Legend - Death In The Nursery
9 Faixas - 1982

    Em 1984, ou 85, não me lembro bem pois já passou tanto tempo, eu assinava a revista Rock Brigade, na época um fanzine em preto e branco e com as páginas grampeadas. Li a resenha deste álbum do Legend e me interessei. Junto com a revista vinha um catálogo de álbuns que os caras gravavam em fita K-7, e comprei a fita deste disco. Na época o acesso a Lp’s importados era difícil, pois não tínhamos Internet e o preço de qualquer coisa importada era absurdo. E eu era apenas um adolescente latino americano sem dinheiro no bolso. Mas posso dizer, com certeza, que foi uma compra muito prazerosa essa que fiz.

    O Legend se trata de uma banda da safra NWOBHM ( New Wave Of Britsh Heavy Metal ), movimento que surgiu no final dos anos 70 e começo dos 80, que trouxe à tona uma quantidade muito grande de boas bandas, mas a grande maioria não vingou. Com exceção do Iron Maiden, Saxon e Def Leppard ( que nem é tão metal assim, na minha opinião ) a maioria das bandas não chegou ao estrelato. É o caso do Legend que gravou apenas dois Lp’s, sendo este o segundo, e mais um Ep em 1982 chamado Frontline.

    A banda foi formada em 1980 em Jersey, Reino Unido, por Mike Lezola ( vocais ), Peter Haworth ( guitarras ), Eggy Aubert ( baixo ), David Whitley ( bateria ) e Marco Morosino ( guitarra base ). Morosino deixou a banda após o primeiro álbum, chamado Legend, e não faz parte do cast deste disco. O Legend faz um Heavy Metal clássico, com pitadas saudisistas dos anos 70, talvez por conta do estilo de Mike Lezala cantar. Apesar do som agressivo da banda, ele canta com voz calma e bastante emocional, dando um certo clima de dramaticidade e nostalgia às músicas.

    O álbum abre com Choices. Essa música mostra como será o resto do disco. Com um som pesado, dramático e emocional nos momentos de voz. Warrior começa com estilo do Iron Maiden do começo de carreira, e lembra também o Judas Priest no álbum Sad Wings Of Destiny”, verdadeira sonzeira para “headbangear”. Time BombLazy Woman mantém o estilo, sem deixar a peteca cair. Why Don’t You Kill Me começa calma, com a voz de Lezala bastante emocional, depois vem uma avalanche sonora puxada pela guitarra que toma conta da música. Apesar do disco inteiro ser muito bom, essa é minha canção favorita.

    Anthrax Attack tem uma linha vocal muito boa, além do som da guitarra ser fenomenal. Peter Haworth toca muito bem e é criativo. Prisioner começa com uma introdução bluseira, e logo toma ares pesados do bom e clássico Heavy Metal, voltando a calmaria da introdução para a entrada da voz....pusta sonzeira!!

A faixa título Death In The Nursery começa bem rápida, e quando entra o refrão, toma proporções épicas, mais ou menos como Power And The Glory do Saxon. Para finalizar o disco, a música Prologue começa com uma linda introdução acústica e a tormenta sonora entra para fazer você continuar a chacoalhar a cabeça, e fechar com chave de ouro este excelente álbum. Pesado e frágil, agressivo mas sensível. Um dos melhores discos da NWOBHM que ouvi, no mesmo nível do primeiro do Iron Maiden e do Denin and Leather do Saxon. Ouça e tire suas conclusões. A banda acabou em 1984, e voltaram a se reunir em 2002, quando foi lançado o cd duplo Anthology contendo as músicas dos  dois Lp’s, mais as do EP Frontline. Em 2003 lançaram o cd, com músicas inéditas, chamado Still Screaming, e continuam na ativa fazendo shows. Se você curte o Heavy Metal clássico do início dos anos 80, com certeza esse álbum agradará muito seus ouvidos. No meu caso, esse é um som de cabeceira.

Site: http://www.legendjersey.com/

Músicas para ouvir no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=n6JpeI8jz_s&feature=list_related&playnext=1&list=AVGxdCwVVULXfH95OnJ0745efQl_hXMoYL

Por Marcelo Simionato ( Tielão )
Setembro/2011

Tracklist:
1. Choices 04:22
2. Warrior 04:09
3. Time Bomb 02:36
4. Lazy Woman 03:19
5. Why Don't You Kill Me? 04:21
6. Anthrax Attack 03:38
7. Prisoner 05:48
8. Death in the Nursery 04:42
9. Prologue 06:33

Total playing time 39:28

 

Voltar para Pérolas Perdidas do Rock On Stage