II America Rock Fest
Com: As Rhun, Garage Machine e Camada de Ozônio
Domingo, dia 11 de outubro de 2009 no Campo do América em Espírito Santo do Pinhal/SP

    No domingo dia 11 de outubro, mais uma vez a cidade de Espírito Santo do Pinhal teve uma incursão no rock´n´roll com as bandas As Rhun, Garage Machine e Camada de Ozônio que realizaram no Campo do América Futebol Clube uma tarde repleta de muitos clássicos inesquecíveis do rock e também com composições próprias.

As Rhun

    Formada por Isaac no vocais e violões, Kaê na bateria e vocais, Fernando na guitarra e contando com dois baixistas convidados Breno Kauê e Alemão, a banda de rock´n´roll setentista teve a honra de abrir o festival. No set além de músicas próprias como Papai Noel Não Vai Pro Céu e os anos 70 e 80 foram relembrados através dos sucessos Love Hurts do Nazareth, I´m Sailing do Rod Stewart, Jeito Agressivo do Patrulha do Espaço, The House Of Rising Sun do The Animals, Knockin´ Heavens Door do Guns´n´Roses, Rock´n´Roll All Night do KISS, Born To Be Wild do Steppenwolf, Have You EVer Seen The Rain do Creedence Cleartwater Revival entre muitas outras.

Aliás, todas contaram uma interpretação cheia de feeling por parte do vocalista Isaac, uma grande atuação do batera Kaê ( que canta de forma emocional a Jeito Agressivo ) e do guitarrista Fernando que sempre exibe solos precisos e "na medida". Os baixistas convidados, Breno Kauê e Alemão, que tocaram ao lado do As Rhun nesta ocasião fizeram muito bem o seu trabalho. Foi um ótimo aquecimento para o II America Rock Fest.

Garage Machine

    Mais uma vez o Garage Machine mostrou toda a sua técnica e competência ao tocar o seu pop/rock versado em bandas como Green Day, Linkin Park, Raimundos, isso só para citar algumas. Nesta apresentação no América o quinteto formado por Luiz Ratinho nos vocais, Matheus Bovoloni e Jefferson Rodrigo Fermino nas guitarras, Brian Lopes no baixo e João Gabriel na bateria apresentou alguns covers empolgantes nacionais e internacionais, entre eles, Eu Quero Ver O Oco do Raimundos, Enter Sandman do Metallica, Wasting Love do Iron Maiden e A Promessa do Engenheiros do Hawaii, além da composição própria Reação do primeiro cd da banda.

    O vocalista Ratinho não parava quieto um instante sequer e mesmo com pouca gente na platéia agitou como se estivesse diante de uma multidão e os demais membros do Garage Machine possuem um grande entrosamento a cada canção tocada, fatos que provam que a banda está no ponto apresentações maiores.

Camada de Ozônio

    O power trio Camada de Ozônio foi convidado para o II America Rock Fest em substituição ao Dr. Rock que inicialmente estava escalado. Sem desmerecer o talento do Dr. Rock, a entrada do Camada de Ozônio no festival mostrou-se uma ótima substituição, primeiro e mais particularmente, essa é uma banda que ainda não conhecia ao vivo e segundo pelo fato do trio composto de Kiko ( Guitarra / Vocal ), Rodrigo ( Baixo / Vocal ) e Mateus ( Bateria / Backing Vocal ) exibir muita habilidade a cada clássico dos anos 70 e 80 executado por eles. Embora o estilo escolhido pelo Camada de Ozônio seja o pop/rock, quando eles caem mais para o lado do rock é que a banda realmente empolga mesmo os poucos, mas fiéis presentes no festival.

    Vejo que a banda deve investir mais no lado no seu rock pois a energia e a qualidade liberada é muito maior, tanto que canções como Wish You Were Here do Pink Floyd, Highway Star do Deep Purple, Moneytalks do AC/DC e Tangerine do Led Zeppelin ( e isso só para citar algumas do longo set ) garantiram a vibração dos presentes. Porém, engana-se quem pensa que eles são apenas uma banda de covers, pois músicas próprias como "Planeta Rock", "Metaleiro Fantasma", "Muito Pouco", que seguem uma linha do heavy metal brasileiro dos anos 80,  provam que a banda está no caminho certo e poderá destacar-se no cenário underground de Pinhal e região.

    A iniciativa do festival, as bandas presentes e o sistema de som merecem seus aplausos, mas, infelizmente o público não foi o grande destaque do evento, pois tínhamos um número bastante reduzido de presentes, não condizente com a qualidade exibida pelas bandas presentes neste II America Rock Fest, talvez por conta do feriado de 12 de outubro ou do penúltimo jogo do Brasil nas eliminatórias, mas a verdade e a lição que fica é o reaquecimento da cena de rock/underground de Espírito Santo do Pinhal, muitas bandas de qualidade estão surgindo e garantindo que a comunidade rock/heavy metal tenha opções para se divertir. Então meus caros amigos e amigas headbangers de Pinhal, vamos aos shows!!!

Mais fotos: http://www.orkut.com.br/Main#Album?uid=5288831866840105292&aid=1255584722

Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2009

Voltar para Festivais