Neste início de março conversei com o gaúcho Earth, responsável pelo projeto Seduced By Suicide, que além de compor, gravar e tocar todos os instrumentos de seu primeiro trabalho, o EP Gothic Dream, também é vocalista do Mystic Shadows e participa no Bloody Tears. Neste papo abaixo conversamos sobre a temática do Seduced By Suicide, as dificuldades encontradas na gravação de Gothic Dream, planos para o futuro, entre outros assuntos. Confiram então o versátil vocalista Earth:

Rock On Stage:  A temática do Seduced By Suicide é centrada em ultra-romantismo como o nome da banda sugere?  
Earth: Sim, totalmente. Tudo o que é feito pelo Seduced by Suicide, desde letras até a parte gráfica procura ser coerente com a temática ultra-romântica adotada pela banda, ainda quando era apenas uma idéia.  

Rock On Stage:  Gostaria que você comentasse como foram os processos de composição e gravação de Gothic Dream.
Earth: Desde o início de 2005 começei a compor melodias e letras para o que viria a ser o cd Gothic Dream. Então, em julho do mesmo ano, achei que já tinha idéias suficientes para serem distribuídas em cinco músicas e começei literalmente a parte de gravação. Dentro da minha maneira de trabalhar, as coisas não acontecem por ordem ou separadamente. Assim, durante a segunda metade de 2005, não só gravei as idéias que já tinha até então, mas continuei compondo, buscando os parâmetros da master, criando linhas de teclado, fazendo testes de mixagem... enfim, tudo quase que ao mesmo tempo. O cd Gothic Dream surgiu de um verdadeiro caos dentro de um estúdio de gravação.  

Rock On Stage: Gothic Dream é um álbum que você fez tudo sozinho, isso é melhor, ou  muito mais trabalhoso?
Earth:
É melhor, porque não preciso fazer nada que não me agrade ou deixar de fazer algo que tenha sido vetado por uma decisão coletiva. E também, claro, é mais trabalhoso. Em geral, cada músico tem que criar melodias para um único instrumento, no caso do Seduced by Suicide, esse trabalho é multiplicado por cinco, pois foram usados basicamente cinco instrumentos na gravação do cd.

Rock On Stage: Ao ouvir Gothic Dream, notamos muitas influências de bandas que marcaram a cena gótica oitentista, foi isso mesmo, você se inspirou nessas bandas para compor o disco? E quais bandas em especial te influenciaram?  
Earth: Com certeza há influência de bandas anos 80, mas há muito mais do que isso. Cada vez que me perguntam a respeito, seja em entrevistas ou não, tendo a responder algo diferente e nunca estou mentindo, se é que você me entende... Algumas delas são David Bowie, Type O Negative e Garbage.  

Rock On Stage: Como funcionarão os shows de divulgação de Gothic Dream? Você tem em mente quais músicos irão te acompanhar em turnê?
Earth: Atualmente, ao invés de shows, temos feito festas de lançamento do cd, e isso tem dado ótimos resultados! Cedo ou tarde formarei um line-up para shows com músicos convidados que já tenho em mente. Mas, por hora não tenho como te responder quando isso irá acontecer.  

Rock On Stage:  O álbum Gothic Dream é um EP independente, gostaria de saber como estão os contatos com as gravadoras para lançar futuramente o primeiro full lenght.
Earth:
 Até o presente momento não foram enviados cd's para gravadoras, apenas para imprensa e para fãs que compraram o cd através do nosso site. Porém, já fomos procurados por algumas gravadoras de alguns países distantes interessadas em lançar o próprio Gothic Dream dentro de seu país. Neste momento a prioridade é divulgar o cd Gothic Dream e não buscar uma gravadora para o full.  

Rock On Stage: Mudando um pouco de assunto conte-nos um pouco do seu outro projeto, o Bloody Tears e a sua participação no Mystic Shadows.
Earth: O Blood Tears, minha banda de Doom Metal está em fase de gravação do primeiro full, chamado Nothing But Sorrow, que dentro deste ano estará disponível. Já o Mystic Shadows, é a banda de Black Metal de Myth, vocal extremo do Blood Tears, onde eu cantei e produzi o primeiro full length.  

Rock On Stage:  Levando em conta que o Bloody Tears tem uma sonoridade mais doom metal, o Mystic Shadows no Black Metal e o Seduced By Suicide no gothic rock, você encontra algum problema em alternar nesses três estilos diferentes? Qual é o mais difícil para compor, gravar, apresentar-se, etc?
Earth: Essa diferença grande de estilos entre as bandas seria um problema caso eu escutasse um número limitado de bandas. Eu vejo isso como uma liberdade maior para compor, pois dentro de cada uma delas há um limite estabelecido pelo estilo escolhido e quanto mais bandas eu participe ( minhas ou não ), mais liberdade musical eu tenho.

Rock On Stage: Com a vinda no Brasil de várias bandas góticas e muitas de gothic metal ( tivemos o The 69 Eyes no Live´N´Louder e o After Forever,  por exemplo ), você acredita que isso é um fortalecimento da cena gótica? E como você avalia a cena gótica gaúchas? E a nacional?
Earth: Eu acredito que sim, é normal que sim... Mas, se tem algo sobre o qual eu não penso é “cena”. Minha única preocupação dentro de qualquer projeto que eu participe, sendo minhas bandas ou não, e que fique bem feito. O Seduced By Suicide não surgiu para fortalecer uma cena ou outra, e sim, pura e simplesmente para tentar fazer músicas legais.

Rock On Stage: Conte-nos um pouco Earth dos seus planos para o futuro?
Earth:
O futuro mais longe que eu planejo está dentro ainda deste ano. Basicamente planejo finalizar 2006 com o cd do Blood Tears pronto e bem legal, e ter feito Seduced by Suicide uma banda conhecida e respeitada dentre o público que curte esse tipo de som.  

Rock On Stage: Muito obrigado pela entrevista Earth. Peço para deixar uma mensagem para os leitores do Rock On Stage e os fãs da música gótica.
Earth:
Muito obrigado a você Fernando! Deixo aqui meu convite aos leitores que queiram conhecer mais sobre a banda para que visitem o site www.seducedbysuicide.com e baixem algumas das várias mp3´s lá disponíveis, entre elas a versão 2006 do cover do KISS.

Site: www.seducedbysuicide.com  

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Entrevistas