construímos a nossa carreira na maneira old school: tocando em todos os lugares, dando um monte de entrevistas e literalmente trabalhando muito... Desta forma, nós sempre podemos lembrar de onde viemos e deixar para outras pessoas aquela atitude irritante que não nos pertence. Você não precisa ser um idiota para provar que você pode tocar rock!

Rock On Stage: Shallow Life é outro período em sua carreira. As canções são cativantes e o som é muito moderno, muito diferente do que vocês costumavam fazer no início. Qual é o objetivo com este material?
Cristina Scabbia:
Não há nenhum objetivo, nós tocamos a música que gostamos. Ao ouvir muitas músicas boas, do passado e do presente, nós percebemos que é muito mais difícil criar uma canção muito intensa, na qual a mensagem vá direto para o ouvinte. Te dou um exemplo bobo: pense em canções como Imagine, de John Lennon. Eu ouvi um monte de gente dizendo: "essa música é tão simples que eu poderia escrevê-la !"... Obviamente, eu nunca nos compararia com ele, mas o que eu estou tentando dizer é que é MUITO difícil ser simples, claro, forte e intenso em um vocal, muito mais do que unir riffs complicados e palavras que você realmente não compreende. Muita gente não entende isso. Nós tentamos fazer isso no Shallow Life e eu acho que alcançamos o que queríamos fazer.

Rock On Stage: Neste álbum você trabalhou com Don Gilmore, que tem artistas como Avril Lavigne, Linkin Park e Pearl Jam em sua história. A ideia é alcançar novos públicos?
Cristina Scabbia:
Não, na verdade não! Nós só queríamos trabalhar com um produtor diferente para aprender algo novo e ver onde nós poderíamos ir a partir do Karmacode. Conhecemos Don em Milão, onde tocamos algumas músicas para ele e nos demos bem desde o primeiro dia.

    Certamente, ele é extremamente profissional e tem um ótimo portfólio, mas ele é também uma pessoa muito descontraída, que te coloca de volta no lugar quando é hora de se concentrar na gravação. Ele é um grande produtor que nos ensinou como abordar as coisas de forma diferente e se nós vamos trabalhar novamente com ele ou não, nós estimaremos sua experiência.

Rock On Stage: Nos últimos anos, a cena metal brasileira tem crescido tanto que temos várias bandas se dando bem internacionalmente. No entanto, não temos ouvido muito da cena italiana. O que você pode nos dizer sobre o que está acontecendo em seu país de origem?
Cristina Scabbia:
Honestamente, tenho que dizer que não faço ideia sobre o que está acontecendo agora, porque eu passo mais tempo fora da Itália do que em casa!

Rock On Stage: Cristina, o Lacuna Coil é uma banda que gosta de futebol. Qual é a relação de vocês com o esporte dentro da banda? Na minha opinião, a única coisa errada é você torcer para o Milan! P.S.: Não me interprete mal, eu sou fanático pelo Juventus ( risos )
Cristina Scabbia: Humm, se você é um torcedor da Juventus, então eu não deveria responder às suas perguntas! ( risos gerais ). Deixando de lado as piadas, todos nós amamos futebol, alguns mais do que outros. Quem acompanha futebol no Lacuna Coil é fã do AC Milan e, sempre que estamos na estrada, estamos tentando acompanhar as partidas mais importantes no ônibus, via satélite. Nosso baterista também tem uma grande paixão pela arte marcial chinesa.
 
Rock On Stage: Por ser torcedora, você tem algum contato direto com algum dos jogadores brasileiros do Milan?
Cristina Scabbia:
Infelizmente não: mesmo que eu conheça várias pessoas estritamente ligadas ao time, eu nunca tive a chance de conhecê-los, até agora.

Rock On Stage: Ainda sobre futebol, a turnê sul-americana da banda vai ser durante a Copa do Mundo. Já pensou que você pode estar tocando em território inimigo? ( risos )
Cristina Scabbia:
É, eu estou realmente animada com a Copa do Mundo. Obviamente, eu espero que a Itália ganhe e sei bem que o Brasil é um time MUITO forte para vencer. Mas nós nem sabemos se vamos nos encontrar em uma partida, então vamos esperar para ver!

Rock On Stage: Por um tempo, você namorou com o Marco Zelati. Como é o relacionamento de vocês hoje em dia? Afinal, vocês não estão mais juntos, saíram com outras pessoas, mas existem fãs que seguem vocês, etc. Muitas bandas não suportam esse tipo de situação e, geralmente, um ou o outro acaba abandonando.
Cristina Scabbia:
Normalmente, eu não gosto de compartilhar minhas coisas pessoais; eu sou muito extrovertida, mas ao mesmo tempo sou uma pessoa muito reservada e gosto ficar na minha quando se trata da vida pessoal. Eu só posso dizer que eu e Marco estamos felizes na banda e somos grandes amigos.

Rock On Stage: Como surgiu o convite para gravar o cover do Megadeth para A Tout Le Monde?
Cristina Scabbia:
O Megadeth apenas me pediu para fazer e eu aceitei de bom grado. Eu sempre amei a música A Tout Le Monde e o fato deles me convidarem para fazer parte disso foi uma coincidência curiosa, pois esta é a música que mais gosto do Megadeth. Nós a tocamos ao vivo algumas vezes juntos e foi uma experiência fantástica.

Rock On Stage: O mercado norte-americano sempre foi conhecido por não ser confiável e por não aceitar muito bem o que vem de outros países. No entanto, parece que ele mudou ao longo dos últimos anos e várias bandas estrangeiras como vocês e o Shadowside, do Brasil ( liderado pela bela vocalista Dani Nolden ), estão dominando os Estados Unidos. Como interpretar tal recepção dos norte-americanos?
Cristina Scabbia:
Não há uma receita para ser bem-sucedido nos Estados Unidos, mas o que posso dizer é que nos sentimos em casa quando estamos lá. Nós estivemos lá tantas vezes que alguns dos nossos fãs pensam que somos ítalo-americanos de Nova Jersey! ( risos )

Rock On Stage: Falando sobre beleza, você está sendo considerada uma das divas Metal. Este título ajuda ou atrapalha? Afinal, se você não tiver talento, a beleza não ajuda muito, não é?
Cristina Scabbia:
Este "título" só ajuda você a conseguir um pouco de atenção, mas o que você disse sobre a beleza não ser o bilhete premiado para ser bem-sucedido e respeitado é absolutamente verdadeiro. A beleza é volátil e é apenas algo que você vê na superfície. Você precisa de muito mais, como mulher, para ser considerada e respeitada. Há um monte de garotas bonitas na cena, especialmente neste momento em particular, mas nem todas elas estão encontrando seu espaço no mundo da música: um rosto bonito não é o suficiente e você tem que provar o seu potencial, ser capaz de cantar ou tocar um instrumento. Pelo menos, se você quiser estar em uma banda!

Rock On Stage: Ao longo dos últimos anos, pudemos observar que o Metal está mudando. Como você vê essas transformações?
Cristina Scabbia:
Algumas bandas foram inspiradas por diferentes estilos de música e criaram algo diferente. Outras fizeram o mesmo com outros estilos e assim por diante. Os estilos só continuam se misturando. É a evolução natural. Haverá sempre os clássicos que todos nós amamos, mas você não pode parar as mudanças, mesmo que você tente!

Rock On Stage: Por que você acredita metal sueco dita as regras hoje em dia? O que você acha que causou isso?
Cristina Scabbia:
Eu não acho que o metal sueco dita as regras ... com todo o respeito a cada banda sueca, é claro!

Rock On Stage: Infelizmente, há poucos dias perdemos Peter Steele. Você acha que as pessoas podem dizer o quanto esta perda significa para a música?
Cristina Scabbia:
Eu não sei o que as pessoas podem pensar sobre esta notícia devastadora... Eu só sei que ele me inspirou, eu o amava tanto como um amigo quanto como músico e sinto sua falta. Sem ele, eu não seria quem sou agora: é por causa de bandas como Type O Negative que nós, o Lacuna Coil, estamos aqui hoje.

Rock On Stage: Cristina, qual o seu maior sonho?
Cristina Scabbia:
Eu só tento aproveitar o que tenho, todos os dias. Eu tenho sido extremamente abençoada até agora, então se eu pudesse torná-la real, adoraria manter esta serenidade interior para sempre.

Rock On Stage: Na sua opinião, como seria a turnê perfeita?
Cristina Scabbia:
A turnê perfeita é aquela onde a multidão enlouquece todas as noites, pulando e cantando com você, te alimentando com energia. E não deveria realmente importar quem está tocando, pois ela deveria ser sobre curtir junto, sentindo a música. Esta seria a turnê perfeita.

Rock On Stage: Esta é sua primeira vez tocando no Brasil. O que os fãs podem esperar deste único show?
Cristina Scabbia:
Uma quantidade insana de energia pura e crua. Nós gostamos de interagir com nossos fãs durante o show e de se mover no palco. Nosso show não será nada estático!!
 
Rock On Stage: Deixe uma mensagem aos fãs.
Cristina Scabbia:
Mal posso esperar para conhecer todos vocês!! Vocês têm esperado por tanto tempo que merecem um grande espetáculo. Vamos nos emprenhar 100% e eu já estou animada! Nos vemos lá e rock on!


Por Costábile Salzano Jr
Junho/2010

 

Voltar para Entrevistas