Absolute Metal Festival
GPEA - 16 de Novembro de 2002

 

     No dia 16 de novembro de 2002, Espírito Santo do Pinhal presenciou um dos melhores festivais de rock do ano. Aconteceu a primeira edição do Absolute Metal Festival contando com as bandas: Ritual Relic, Insignia, CollapseNR , Exotic Symphony, Claustrofobia, Abrasion e Bywar

   Sete  bandas mandando o mais puro heavy metal que nunca antes foi visto em Pinhal. O festival realizado no Ginásio Pinhalense de Esportes Atléticos ( G. P. E. A. ) a partir das 20:00h tendo um público estimado em 400 pessoas.

   Pelas nove e meia da noite começa para valer o Absolute Metal Festival com a entrada da banda  Ritual Relic - Espírito Santo do Pinhal. Contando com seguinte formação: Armando ( vocal ) , Bisão (  baixo ), Rogério ( guitarra ) e Luís ( bateria ) o Ritual Relic fez a abertura do Absolute Metal Festival tocando com competência e mostrando a nova geração do Metal Pinhalense. Com um set list contendo: Mouth of WarPantera, Gets me Through  - Ozzy Osbourne, Symphony of DestructionMegadeth, Heading out the HighwayJudas Priest, Princess of the NightSaxon, Sweet LeafBlack Sabbath e Black Magic Slayer. Um belo repertório de covers para embalar a noite.

    Após um breve descanso chega a vez da segunda banda da noite o Insígnia de Mogi Guaçú, que fez um show com alguns covers e músicas próprias com a frase do lema da banda : “União-Respeito-Atitude”. Era o começo da pancadaria, o que fez, mais para o final do festival, muita gente ficar deitada na chão completamente destruída mas transbordando de felicidade. Veja o set list matador do Insígnia : Refuse/Resist Sepultura, Nova, War of Blood Pantera, Becoming ,Voar, Territory Sepultura, Sympton of the Universe Black Sabbath, Who is the Guilt, Creeping Death Metallica .

     A terceira banda a subir no palco do G.P.E.A. foi formada em 1998, após várias formações em 2000 estabilizou-se. No Absolute Metal Festival apresentou o som de seu  cd demo que tem thrash com death metal ( se for possível rotular ) com extrema precisão que não deixa ninguém parado. Durante o show do CollapseNR o G.P.E.A. tremeu e foi interessante notar também que, pela segunda vez vi uma “roda de mulher”.  Super porrada, disgracera total . Só underground na veia, como dizia a faixa da banda. E muito interessante também: a bandeira do Brasil colocada pela banda no palco. Agora o CollapseNR está finalizando o seu cd debut e preparando clip na MTV. É aguardar para ver em estúdio a sonzeira que conferi ao vivo.Set List: How Could I Know, Exploration, PM,  I See The Truth, N-2, Scape to the Void - Sepultura, Face to Face, Crust, Sold, Atitude, Lifeless.

     Uma pequena pausa e começa a parte melódica do festival com o Exotic Symphony que apresenta um heavy metal melódico de qualidade e embora tenha tocado mais covers, fez um show muito bom, pena só que extrapolou um pouco no tempo, porém, agitou bastante a galera praticamente destruída após o CollapseNR. Grande momento do show foi quando Thiago Ferreira ( vocal ) convidou o Pedrão para cantar junto Master of Puppets do Metallica. Algumas das músicas do Exotic Symphony: Life After Death, Powerslave - Iron Maiden, Symbolic - Death, Wolt ,Master of Puppets - Metallica junto com o Pedro num dueto sensacional,  Painkiller - Judas Priest.  

       Mais um descanso para tomar uma cerveja e chega a hora de uma das atrações mais esperadas do festival o Claustrofobia, banda de Leme e que agora está em São Paulo. Composta de Marcus D'angelo guitarra / vocal, Daniel Bonfogo baixo e backing vocal, Alexandre De Orio na outra guitarra e Caio D'angelo na bateria. As músicas do primeiro cd da banda Claustrofobia e do segundo Thrasher e uma cover do Sepultura foram executadas com um perfeito sincronismo entre os músicos. O GPEA tremeu de novo… outra super porrada. É a volta do thrash metal com qualidade dos anos 80 - rápido e fortemente pesado.No lema do Claustrofobia  FORÇA - RESPEITO - HUMILDADE - METAL NA VEIA! Isso é o rock. Set list: Thrasher, Born to Fight, Pivete, Condenned, Insane Reality, Beneath The Remains – Sepultura, Terror and Chaos,Victms, Paga – Pau, Canibal, Enemy .

     Já era bem tarde mas faltava ainda duas bandas para subir no palco, uma delas é o Abrasion, banda de São Paulo com um heavy metal tradicional de primeira, no estilo que eu fui criado ouvindo, então nem preciso dizer que foi uma baita apresentação, e que, particularmente eu estava esperando muito, principalmente para ver como ficaria a vocalista da banda Letícia Morgan cantando, e confesso que adorei, foi um dos grandes shows da noite. O Abrasion tocou com a seguinte formação: Letícia Morgan vocal, Aldo Carmine e Tiago de Mello guitarras, Romão Valladares baixo e Alex Melo na bateria. Vale ressaltar também a guitarra estilo flycaster usada pela banda que é muito incomum de ver por aqui em nossa terra . Pena que já era tarde e tocaram pouco, pela minha opinião deveria ter sido colocado o Abrasion para um show maior porque competência e capacidade eles tinham de sobra. As músicas apresentadas foram do cd da banda Leave Your Mark e covers do Dio e Iron Maiden. Set List: Leave Your Mark, Touch of Evil, XVIII, Little Morgan Don’t Talk to StrangersDio, Flight of IcarusIron Maiden.

          Se passava das três da manhã e ainda tinha gente de pé esperando pela última atração do Absolute Metal Festival, o Bywar, banda de Thrash Speed Metal dos anos 80 contando com a formação Adriano  no vocal, Hélio no baixo, Vitor na guitarra, Henrico na bateria. Um show pancada, rápido como deveria ser.  Set List: Killing the Pharsee, Broken Withcraft, The Conquest, Tormentor, Death of The Imortalz, Figh to the Stop the Tyran.

          E como é comum nos festivais de Metal, além da portaria os seguranças não tiveram serviço e os alimentos arrecadados foram doados a Associação Vicente de Paula e a uma creche necessitada de Espírito Santo do Pinhal. Rock sempre ajudando as pessoas que precisam.

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Festivais