Modrý Efekt & Radim Hladik - The Blue Effect: A Benefit Of Radim Hladík
10 Faixas - 1974

    Em 1968 formou-se o Blue Effect, banda da antiga República da Tchecoslováquia, país este que veio a dividir-se, após o fim da guerra fria, em República Tcheca e Eslováquia. Nesse disco, a formação contou com Radim Hladík na guitarra, Lesek Semelka no piano, órgão e vocais, Vlado Čech na bateria e Josef Kůstka no baixo e vocais, além dos músicos participantes Martin Kratochvil no piano e Jiří Stivín na flauta. As gravações aconteceram entre 18 de março a 6 de junho de 1973 em Praga ( músicas 1-5 ) e o álbum ( LP ) saiu em 1974 com a versão de exportação com o título de "The Blue Effect: A Benefit Of Radim Hladík". Em 2000, foi lançando o cd com 2 músicas bônus ( no track listing ), e foi remasterizado por Jiří Charypar no ADK Studio em Praga.

    Os caras lançaram dois álbuns com o nome de Blue Effect, mas quando a banda começou a ser reconhecida em outros países da Europa ocidental, principalmente na Escandinávia, o governo comunista da Tchecoslováquia proibiu a banda de usar o nome, e de cantar em inglês, passando então a usar o nome Modrý Efekt, que tem o mesmo significado. Eles tiveram dificuldades no início para conseguir encaixar as letras, que eram em inglês e tiveram que passar para o Tcheco. Essa língua soa muito bem para o Rock, na minha opinião. Histórias e politicagens a parte, vamos ao que interessa, que é o som da banda. Um Rock Progressivo poderoso, com muita influência de Jazz e Hard Rock. Um álbum instrumental, apenas as 2 músicas bônus tem letras.

    A música que abre o álbum, Boty, inicia com um instrumental forte, no estilo do Nektar, passando por momentos mais sublimes, onde a flauta soa como Peter Gabriel. O baixo é bem pesado e é acompanhado por bateria e teclados perfeitos. Os solos de guitarra são um caso a parte. Radim Hladík esbanja talento em melodias maravilhosas e momentos mais pesados, que chegam a lembrar Deep Purple. Em seguida vem a espetacular Čajovna ( sala de chá ), música mais famosa da banda. Rock progressivo no melhor estilo Pink Floyd. A melodia é linda e a guitarra de Radim parece que tem alma. A música Skládanka começa com uma flauta á lá Ian Anderson, depois vira um Jazz Rock muito bom, sempre seguido da flauta. Parece uma fusão de Purple com o Jethro Tull.

    Ztráty a nálezy me faz lembrar de Yes e Floyd, som para viajar. A cozinha baixo/bateria é perfeita, teclados e violão completam a base para o solo de guitarra e flauta. Hypertenze tem um contra baixo arrasador e bateria bem pesada no começo, depois um Jazz Rock com guitarra igualmente pesada, solos de teclado “jazzísticos” e saxofone. Essa é a música mais “jazz” do álbum, mas com um peso bem legal. Armagedom é um Hard Rock que lembra Uriah Heep, com peso típico dos anos 70. Clara foi gravada ao vivo e o seu destaque fica por conta do baixo, muito bom.

    O álbum é excelente, todos os músicos são muito bons, mas o destaque fica para a guitarra de Radim Hladik, que é um guitarrista muito talentoso. Altamente recomendado aos amantes da boa música, especialmente aqueles que apreciam Progressivo com peso e música instrumental. Quem se interessar pode ouvir varias músicas do álbum e mais alguns vídeos no link abaixo: http://www.youtube.com/view_play_list?p=5E763792E436249A.

Site: www.blueeffect.cz/

 

Por Marcelo Simionato ( Tielão )
Abril/2011

Músicas / Tracklist

1. Boty (10:05)
2. Čajovna (4:05)
3. Skládanka (5:55)
4. Ztráty a nálezy (5:55)
5. Hypertenze (12:35)

Bonus tracks do lançamento em cd de 2000:
6. Armageddon (6:22)
7. Clara (4:13)

Tempo total: 49:10

 

Voltar para Pérolas Perdidas do Rock On Stage