Icecross
8 Faixas - 1973

    A Islândia é um pequeno país insular no norte Europeu, e entrou nos noticiários ultimamente, por causa das cinzas dos seus vulcões que cobriram o continente e fechou os grandes aeroportos europeus, levando ao caos o setor aeroviário. Neste pequeno país, em 1972, foi formada a banda Icecross. Axel Einarsson ( guitarra e voz ) e Ásgeir Óskarsson ( bateria ) convidaram Ómar Óskarsson para tocar baixo, e montar a banda. Ásgeir e Ómar não são parentes, apesar do sobrenome. É que em alguns países nórdicos usa-se o nome do pai ( Óskarsson, significa filho de Óskar ), e se fosse mulher seria Óskardottir ( filha de Óskar ).  

    Após ensaiarem bastante, começaram a fazer shows em pequenas cidades do país, e devido ao sucesso que fizeram, decidiram ir para a Dinamarca, em busca do sucesso. Tocaram um ano por lá, em diversos clubes, e aprimoraram suas músicas. Acharam, então, que estavam prontos para gravar um disco. Contaram com a ajuda de amigos para financiar a gravação, e em 1973, entraram no Rosenberg Studio, Copenhagen, para a gravação do álbum, com  o engenheiro de som Tommy Seebach, que tocou teclados para algumas canções do LP.  

    Foram feitas apenas 1000 cópias do álbum, e vendido exclusivamente na Islândia, por isso esse disco é muito valorizado entre os colecionadores e fãs de Hard Rock. Até hoje, ainda não foi lançado em CD. Todas as músicas foram compostas pela banda e são cantadas em inglês.

    O disco Icecross é basicamente Hard Rock, com alguns momentos de mais peso, e outros mais Dark. A Sad Man’s Story é uma baladona. 1999 tem um som meio esquisito, e pelo que pude entender, uma letra mais esquisita ainda. Jesus Freaks é minha música favorita do álbum, com uma letra pagã, onde os caras bradam: “Eles acreditam em Jesus, nós acreditamos em nós mesmos”.

   O álbum não é nenhuma obra-prima, mas tem bons momentos. Riffs de guitarra bem legais e uma bateria animalesca. Àsgeir bate feito um louco no seu instrumento, em praticamente todas as faixas. Um LP muito cultuado, e costumam pedir um valor muito alto pelo vinil, quando se encontra à venda. O link da página da banda na net é www.icecross.net.

    Para ouvir Jesus Freaks clique: http://www.youtube.com/watch?v=YIEISmNqPbQ&feature=related. Aliás, é possível ouvir quase todas as músicas no Youtube.

 

 

 

Por Marcelo Simionato ( Tielão )
Julho/2011

 Voltar para Pérolas Perdidas do Rock On Stage