1.º Metal Fest
Sábado dia
06 de setembro de 2003
Local: Salão de Festas Vicentinos – Assis/SP
Bandas: Defender, Brutal Mind, Sauron e Sepultura Cover


           
O show rolou, como tradicionalmente por aqui, no Salão de Festas Vicentinos, na região central da cidade. O horário para abrir o local foi marcado para as 22Hs., mas devido ao atraso do responsável pelo som, a porta foi aberta com 40 minutos de atraso.

            Um comentário que não posso deixar de relatar é que, sem a Bloody Pigs Productions ( www.bloodypigs.kit.net ) a cena underground METAL de Assis seria praticamente nula, pois mesmo contando com uma grande divulgação ( incluindo até propaganda em rádio ), os shows na cidade não estão dando mais de 200 headbangers ( mesmo a cidade sendo de médio porte, tendo 90 mil habitantes ).

            Mas agora vamos aos shows; a banda que abriu a noite foi o Defender de Assis/SP, que toca heavy tradicional e que teve como música de abertura “Hell Patrol” -  Judas Priest, seguindo com “Road to Hell” -  Bruce Dickinson. Mesmo a banda sendo nova ( apenas um ano de existência ), já mostra grande segurança no palco. O excelente som próprio “Falling into Darkness” demonstrou o poder de composição da banda; a única  pena foi  esta tenha sido a única própria do show. Outros covers de destaque foram “Thor” - Manowar, “Rebellion”  - Grave Digger. Pode-se dizer, então, que o Defender abriu com esplendor a noite.

            Logo depois surge no palco os também assisenses do Brutal Mind, que fizeram uma apresentação rápida ( por volta de 20 minutos ), mas detonando muita energia e raiva no palco. O som da banda é um grind core com grandes influências de death metal tradicional e também ( por que não dizer ) New Metal. O destaque para o seu repertório, este todo  composto por sons próprios. Agora resta aguardar a demo.

            A terceira banda foi o Sauron de Pirajú/SP, que explorou apenas covers. Com versões excelentes de “Pull Me Under” - Dream Theater, “Final Sacriface” - Avantasia, “If I Could Fly” e “The Time of the Oath” ambas do Helloween, além das pesadas “Seasons in the Abyss”  - Slayer e “Into the Pit” - Fight, entre outras. Esta variedade de estilos feita pelo Sauron mostra que a banda está indecisa ao estilo de Metal que deve explorar, porém aqui vai um toque: a banda consegue explorar muito bem o teclado e também o vocal do Thiago, então sugiro que fiquem entre algo melódico e tradicional. Esperamos num próximo evento uns sons próprios, pois o Sauron ainda vai dar o que falar na cena underground paulista.

            Fechando a noite, da pequena cidade de Salto Grande/SP veio o Sepultura Cover que contou com membros do Motu Perpetuo ( banda que rolou em junho passado por aqui ). E não podemos negar, o público estava sedento pelo som que Max Cavalera e seus companheiros de banda inventaram, não ficando um minuto parado.

            O set-list contou com clássicos como “Troops of Doom”, “Spit”, “Refuse/Resist”, “Desperate Cry”, “Sepulnation”, “Slave New World”, entre outros, fechando com “Orgasmatron” e “Polícia”, e  rolando novamente “Sepulnation”, a pedido da galera. Garanto, após assisti-los, que esta foi uma das melhores bandas covers que já vi tocando ( e olha que não foram poucas ). Parabéns pela grande homenagem, ao não menos grande Sepultura.

            Assim, já passavam das quatro da manhã; hora de pegar a última cerveja e caminhar para casa, sabendo que a cena Metal de Assis/SP está reagindo, porém ainda longe de ser o que realmente pode tornar-se.  

Por Leandro Sartori

Voltar para Festivais