Porão do Rock:
com: Odius, Tremor e SamHain
16 de dezembro de 2007 na Chácara São Pedro em Santo Antônio do Jardim/SP

     Para encerrar o ano metálico, tive a oportunidade de acompanhar a segunda edição da nova vida do Porão do Rock de Santo Antônio do Jardim/S , e desta vez Lucas e seus asseclas convidaram para o evento as bandas Odius, Tremor, SamHain e Black Widow, embora esta última banda não tenha se apresentado.  

    A nova casa do Porão do Rock é agora em um lugar coberto, maior, e que com certeza deverá tornar-se um ótimo ponto de encontro para o underground na região de E. S. Pinhal/SP, São João da Boa Vista/SP e Andradas/MG, e isso são algo que nossa região é carente e precisa de novos espaços.  

Odius

    Coube ao Odius  - banda de Espírito Santo do Pinhal formada em agosto de 2006 por Dario Carvalho nos vocais, Rick Aliperti na bateria, Gu Lozano na guitarra e Rafa Lozano no baixo -  para abrir a tarde de heavy metal no novo Porão do Rock. E o Odius não deixou barato e aplicou toda a força de seu thrash death metal com fortes influências de Slayer para exibir as músicas de seu primeiro cd demo Mutilation In Mass, lançado exatamente nesta segunda edição do Porão do Rock.  


Tremor

    Depois de um longo intervalo para a troca de instrumentos eis que sobe o Tremor, banda da cidade de São Carlos/SP, que possui a seguinte formação: Rik Oba nos vocais, Fio Fidélix no baixo, Stanley na bateria e Francis Carcass na guitarra. Eles aproveitam a oportunidade para exibir músicas do seu cd demo autointitulado. Vale ressaltar aqui a excelente apresentação do vocalista Rik que no “palco” transforma-se em um verdadeiro monstro ( na verdade, à frente da galera por falta de um palco, mas isso não foi problema ) e urra com toda a força de seus pulmões chegando em alguns momentos a lembrar a sonoridade black metal.

     O meu amigo Stanley de Espírito Santo do Pinhal também destacou-se pelo massacre que fez em sua bateria durante a apresentação do Tremor. Além das próprias composições, o Tremor executou também as músicas Territory do Sepultura e 5 Minutes Alone do Pantera, isso é claro, serviu para que várias rodas de empolgação e os pescoços fossem sacudidos intensamente.


SamHain

  Com a falta do Black Widow, coube a banda SamHain de São João da Boa Vista/SP - que possui na sua formação o organizador do evento Lucas no baixo e ainda, Eduardo nos vocais, Rodrigo na bateria e nas guitarras Matheus e Ricardo - realizar um set passando por alguns dos maiores grandes clássicos do metal, que levaram muitos dos presentes ao êxtase ( inclusive este que vos escreve ): 2 Minutes To Midnight, Be Quick Or Be Dead, Alexander The Great - todas do Iron Maiden e que servem para lembrar que em breve eles estarão no Brasil novamente em 2008.

    Outras do set do SamHain: Future World do Helloween, Burn e Perfect Strangers do Deep Purple e muitas outras. Mas uma coisa não posso deixar de dizer: tocar vários clássicos como estes, não é uma tarefa fácil, ainda mais interpretar grandes vocalistas diferentes como são os casos de David Coverdale, Ian Gillan, Michael Kiske e Bruce Dickinson da forma que Eduardo interpretou, enfim, não é tarefa qualquer um não, tem que ter competência e o vocalista em questão teve. Parabéns ao SamHain pelo resgate de clássicos que com certeza marcam as gerações atuais e antigas. 

    Terminada a apresentação do SamHain, chega a hora de todos irem embora ( afinal, segunda é dia de trabalhar ) e após um evento que mais que um retorno do Porão do Rock, marca uma reunião de amigos fazendo aquilo que mais gostam de fazer: presenciar eventos de heavy metal, tomar uma cerveja e bangear bastante. Longa ( nova ) vida ao Porão do Rock, o circuito underground agradece.

Por Fernando R. R. Júnior

Voltar para Festivais