Rap Dez - O Primeiro Personagem Rapper dos Quadrinhos
HQM Editora e GRRR ( Gibi Raivoso, Radical e Revolucionário )

    Só mesmo um gênio na arte dos quadrinhos como o mestre Márcio Baraldi para fazer um site especializado em Rock´n´Roll e Heavy Metal para falar de Rap. Não que ninguém no site tenha algo contra o estilo, mas todos que escutam Rock e Heavy Metal, sem exceção, por questão de ideologia, não escutam Rap, claro que existem os fãs das fusões que mesclam o Rap com o Heavy Metal, mas este não é o foco do Rock On Stage.

    Entretanto, Márcio Baraldi há muito tempo não atua mais desenhando apenas os cartuns dos personagens mais Rock´n´Roll que conhecemos com o Roko Loko ou o Tatoozinho, o universo de personagens do cartunista abrange muitos estilos e é literalmente policultural e sem preconceitos contra nada, independente de segmento, cor, raça, religião, estilo de som, etc. 

    Rap Dez teve sua origem na revista Viração, uma revista "teen" e politizada que sempre tratou os jovens com respeito e inteligência. No decorrer de suas publicações o editor Paulo Lima sentia a falta de uma dose de humor para a revista não se tornar muito sisuda. Estava aberta a porta para Márcio Baraldi criar o personagem e com a fantástica imaginação deste quadrinhista, desafio proposto é desafio aceito e concretizado: nascia assim o Rap Dez, um garoto do subúrbio, da favela, da periferia que fala a língua das pessoas que não tem tantas condições financeiras, mas não é por causa disso que deveriam ser consideradas menores que as outras pessoas.

   E detalhe Rap é uma sigla, uma abreviação para Rhythm and Poetry ( ou ritmo e poesia ), caracterizando como a voz do negro, do pobre, a sua forma de revolta e protesto, a forma de mostrar a sua dor. E só para variar, Márcio Baraldi criou o primeiro personagem do mundo neste estilo nos quadrinhos e neste 14º Livro de sua carreira temos um Rap crítico, animado, politizado e a serviço da cidadania. Desde então, Rap Dez é publicado na revista Viração e neste Livro Rap Dez  - O Primeiro Personagem Rapper dos Quadrinhos temos uma compilação das melhores histórias envolvendo o afro-brasileiro e seus amigos. O que me chamou a atenção ao ler a revista foi o fato que cada história é como um Rap ( se você ler e for mentalizando o ritmo na cabeça ). Márcio Baraldi conseguiu mostrar todas as situações envolvendo o personagem como se fossem músicas curtas.

    Assim, histórias sobre dar uma chance a paz, de jogar bola e não usar drogas, de não pichar e sim grafitar, de atitude, do direito ao lazer, de diversão, de trabalho sem exploração, aborto, homenagem a Che Guevara, respeito à natureza, da crise que assolou o mundo, de aids, de religião e criticando as guerras que acontecem em nome deste motivo, enfim, muitos temas e sempre com uma conscientização e mostrando quais são os caminhos certos que devemos seguir estão praticamente musicados como se fossem mesmo um Rap. Muito importante também são as histórias que sobre a primavera árabe onde várias ditaduras caíram e outras estão caindo, as rádios comunitárias, contra preconceito e aborto, enfim, cada página chama a atenção para um novo e importante tema.

    O livro é dedicado à Zumbi dos Palmares e possui prefácios do editor da Revista Viração Paulo Lima e de Ferréz ( escritor, poeta, músico, roteirista de HQ´s ), além de depoimentos de nomes como Xis ( rapper ), Fernando Ikoma ( quadrinhista ), Emir Ribeiro ( quadrinhista ), Tony C ( DJ e produtor musical ), DJ Hum ( pioneiro do Rap no Brasil, DJ, produtor musical ) e muitos outros grandes nomes.

    Mais uma vez, Márcio Baraldi usa a sutileza de seus traços e sua inteligência em cada história para criticar o que é necessário para nos mostrar mais uma ótima leitura divertida com 50 páginas no papel couche, com capa plastificada com a imensa qualidade vista nos demais livros de sua coleção. Detalhe, mesmo não sendo fã de Rap, pode ler o livro que você passará momentos agradáveis e divertidos.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2012

Sites Relacionados: www.marciobaraldi.com.br.
Onde Comprar:
Comix Book http://www.comix.com.br/product_info.php?products_id=14139.
Preço Sugerido: R$10,00.

Voltar para Fun On Stage