2o Arena Fest Rock Pinhal
Com: Garage Machine, As Rhun, Black Hole, Drop Side , Hallowed By The Maiden e Carnage

Sábado dia 05 de Setembro de 2009 no G.P.E.A. em Espírito Santo do Pinhal/SP

    Sábado de eliminatórias da Copa de 2010, contra a Argentina, valendo a classificação, não tem jeito, acabamos sempre primeiro vendo o jogo e depois seguimos com a nossa vida. Antes que você se assuste caro leitor(a), afinal isto é um review de um festival de rock não de futebol, tenho que dizer que foi maravilhoso ter o passaporte para a próxima copa sacramentado com uma vitória nos 'hermanos' e melhor ainda, na casa deles. Após essa grande alegria futebolística, me dirigi até ao subsolo do G.P.E.A. - local escolhido para esta segunda edição do Arena Fest Rock Pinhal que está se tornando, de certa forma, a casa de rock da cidade. É verdade que a estrutura é mais simples e sem o espaço ideal para receber grandes bandas, mas, eventos como este são necessários e provam que existe sim um público que gosta, frequenta e consome o estilo musical que mais amamos.

    Como cheguei por volta das 23:30, fiquei sabendo que duas das atrações da noite, as bandas covers Carnage (  do Metallica ) e Hallowed By The Maiden ( do Iron Maiden ) já haviam se apresentado, mas como chegar às 22:00hs para conferir o set delas desde o início e perder o baile que fizemos os argentinos levarem? Bem, a terceira atração da noite ( e a primeira que todos que estavam vendo o jogo assistiram ) foi o Drop Side que exibiu em uma sonoridade mais na linha do emocore e não teve uma grande recepção por parte da platéia presente, que após duas bandas que investiram em clássicos do rock queriam que o festival continuasse nesse caminho.

    A quarta banda da noite foi o Blackhole que além de exibir duas composições próprias com: 2 Em 1 Só e Medo; garantiu o agito da galera com Moby Dick do Led Zeppelin, Cuidado do Barão Vermelho, Quatro Vezes Você do Capital Inicial, Zombie do The Cranberries, My Sacrifice do Creed, Perdi Você e Pulsos do Reação em Cadeia. Os melhores momentos do set do Blackhole ficaram para as execuções de Noite de Balada do Golpe de Estado e Ponto Fraco do Barão Vermelho ( onde destaco a atuação do guitarrista Lucas Domingues - foto acima - que executou ótimos solos ). Aliás, os demais músicos da banda, a saber: Daniel - vocais, Breno Kauê - baixo,  - bateria, Luís KDT - teclado,  mostram que estão no caminho certo com a mescla de hard rock com pop que estão fazendo.

    Em seguida tivemos o As Rhun composta de Isaac nos vocais, Cae na bateria, Nando na guitarra e Breno Kauê baixo ( atuando desta vez no lugar de Tiagão ), e juntos, eles trouxeram a atmosfera mais rock´n´roll setentista com o hino dos motoqueiros Born To Be Wild do Steppenwolff, seguida por Love Hurts do Nazareth e I´m Sailing do Rod Stweart - cantada quase como se fosse uma música gospel. O carisma do vocalista Isaac é grande e ele soube como emocionar muitos dos presentes que cantaram estes verdadeiros clássicos do rock com ele. Vale lembrar que o As Rhun já possui algumas composições próprias e uma delas em especial, a Papai Noel Não Vai Pro Céu foi muito pedida pela galera e executada com toda a sua pegada cheia de energia para alegria dos fãs presentes. Antes dela, eles também deixaram a marca com outra composição própria, a Perdido Em Uma Tarde de Rock´n´Roll. Encerrando a participação no Arena Fest Rock Pinhal, o As Rhun tocou Rock´N´Roll All Night do KISS - música que é até redundante dizer que inflamou a platéia e foi a fecha adequada.



    O Garage Machine quinteto formado por Luiz Ratinho nos vocais, Matheus Bovoloni e Jefferson Rodrigo Fermino nas guitarras, Brian Lopes no baixo e João Gabriel na bateria  teve a missão de encerrar o evento com o seu rock/pop passando por alguns covers famosos como Eu Quero Ver O Oco do Raimundos, Wasting Love do Iron Maiden e A Promessa do Engenheiros do Hawaii, mas o set do Garage Machine não se restringiu apenas a covers, pois a banda já tem CD lançado e aproveitou o festival para exibir a ótima composição própria intitulada A Resposta. Como o Garage Machine já está na estrada há um bom tempo, esta apresentação comprovou que a banda sabe como garantir a empolgação do público com muita atitude e presença no palco.

    A organização escolheu desta vez somente bandas originárias de Espírito Santo do Pinhal/SP, e detalhe, algumas delas além de estarem começando a trilhar os caminhos do rock, seja em qual vertente pretendem seguir, são compostas de garotos e oportunidades como esta são importantes para levantarem o nome do rock/metal na cidade. É claro, que nem todas as bandas atingiram o nível técnico necessário e precisam evoluir mais ainda para alcançarem seus objetivos, mas eles estão aí na cena dando sua cara para bater e tenho certeza que irão garantir a renovação e o aumento do movimento rock/metal no cenário pinhalense. Vale ressaltar também que o II Arena Fest Rock Pinhal transcorreu sem nenhum problema e o som esteve com boa qualidade em todas as apresentações. Que o organizador Rolinha nos traga em breve mais edições do evento, porque tanto o público quanto as bandas precisam ter mais festivais como foi o desta noite.

Texto e Fotos: Fernando R. R. Júnior
Setembro/2009

Voltar para Festivais