Revolution Special Edition com Popmind e Bruno Boncini
Abertura: Garage Machine
Sociedade Recreativa Esportiva Pinhalense em Espírito Santo do Pinhal/SP
Sábado, 1º de outubro de 2016

    Popmind e Garage Machine, as duas principais bandas de Pop/Rock de Espírito Santo do Pinhal/SP, que sempre recebem um ótimo público em suas apresentações no Bar do Clube da SREP ( ou Sociedade Recreativa Esportiva Pinhalense ) estiveram mais uma vez juntas para a realização da festa Revolution Special Edition, que contou também com a ilustre presença do convidado Bruno Boncini, ex-vocalista da banda Malta.

    Como esta festa não era necessariamente um evento de Rock, pois, vários DJ´s comandaram as pickups, porém, eles ficaram na parte inferior do salão principal, este sim estava reservado para os shows e receberam um enorme número de pessoas, que ocuparam praticamente toda a parte da pista e quase todo o mesaninho.

Garage Machine

    Por volta das 00:30, o Garage Machine, cuja formação é Ratinho no vocal, Jefferson Firmino e Matheus nas guitarras, Paulo Sosi baixo e Celo na bateria já estavam no palco para a alegria de todos os presentes que participaram intensamente do show.

    De início, eles começaram com a pesada Eu Quero Ver o Oco do Raimundos e Proibida Pra Mim do Charlie Brown Jr. duas das influências do quinteto em que posso destacar a movimentação pelo palco do vocalista Ratinho, os solos com muita distorção dos guitarristas Jefferson Firmino e Matheus, as pancadas precisas e 'sem dó' do baterista Celo e a atuação sempre empolgada e cheia de pulos do baixista Paulo Sosi ( será que ele se inspira em John Entwistle do The Who ? ).

    Obviamente, que a reação da galera era de cantar e agitar bastante com o Garage Machine, que logo em seguida tocou a Não Sei Viver Sem Ter Você, um sucesso do CPM 22, que sempre é muito bem executado pela banda e o vocalista Ratinho sempre muito animado percorre o palco todo demonstrando sua excelente presença e seu carisma.

    Relembrando do Detonautas, eles tocaram a Outro Lugar e logo depois a Que Vez do Tihuana ( que foi muito bem recebida pela galera ) em um set list um tanto que diferente de outras apresentações que vi este ano, o que é muito bom.

    Outro ponto a se enaltecer nesta resenha é a interação entre o baixista Paulo Sosi e o guitarrista Jefferson Firmino, que ficam o tempo todo brincando, se cumprimentando, se mexendo e interagindo com a plateia como foi o caso também durante a Fontes Indestrutíveis do Charlie Brown Jr.. Desta vez, o Garage Machine investiu em um show mais direcionado ao Pop e ao Reggae como na versão de Naticongo do Natiruts, que também foi muito bem recebida pela galera. Contentes, disparam A Cera da banda O Surto e a Anjos do O Rappa, que contaram com uma vibrante participação dos fãs.

    Retornado ao Charlie Brown Jr. tivemos a Samba Makossa, que é uma daquelas que empolga facilmente a plateia e para onde se olhava via muitos cantando sua letra com o vocalista Ratinho. Entretanto, não é só de covers que vive o Garage Machine, pois, a banda possui também composições próprias e uma delas é a Veja Você, que  já está se tornando um hit nos shows, além de ser a canção que levou a banda ao Midas Studio do renomado produtor Rick Bonadio.

    A trinca final do show do Garage Machine na Revolution Special Edition contou com a Zoio de Lula, outra do Charlie Brown Jr., a sempre emocionante e cantada por muitos O Tempo Não Para do Cazuza e a própria Reação, que mostrou uma pegada robusta. Mais uma vez, o Garage Machine soube como cravar um ótimo show para o público, que vibrou o tempo todo e algo que é muito bacana, a galera agitou bastante durante as composições próprias da banda.

 

Set List do Garage Machine

1 - Eu Quero Ver o Oco
2 - Proibida Pra Mim
3 - Não Sei Viver Sem Ter Você
4 - Outro Lugar
5 - Que Vez
6 - Fontes Indestrutíveis
7 - Naticongo
8 - A Cera
9 - Anjos
10 - Samba Makossa
11 - Veja Você
12 - Zoio de Lula
13 - O Tempo Não Para
14 - Reação

Popmind e Bruno Boncini

    Não demorou para que os ajustes de palco fossem realizados para o show do Popmind, de longe a banda com mais tempo de estrada de Pinhal, que já lançou um álbum de composições próprias, o Via Pop e tem várias outras ótimas 'na agulha', que vez ou outra fazem parte de seus shows.

    Entretanto, desta vez, Du Nalesso ( vocais e teclados ), Thiago Menê ( vocais e teclados ), Sandro Paixão ( baixo ), Matheuzinho ( bateria ) e Estevan de Carli ( guitarra ) estariam acrescidos do convidado Bruno Boncini, que ganhou fama pelo tempo que foi vocalista da banda Malta gravando com eles os álbuns Supernova ( 2014 ) e Nova Era ( 2015 ).

    E a pegada do show do Popmind nesta Revolution Special Edition foi mais eletrizante, pois, comparando com as suas apresentações no Bar do Clube sempre temos um clima de descontração por parte da banda e também do público, mas, neste sábado não, eles estavam dispostos a realizarem um show verdadeiramente marcante. Na abertura com Du Nalesso nos vocais, eles tocaram com moral a In The End do Linkin´ Park e seguiram com a Puro Êxtase do Barão Vermelho.

    Sem pausas com Thiago Menê nos vocais  tivemos a versão do Popmind para a Na Sua Estante da cantora Pitty e sempre quando ele assume os vocais ficamos impressionados com os agudos da sua potente voz. A canção mais Pop Want To Want Me de Jason Derulo - que na versão do quinteto fica mais Rock - foi a seguinte e a última antes da presença do ilustre convidado foi a We Are The Young do Fun.

    E Thiago Menê - que também está integrando a banda Pedra Letícia e está na banda de apoio do Programa do Porchat na Rede Record - teve o orgulho de chamar o vocalista Bruno Boncini para fazer parte do show do Popmind e este chegou com uma blusa ( estava calor, mas... estilo é estilo ), boné e muita atitude para comandar o show durante sua participação, que começou com A Sua Maneira do Capital Inicial.

    A entrada de Bruno Boncini causou um frisson enorme, pois, estávamos vendo um músico de fama nacional em pleno salão do 'clube' como os pinhalenses chamam carinhosamente a SREP. E naturalmente, que canções de seus dois cd´s à frente dos vocais do Malta fariam parte do repertório desta noite e a emblemática balada Diz Pra Mim foi a primeira em uma execução brilhante, pois, além dele os dois vocalistas do Popmind fizeram os backing vocals aumentando o 'grau' da canção.

    O momento Malta do show - por assim dizer - continuou com a dupla Memórias e Dona da Voz destacando muito bem a capacidade de Bruno Boncini, que também se movimentou muito pelo palco enviando seu carisma para cada um de nós.

    Do Coldplay foi tocada a Viva La Vida em um momento mais romântico do set para que instantes depois chegasse a vez da divertida Vamos Fugir do Skank em um 'medley' com a Do Seu Lado do Jota Quest. Para acalorar mais ainda o show tivemos o hit It´s My Life do Bon Jovi e para mim a melhor música com a presença de Bruno Boncini nos vocais: My Sacrifice do Creed, onde ele passou todo o 'feeling' que a música contém com sua dedicada interpretação.

    Voltando ao Brasil, eles tocaram a Meu Erro do Paralamas do Sucesso, que contou com a participação de Paulo Sosi no baixo, que foi convidado pelo Sandro Paixão para se juntar ao palco em uma gentileza muito bacana e um costume dos shows do Popmind. Logo depois foi a vez de Mulher de Fases do Raimundos e assim como a anterior, que é muito conhecida garantiram muitas palmas, pulos e um bom frenesi da plateia.

    Mas, uma característica dos shows do Popmind é que eles não ficam apenas nas canções mais calmas e sempre disparam alguns Rocks mais clássicos e pesados como é o caso de Highway To Hell do AC/DC, com o vocalista Du Nalesso lançando sua garra. Depois de elevar a potência Heavy Rock do show, para não assustar as meninas presentes, eles tocaram um 'medley' mais calmo com Use Somebody do Kings Of Leon e a 'infectante' Best Of You do Foo Fighters, que em tese te força a cantar junto com ele e para não perder o costume... serviram para exibir toda a tenacidade ao vivo do Popmind.

    Primeiros Erros do Capital Inicial também foi lembrada nos vocais de Du Nalesso, que neste momento já estava novamente como o vocalista do Popmind, pois, a parte com Bruno Boncini já terminara.

    O clássico Have Ever Seen The Rain do Creedence Clearwater Revival também esteve no set com toda aquela sua positiva melodia e a Tempo Perdido do Legião Urbana teve sua letra cantada por muitos, que em alguns casos como o meu, lembraram de uma época muito agradável da vida. Thiago Menê pega o microfone principal para cantar a 'pesadaça' Chop Suey do System Of A Down no momento mais Heavy Metal da noite, onde algumas rodas e muito 'headbanging' aconteceram, inclusive por parte deste que voz escreve.

   Para acalmar um pouco tivemos a balada Wonderwall do Oasis em um 'medley' com Tudo Que Ela Gosta de Escutar do Charlie Brown Jr., onde quem cantou seus versos foi o guitarrista do Garage Machine, o também meu amigo Matheus em uma Jam com o Popmind destacando a simplicidade e a união dos músicos das duas bandas.

    Era quase o final do show e todos os integrantes do Popmind fizeram a galera pular ainda mais com o sucesso dos Ramones Hey Ho Let´s Go. Demonstrando sua paixão e formação dentro do Rock Clássico, o quinteto engatilhou um dos muitos hinos do Led Zeppelin com a Rock´n´Roll, onde o baterista Matheuzinho fez um solo cheio de peso e que garantiu muita adrenalina a cada toque e realmente seria um encerramento adequado ao empolgante show do Popmind.

    Porém, o público pediu mais uma de forma tão incessante, sendo que eles não tiveram como deixar de atender e estender o show mais um pouquinho para que fosse coroado com a belíssima versão de Don´t Stop Belevien´ do Journey. Novamente, o Popmind realizou uma excelente apresentação e que será ainda mais inesquecível para o público pinhalense pela presença do vocalista Bruno Boncini. A única crítica que posso fazer seria relacionada com a falta das ótimas composições próprias da banda, que ao menos uma ou duas deveriam terem sido inclusas no set, mas... tudo bem ficam para outra oportunidade.

     Esta festa Revolution Special Edition é mais uma comprovação do bom momento que vive o Rock´n´Roll na cidade de Espírito Santo do Pinhal, pois, existe um público consumidor, os espaços foram abertos e quase toda semana temos uma banda de Pop/Rock tocando em algum lugar da cidade. Que venham mais edições desta festa e quem sabe aí com presença de um U2 cover ou um Guns´n´Roses cover para que no futuro possamos receber um show de um nome mais conhecido do Rock Nacional dentro do salão do 'clube' como por exemplo, Capital Inicial, Detonautas, Humberto Gessinger, Ira!... enfim, não custa sonhar.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Outubro/2016

Set List do Popmind

1 - In The End
2 - Puxo Êxtase
3 - Na Sua Estante
4 - Want To Want Me
5 - We Are The Young
6 - A Sua Maneira
7 - Diz Pra Mim
8 - Memórias
9 - Dona da Voz
10 - Viva La Vida
11 - Vamos Fugir/Do Seu Lado
12 - It´s My Life
13 - My Sacrifice
14 - Meu Erro
15 - Mulher de Fases
16 - Highway To Hell
17 - Use Somebody/Best Of You
18 - Primeiros Erros
19 - Have Ever Seen The Rain
20 - Tempo Perdido
21 - Chop Suey
22 - Wonderwall/Tudo que ela Gosta
23 - Hey Ho Let´s Go
24 - Rock´n´Roll
25 - Don´t Stop Belevien´

 Galeria de 75 fotos dos shows do Popmind com o Bruno Boncini e do Garage Machine na Revolution Special Edition no SREP em Espírito Santo do Pinhal/SP

Voltar para Festivais