Rock Vip Itinerante
Com: Neanders, Áquila, Lottus, Fuel n’ Fire, Cows From Farm, The Ordinary Sins, Old Classics, Comatose (Pearl Jam Cover), Tio Mandrake e Bad Religion Cover
Sábado, dia 23 de março de 2013
no Espaço Natureza em Itapira/SP

    E mais uma vez Itapira tornou-se o palco para mais um belo evento de Rock e Heavy Metal durante a realização do Rock Vip Itinerante, evento que foi organizado pelo proprietário do VIP Bar, Ricardo Sartoretto. O local escolhido foi o aconchegante Espaço Natureza, que conta com uma ampla área capaz de acomodar muitos headbangers.

    O Rock Vip Itinerante começou com algum atraso conforme conversei com alguns amigos presentes no festival, mas nada que atrapalhasse o andamento do evento. Cheguei no Espaço Natureza por volta das 19hs e acabei perdendo os shows das duas primeiras bandas que se apresentaram, entre elas o Fuel'n'Fire de Jacutinga/MG.

    Quando entrei o pessoal do The Ordinary Sins de Itapira estava se preparando para entrar no palco e mostrar o seu som, que embora tenha sido colocado na divulgação como Hardcore, o estilo da banda é um Stoner Rock, que não sendo muito conhecido pela maioria dos presentes, não chegou a agradar tanto. Vale dizer que a banda tocou várias composições próprias e isso é muito importante, pois quem tem som próprio tem que aproveitar as oportunidades que tem para exibir suas canções.

Old Classics

    Depois era a vez do Old Classics de Jacutinga/MG, agora com o formato de um quarteto que iniciou sua sequencia de grandes clássicos do Rock com Eye Of The Tiger do Survivor, Mr. Crowley do Ozzy Osbourne e aí cabe um comentário ao novo guitarrista da banda que desferiu solos bem melodiosos.

    Depois tocaram Slide It In do Whitesnake em uma versão Hard Blues e não é que tinham pessoas que não conheciam esta música? Bem espero que esses possam ouvir o álbum inteiro e certificar como o David Coverdale nos anos 80 nos cravou grandes composições.

     Em seguida, com um longo solo de guitarras tivemos a sensacional Doctor, Doctor do U.F.O., Hey Stooped do Alice Cooper em um ritmo bastante Rock'n'Roll e Wasted Years do Iron Maiden. Com um set assim acabou se tornando fácil para que a banda garantisse uma bela vibração dos presentes e muito antenado Tiago Machado continuou com a energia de Hush, famosa por ter sido gravada no álbum Shades Of Deep Purple do Deep Purple.

    Após perguntar se gostamos de KISS, o Old Classics surpreende ao tocar Domino, que não é das mais conhecidas do quarteto americano e recebe muitas palmas ao tocar Under Pressure do Queen. Tivemos tempo para a Run Like Wind, no estilo gravado pelo Saxon, uma versão pesadíssima para Come Together dos Beatles e emendam com mais uma do KISS, a Love Gun.

    Depois outra surpresa Anytime, Anywhere do Mr. Big. Para finalizar a boa apresentação do Old Classics, um clássico do Pop Rock que eles relembraram foi I Don't Wanna Lose Your Tonight do The Outfield e a Rock'N'Roll do Led Zeppelin.


Comatose Pearl Jam Cover

    Depois era a vez do ótimo Comatose, um cover do Pearl Jam de Mogi Mirim/SP formado por por Chico Galesso nos vocais, Igor Mondini e Speedy Silvio nas guitarras, Drigão no baixo ( entretanto este foi substituído por um grande amigo nesta noite ) e Piu na bateria foi na minha opinião a melhor banda que vi assisti neste Rock Vip Itinerante, pois os caras tocaram muito bem rememorando a banda de Seattle.

    E para isso eles tocaram "Coudroy", "World Wide Suicide", "Alive" para começar e todas muito fiéis às gravações originais. O Comatose passou mesmo a 'vibe' de estar em um show do Pearl Jam pois além de boas vocalizações percebia-se que o instrumental seguia com a mesma categoria que era necessário.

 

    O vocalista Chico Galesso nos conta que já tem entre seis e sete anos de banda e que a cada show ganham mais amigos e assim dedicam Given To Fly à um casal que estava mais na frente. O longo set do Comatose teve ainda "Daughter", "Jeremy", "Evolution", "Black" ( com um vigoroso riff de guitarra ), "Even Flow" com solos que foram pura eletricidade.

    Em seguida dedicaram Betterman ao organizador Ricardo Sartoretto e finalizaram com Baba O'Riley que o Pearl Jam sempre toca em seus shows para um delírio da galera e serviu de combustível para quem iria ver a banda no Lollapalooza 2013.

Tio Mandrake

    A banda seguinte seria o Tio Mandrake, banda de Cosmópolis/SP que tem um repertório baseado em músicas do Ozzy Osbourne e Led Zeppelin que é formada por Red Colt nos vocais e gaita, Lelly Walker na guitarra, violão e backing vocals, Ed Kobra no baixo e Toni Coyote na bateria. Já que a ideia era trazer a tona o Led Zeppelin eles abrem com Rock'n'Roll e os vocais de Red Colt estavam um pouco mais agudos que o necessário, mas convenhamos cantar como Robert Plant no inicio dos anos 70 não é uma tarefa fácil e dão sequencia ao show com a boa versão para Good Times Bad Times.

    Depois duas do Ozzy com I Don't Want To Change The World e a balada Road To Nowhere, destancando-se o guitarrista Lelly Walker nos solos. Aliás, estes clássicos foram muito bem aceitos pelos presentes e não tinha mesmo como não agitar mesmo, afinal a vida de muitos de nós foi guiada pela história musical que estes nomes deixaram registrados em seus discos.

     Voltando ao Led Zeppelin, o Tio Mandrake executou Immigrant Song e um medley de Wholla Lotta Love com Black Dog, que foi muito bom superando algumas pequenas falhas na Immigrant Song. Em seguida Shot In The Dark do Ozzy Osbourne e Long Live Rock'N'Roll do Rainbow em uma versão que garantiu a agitação e um belo tributo ao Dio.

    Mas o Tio Mandrake tinha um coelho na cartola e depois de trocar a guitarra, Lelly Walker tocou simplesmente Stairway To Heaven em uma versão que ficou muito fiel com as tradições do Led Zeppelin. E finalizando o set apresentaram também Mr. Crowley do Ozzy Osbourne. O Tio Mandrake provou ser uma boa banda que é influenciada por dois dos grandes nomes dos anos 70 e pelo que pude saber, eles possuem um material próprio que poderia e deveria ter sido apresentando neste Rock Vip Itinerante.


    Depois do Tio Mandrake haviam ainda mais duas banda para se apresentar no Rock Vip Itinerante, mas como já eram mais de 03:00hs da manhã não pude acompanhar os shows do Come Join Us ( Bad Religion Cover ) de Campinas/SP e do J-Jolt de Amparo/SP que toca músicas do Korn, Slipknot, Mudvanye, entre outros.

    Mesmo não tendo acompanhado o Rock Vip Itinerante em sua totalidade deu para ver que o evento bem organizado como foi, mesmo com a falta de duas bandas, atraiu um belo número de headbangers da região, pois haviam amigos de cidades como Amparo/SP, Mogi Mirim/SP, Espírito Santo do Pinhal/SP, Pedreira/SP, Jacutinga/SP entre outras vieram prestigiar a festa organizada por Ricardo Sartoretto, que certamente em breve estará com outro ótimo evento em Itapira/SP.
 

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Agradecimentos à Ricardo Sartoretto
pela atenção e credenciamento.
Abril/2013

Galeria de Fotos dos Shows do Tio Mandrake, Comatose, Old Classics e The Ordinary Sins
no Rock Vip Itinerante no Espaço Natureza em Itapira/SP

Tio Mandrake no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Tio Mandrake no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Tio Mandrake no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Tio Mandrake no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Tio Mandrake no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Comatose no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Comatose no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Comatose no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Comatose no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Comatose no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Comatose no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Comatose no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP comatose-rock-vip-itinerante-itapira-12 Comatose no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Old Classics no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP Old Classics no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP The Ordinary Sins no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP The Ordinary Sins no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP The Ordinary Sins no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP The Ordinary Sins no Rock Vip Itinerante no Espaço Nauteza em Itapira/SP

Voltar para Festivais