Minas Metal Fest
Com: Krisiun , Meat, Funeratus e Lothloryen
Castelinho - Poços de Caldas/MG - sábado dia 06 de janeiro de 2007

    Mais um ano se inicia e o primeiro festival de heavy metal não tardou a chegar, este aconteceu logo no primeiro final de semana de 2007, e nós do Rock On Stage já estávamos novamente se aventurando pelos caminhos do underground para cobrir o Minas Metal Fest que trouxe para a cidade de Poços de Caldas/MG o primeiro show dos gaúchos do Krisiun.

    Infelizmente, por enfrentarmos algumas dificuldades para encontrar o Castelinho ( localizado perto da PUC de Poços, porém, para quem não é da cidade, o acesso não é dos mais fáceis e perdemos um tempo considerável tentando chegar no lugar ). Este tempo perdido foi o suficiente para que perdêssemos o show da banda que estava a abrindo o festival, o Lothloryen - banda de Machado/MG que pratica um folk metal com influências de Jethro Tull, Led Zeppelin, Blind Guardian entre outras, divulgando em Poços o álbum of Bards and Madmen. Após o nosso rápido credenciamento, onde registro os meus agradecimentos ao Sérgio Basstos do Meat e ao Carlos, conversei com alguns amigos que já estavam presentes e posso assegurar que o Lothloryen realizou uma brilhante apresentação, com o vocalista Leonardo Oliveira trajando um kilt ( para quem não sabe, trata-se daquela saia escocesa ) e incorporando toda a mitologia dos duendes. 

Funeratus

    Um tempo após o final do show do Lothloryen, precisamente as 21:20hs o Funeratus um power trio formado por André Nálio na guitarra, Fernando no baixo e vocais e Gustavo Reis na bateria, sobem ao palco do Castelinho para começarem a mostrar um peso descomunal e com muita competência como foi o caso da música que abriu o set -  Opression From The Past - oriunda do álbum Echoes in Eternity e o death metal praticado pela banda cai como uma luva no público que compareceu em um bom número nas dependências do Castelinho. A segunda do set foi A Frozen Body também deste álbum de 2004, canção que foi responsável por muitos pescoços em total headbanging. Emendando com mais duas pancadas implacáveis tivemos Soaked Blood Sword do Storm of Vengeance e Abyss Legions do disco Echoes in Eternity, para então depois eles apresentarem a nova Indian Healing que estará presente no próximo lançamento da banda. André Nálio tocou com muitas distorções em sua guitarra e usou muito bem a alavanca em cada uma das canções executadas pelo Funeratus.

    Depois o incansável baterista Gustavo mereceu um destaque pela técnica admirável que ele demonstrou em todo o show e especialmente durante o solo que antecedeu a canção Feast Of Undead, umas das primeiras composições do Funeratus presente no split Upcoming Apparition. Continuando a força e a adrenalina que é o show  desta banda de Mococa, tivemos em seguida Thunder Warriors do último trabalho e Storm Of Vengeance que intitula o primeiro full legnth da banda. A galera respondia a todos esses petardos com tanta euforia, moshs e rodas de empolgação que levaram o vocalista Fernando a pedir calma para os headbangers presentes.

    Ainda teve tempo para Echoes In Eternity do disco homônimo e encerrando o massacre sonoro capitaneado pelo Funeratus tivemos o cover da clássica Ace Of Spades do Motorhead, música que causou um aquela explosão de energia resultando em rodas insanas parecendo que os fãs iriam por a casa abaixo. E mesmo enfrentando alguns problemas com a regulagem do baixo, o Funeratus mostrou todo o seu potencial praticando o seu death metal com a devida competência e levando os fãs à loucura.

Set List

- Opression from the past
- A frozen body
- Soaked blood sword
- Abyss legions
- Indian Healing (música nova)
- Solo bateria
- Feast of undead
- Thunder Warriors
- Storm of vengeance
- Echoes in Eternity
- Ace of Spades - Motörhead

 

Meat

    Enquanto os mineiros do Meat se preparavam para adentrar ao palco, aproveitamos o tempo para rever os amigos, bater um papo e claro, tomar uma cerveja. Próximo das 23:00hs, o apresentador Vitor Scheips anuncia a entrada de Bruno Castellani nas guitarras e vocais, Hugo Maciel no baixo, Reginaldo Santos na bateria e Sérgio Basstos na guitarra  para que eles executassem ótimo thrash metal do extraído seu excelente primeiro cd A New Medicine ( leia resenha ). Conforme frisou o apresentador, o Meat estava estava jogando em casa, contava com um bom número de fãs especificamente da banda e tinham a responsabilidade de realizar um bom show, e foi o que fizeram. De início mandaram a música Intro com suas distorções nas guitarras seguida por Posture e pude ver que o Meat evoluiu bastante e está muito afiado ao vivo.

    Depois eles lembraram o demo Neocortex ( leia resenha ) com a faixa Sentimental Nightmares e percebi os fãs aclamando a banda por esta música. O vocalista Bruno anuncia a próxima Let Me Provoke You e diz que é sobre falsas aparências e executa com muito peso que novamente resulta em rodas por todo o Castelinho. E aproveitando bem o seu breve tempo como open-act, eles tocam também Don´t Be Scared e Nothing Guaranty que encerram a competente apresentação desta banda que está pronta para alçar vôos maiores.

Krisiun

    Nem é preciso dizer que o trio formado por  Alex Camargo no baixo e vocais, Moyses Koslene guitarras e Max Koslene na bateria eram os mais aguardados por toda a legião de fãs que compareceram nas dependências do Castelinho, e olha que tinha headbangers de várias cidades da região como Andradas, Itapira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Estiva Gerbi, nós de Espírito Santo do Pinhal e mais outros lugares que não me recordo agora. A simplicidade que o Krisiun tem dentro e fora do palco só é igualada pela competência que estes gaúchos de Porto Alegre tem quando estão no palco realizando um show.

     Abrindo a pura essência do melhor do death metal brasileiro eles nos brindaram com o petardo Kings Of Killing do álbum Apocalyptic Revelation. Alex Camargo sentiu a emoção da recepção que os fãs mostraram e sempre no intervalo de uma música e outra elogia o underground e ressalta que tudo isto, que o Krisiun só existe por causa de nós, dos fãs. Este show em Poços marca mais uma data da tour do novo álbum da banda Assassination e lhes asseguro caros leitores(as), temos uma aula de death metal,

    Outro destaque do set apresentado pelo Krisiun foi a música Hatred Inherit do explosivo Conquerors Of Armageddon que não deixa ninguém parado, afinal, estávamos diante  de uma monstruosidade do heavy metal e uma das mais aclamadas bandas brasileiras que marcará sempre a cena do metal extremo pelo mundo.

    Demonstrando um perfeito entrosamento e mantendo o clima do show em perfeita devastação em pesadas notas musicais, o Krisiun, realizou música a música um dos melhores shows vistos nestes últimos anos por uma banda brasileira, prova disso foi quando eles tocaram as músicas Murderer do Works Of Carnage, Bloodcraft do novo álbum Assassination ( resultando em rodas furiosas ), Visions Beyond  do Bloodshed e Vicious Wrath que é também outra porrada do último trabalho da banda.

 O rolo compressor sem freios que é o Krisiun apresentou também um cover para League With Satan do Venom num momento em que os fãs literalmente piraram e durante cada pancada tirada na bateria de Max Koslene pude constatar massacra seus bumbos soando como um verdadeiro encouraçado sonoro. Os vários moshs dados pelo público durante o show foram muitos e os roadies tiveram um grande trabalho para que os headbangers realizassem isso logo e não atrapalhassem o trio, mas como a emoção é contagiante, Alex Camargo, mais ao final do show, também dá um salto e vai literalmente para a galera.

    Conforme disse no começo deste review, esta primeira apresentação na cidade de Poços deixou saudades, e tenho certeza que assim como eu, a comunidade headbanger foi embora para a casa feliz por ter começado o ano presenciando mais um ótimo festival, em um lugar que tinha um difícil acesso é verdade, mas uma casa que serviu para acomodar devidamente a comunidade headbanger do interior.

Backstage

    E tivemos a grande oportunidade e a honra de conhecer e bater um papo informal com Max, Moyses e Alex no backstage do Minas Metal Fest e ver que a galera do Krisiun são exatamente o que disse no começo, só encontram um "adversário" para sua simplicidade na competência no palco. Tive oportunidade ainda de conhecer pessoalmente os meus amigos Reginaldo da Listenable Records/Malignant Art e o Eduardo Pisca, algo que foi outro ponto marcante do festival. Tenho certeza que todos os presentes já aguardam pela segunda edição do festival.

 

Texto e Fotos: Fernando Júnior
Agradecimentos ao Ségio Basstos

Galeria de Fotos do Minas Metal Festival

Krisiun

Back Stage
 do Krisiun
   

Meat

   

Funeratus

Voltar para Festivais