9a Festa Rock
Com: Fever ( Aerosmith Cover )
, Slippery, Hellish War,
Sangrena
, Seeds Of Sorrow e Slasher
Sábado, dia 11 de abril no Centrão, Itapira/SP

    A Festa Rock, tradicional evento underground de Itapira/SP chegou a sua nona edição, e assim como as anteriores, o local escolhido foi o Clube Centrão. Desta vez a festa foi animada pelas bandas Slasher, Seeds Of Sorrow, Sangrena, Slippery, Hellish War e o Fever ( cover do Aerosmith ). Mais uma vez o evento mantém o seu estilo de reunir vários estilos na mesma noite, o que para muitos pode ser estranho, encontrar fãs de death metal juntos com góticos, harders, etc.,  mas a verdade é que a marca do festival é a reunião dos diferentes ramos do heavy metal. E o que é melhor, em plena harmonia, mostrando a grande confraternização que sempre acontece em eventos assim.

    Infelizmente não chegamos a tempo de conferir a apresentação da banda de Itapira/SP Slasher que abriu o festival com muito thrash metal de boa qualidade, segundo informações dos presentes anteriormente no evento. E este atraso, nos fez perder também a maior parte do show do Seeds Of Sorrow.  Porém, mesmo assistindo aos momentos finais desta banda de gothic metal de Mogi Mirim/SP deu para sentir que o seu show foi provavelmente bem ao gosto dos fãs.

Sangrena

     A terceira banda que apresentou-se na 9a Festa Rock foi o Sangrena, e este quarteto de Amparo/SP é formado por Luciano Fedel nos vocais e baixo, Fabio Ferreira e Ricieri Geremias nas guitarras, além de Alan Marques na bateria. Quando eles subiram no palco, a idéia era mostrar um death metal destruidor e rápido. Eles aproveitaram a oportunidade para mostrar músicas do seu primeiro cd Blessed Black Spirit que está em fase final de gravação e prestes a ganhar o mercado do metal. A sessão extrema foi garantida e muito bem feita com músicas como Infernal Domination, Land of Scorn, The Ninth Prophecy, e não deu outra, as rodas de empolgação estouraram com toda a força pelo Centrão, ou seja, headbangers exercitando uma de seus maiores prazeres em um festival.

       Quem mereceu um grande destaque nesta apresentação do Sangrena foi o incansável baterista Alan Marques, que comandou fielmente a pancadaria de forma que Luciano Fedel pudesse continuar vociferar com toda a raiva que lhe era possível, como ficou demonstrado nos petardos seguintes do set: Blessed Black Spirit, In Sacrifice, Cursed by Revenge e Abyss of Souls. Aproveitando para homenagear o Cannibal Corpse, uma de suas influências, o Sangrena dispara o cover de Hammer Smashed Face e encerra sua participação na Festa Rock com The March. Realmente, esta banda de Amparo mostrou o que uma horda versada no death metal é capaz de fazer, e com certeza, deixou boas lembranças na galera presente no evento em que muitos já estarão aguardando o lançamento do cd Blessed Black Spirit para conhecerem a banda mais detalhadamente.

Hellish War

    Uma das atrações mais aguardadas por todos os presentes foi o Hellish War, e desta vez, com o segundo cd em punho, a banda de Campinas/SP formada por Roger Hammer nos vocais, Vulcano e Daniel Job nas guitarras, Júnior no baixo e Daniel Person na bateria, nos trouxe aquele power metal vigoroso das canções do primeiro cd Defender Of Metal e muito heavy metal mais tradicional nas do novo trabalho Heroes Of Tomorrow. Falando do show propriamente dito, tivemos a abertura com o longo solo da instrumental Into The Valhalla e seguindo rapidamente para The Sign, estas duas do primeiro cd, que muitos dos fãs de Itapira já conheciam, pois a banda já tinha se apresentado em uma das outras edições da Festa Rock. E a resposta não poderia ser outra: todos cantando juntos com Roger Hammer.

    O ótimo público presente se animou bastante com a apresentação do Hellish War que seguiu com duas do novo cd: Metal Forever ( aliás, seu riff inicial fabuloso fica melhor ainda ao vivo ) e Die For Glory, recebidas por muitas palmas com Roger declarando que eles ( o Hellish War ) eram quem deveriam estar aplaudindo os fãs por terem comparecido em grande número no festival e não o contrário como aconteceu. Seguindo o set, eles tocam a rápida Destroyer e mais uma vez Vulcano e Daniel Job solam com muita categoria para aumentar ainda mais a energia dos bangers presentes. Voltando para o primeiro cd, o Hellish War toca o hino Defender Of Metal - um power de primeira que mantém o clima lá no alto - e emendam um cover do Running Wild, para então executarem outra do novo cd com Son Of King e fecham sua brilhante apresentação com We Are Living For The Metal, uma das melhores canções do primeiro álbum que potencializa o poderio heavy metal de cada um de nós. Foi muito bom rever o Hellish War novamente, e afirmo, pelo que vi das novas canções do álbum Heroes Of Tomorrow, percebe-se que a banda está devidamente pronta para a sua turnê pela Europa.

Slippery

     Em seguida foi a vez do Slippery, banda de hard rock oitentista de Campinas/SP que baseou seu set em composições próprias mas cheia de influências de "gente boa" como Europe, Picture, W.A.S.P. e Quiet Riot. O quinteto formado por Fabiano Drudi nos vocais, Dragão e Kiko Shred nas guitarras, Érico Moraes no baixo e Rod Rodrigues na bateria deu ênfase no seu set list ao seu primeiro cd que deve sair em julho deste ano e nos deram a garantia de uma perfeita festa hard rock tal qual como ocorria nos Estados Unidos durante os anos 80. E foi com Run For Reaction que foi aberto o show e já de cara me lembrou o Europe.

    Asseguro que o Slippery foi ganhando mais adeptos a cada música apresentada, para confirmar isso que escrevo aqui é só lembrar da segunda deles na noite, o hardão Slippery e Follow Your Dreams - onde o vocalista Fabiano Drudi explica antes sobre a importância de acreditar nos sonhos, correr atrás até que se consiga realizá-los. Depois tocam The First Blow e a balada pesada Another Chance, para então emocionarem com Piece Of My Heart, um cover da Janis Joplin, exibido em um formato totalmente hard e bem diferente da versão original, dando uma cara muito boa à essa música. Depois executam We Seek The Vegeance e fecham o show com o ótimo hard rock pesado Two Young Hearts. Foi uma ótima participação e tivemos a oportunidade de conhecer uma banda de hard rock que postou-se muito bem no festival e deixou ótimas lembranças em todos.

Fever 

    Responsável por encerrar a 9a Festa Rock, o Fever, manteve o vigor hard rock no ar para alegria de todos, e Jedai - vocal, Rafael  e Kadu Sasso - guitarras, Mario Savio - Baixo e Samuel Away - bateria, nos relembram do grande e poderoso Aerosmith ( tanto que eles são reconhecidos como o cover oficial do Brasil dos norte-americanos ) com sucessos do porte de:  Eat The Rich, Love In The Elevator, Mama Kin e isso só para começar, pois eles estavam cheios de adrenalina e sabiam como passá-la aos fãs.  E assim foram tocadas algumas dos últimos cd´s de estúdio Aerosmith com  Falling In Love,  Taste Of India e Pink. E notava-se nos presentes todos acompanhando e cantando juntos com Jedai, coisa que não foi diferente com os hits Janie's Got A Gun e Dude Likes A Lady.  Agradando ainda mais os fãs presentes, eles tocaram em seguida Cryin´,  Back In The Saddle e Toys In The Attic, mas foi quando Crazy veio à tona no set que a galera se  inflamou ainda mais.

    E até I´m Down, cover dos Beatles que o Aero fez uma versão eles tocaram também; e foram seguidas por Train´ e da clássica Dream On ( muito bem executada por Jedai e seus asseclas ). Para fechar mais dois sucessos imortalizados por Steven Tyler e Cia. com Walk This Way e Livin´ On The Edge. Além dos bons vocais do performático Jedai, os guitarristas fizeram solos do jeito que Joe Perry e Tom Hamilton deixaram registrados nos álbuns originais. Faltou Sweet Emotion para fechar com chave de ouro o set, mas mesmo assim valeu por nos relembrar de uma mais clássicas bandas da história do rock, que aliás já está na hora de retornar no Brasil. Ser cover de uma banda renomada como o Aerosmith, não é uma tarefa fácil, mas o Fever provou que está muito bem obrigado, nesta quente apresentação que encerrou mais uma Festa Rock.


Fernando R. R. Júnior, Leandro Sartori e André Torres

    Depois de um longo tempo sem edições da Festa Rock, mais uma vez, temos que nos render à atitude do organizador Leandro Sartori e todos que lhe ajudaram por mais uma vez revitalizar a força do underground no interior e por ter a coragem de nos proporcionar mais uma noite dedicada à nossa maior paixão: o rock´n´roll, seja em qual vertente você prefira. Que venha a 10a Edição!!!

Texto e Fotos: Fernando R. Rocha Júnior
Agradecimentos à Leandro Sartori
Abril/2009

Galeria de Fotos do 9a Festa Rock Festival

Descrição:
Número de imagens: de

Voltar para Resenhas