Festival Metal Heart
Com: Weltkrieg, Mortage, Lethal Fear, Denim and Leather, Mad Dragzter, Executer e Tiger Cult.
Local: Parque Santa Maria – Jaguariúna/SP -  domingo,  27 de junho de 2004
 

    Este foi um domingo dos melhores, pois o programa de rádio Metal Heart de Jaguariúna comemorava um ano de existência e quem ganhou o presente foi o público headbanger regional, pois para comemorar este aniversário realizou-se o seu primeiro festival, que também leva o nome do programa. O local escolhido para a realização do evento, o Parque Santa Maria, é excelente, e destaque para a estrutura do festival, com um palco e equipamento de dar inveja a maioria dos shows que rolam por aí. Além disso, a festival contou com grandes bandas da região e destaques do cenário underground nacional, como Tiger Cult e Mad Dragzter. Ahh!!!... E tudo isso com entrada franca.

    A primeira banda que se apresentou foi o Weltkrieg de Jaguariúna, que conta nos vocais com Daniel Death, grande batalhador da cena underground regional. A sonoridade da banda é calcada no black metal oitentista. Além de sons próprios, a banda detonou covers de Slayer Evil has no Boundaries  e Venon - Black Metal.

    Na seqüência veio o Mortage de Campinas, banda que investe num death metal também oitentista. Era a segunda vez que vejo a banda e desta vez conseguiu me deixar uma ótima impressão. Conseguiram detonar com precisão o que o som exigia e o vocalista lembra muito Fernando Lima, vocal do Drowned. É bom prestar atenção no Mortage, e que venha a próxima demo ( ou disco ).

    Mudando um pouco a sonoridade, a terceira banda foi o Lethal Fear de Amparo com o seu heavy tradicional e que vem ganhando destaque na mídia metal nacional, com ótimos elogios de sua nova demo, Mephisto. O show foi um misto entre sons de suas duas demos, como Leave All Behind, Steel the Night Away, Last Crusade e covers de Judas Priest com One Shot in Glory e Iron Maiden com Powerslave. Novamente, o Lethal Fear deixa uma ótima impressão e alguma gravadora tem que ficar atenta, pois merecem alçar vôos mais altos.

    A próxima banda a subir no palco do Metal Heart foi os paulistanos do Denim and Leather, banda com mais de 10 anos de existência e que tem o som calcado no New Wave of the Bristish Heavy Metal. A banda é literalmente um tributo a esta cena oitentista, pois o som remete a todo o momento a esse movimento. Além de sons próprios como Evil Wheels  ( presente na coletânea Valhalla Demo Section ), Hatred ( com uma ótima performance do vocalista ), a banda rolou covers de AngelWicht e um fabuloso medley do Saxon. Outra ótima banda nacional, que merece mais destaque.

    A quinta banda da noite era, a que eu particularmente mais aguardava para conferir, pois tinham lançado no final de 2003 um excelente disco de thrash metal, o elogiadíssimo Strong Mind. E não é que Tiago Torres e seus comparsas do Mad Dragzter conseguem reproduzir com louvor o que se encontra no CD... Foi uma apresentação de muita garra, com sons como Lost, Strong Mind, Mad Dragzter, The Chase, além de covers do Sepultura com Troops of Doom, Exodus - Bonded by Blood – com Daniel Death nos vocais e Slayer - Black Magic – com Daniel, locutor do Clube Rock e vocalista da banda Manthus. Outra ótima apresentação, deixando impressões duradouras no público presente.

    A penúltima banda do festival é o já mais que tradicional Executer de Amparo, na divulgação ainda do excelente Psychotic Mind. Todos conhecem a competência do Executer, e novamente Juca, Beba, Paulo e Elias não deixaram pedra sobre pedra, sendo a banda que mais agitou o público. Músicas como Chaos Memories, No More Racism e covers de Exodus e Whiplash, entre outras, foram literalmente "executadas".

    Fechando o festival, o Tiger Cult de São Paulo estava desfalcado da guitarrista Marina por problemas médicos, que fez a banda perder um pouco o seu peso, mas com certeza não decepcionou os presentes, que nesta hora não eram muitos. Com o ótimo álbum Cold and Terrible eles rolaram Down the Bastards, I Rule the Highway, entre outras, além de covers do Accept - Fast As a Shark e Venon - Black Metal.

    Agradecemos a hospitalidade da organização, na figura do Renato ( locutor do programa Metal Heart ) e do Daniel Death, esperamos mais eventos como este entrem de vez em nosso cenário underground regional, pois o Metal Heart já nasceu grande.

Por Leandro Sartori
Colaborou: João Paulo Sartori

 

Voltar para Festivais