Affront - Angry Voices
12 Faixas - Cianeto Discos - 2016

        Quando um dos maiores nomes do Black Metal Brasileiro, o Unearthly precisou realizar uma pausa forçada nas suas atividades, por conta de um sério problema no coração do vocalista Felipe Eregion, que inclusive causou a sua saída da banda, uma das mentes criativas da horda carioca, o baixista e vocalista M. Mictian montou um novo e destrutivo projeto chamado de Affront ao lado de R. Rassan ( ex-Imago Mortis e Anuir ) na guitarra e violão e também Jedy Najay na bateria e percussão ( que precisou voltar para Paraty/RJ e já substituído por Thiago Caneda ).

    Este primeiro registro, cujo nome é Angry Voices mergulha em sua temática em questões políticas e sociais ( aqueles tradicionais e nunca resolvidos problemas de violência, guerras, religião, etc, aliás para que resolver se dá mais dinheiro assim... ). Suas gravações foram realizadas no Musicalico Studio no Rio de Janeiro/RJ entre junho e agosto de 2016 e os processos de mixagem e masterização são de Daniel Escobar. A obscura e elaborada capa - que não poderia ser diferente pela sonoridade escolhida - mostra um sombrio desenho abstrato do renomado artista brasileiro Marcelo Vasco ( responsável por capas de álbuns do Slayer, Kreator, Machine Head, Soulfly entre tantos ) e teve seu desenho baseado em um conceito de M. Mictian.

    O resultado da junção do citado Power Trio é um Death Metal rápido e avassalador, que começa com a violenta Scum Of The World, onde a bateria, os toques no baixo e os solos de guitarra são intensos como se espera e os vocais são urrados com fúria. Na faixa título, a Angry Voices, sentimos seu andamento cadenciado ganhar evidência e também seu imenso peso, que segue martelando com muita técnica em meio aos guturais de M. Mictian, que critica os políticos em sua letra ( porque será não caro leitor(a)... ), entretanto, devo citar também alguns solos mais melodiosos, que chamam a atenção antes de outra sessão de urros. Na terceira, o Affront nos expõe a um ambiente instrumental que está afiadamente devastador e esta canção que empresta seu título para a banda, a Affront nos mostra uma ferocidade muito grande em seus vocais e conta com solos poderosos do guitarrista R. Rassan em uma convocação alucinante para a luta. 

    Depois os cariocas mantém o nível de sua violência lá no alto com Conflicts e detonam sua cólera de forma implacável seja nos vocais ou em seus instrumentos através de um andamento caótico, feito com capricho, dotado de variações onde eclodem alguns riffs mais melódicos e que pouco depois retornam com o clima fortíssimo sentido antes. A instrumental Terra Sem Males ( Guerra Guaranitica ) poderia ser um momento para respirar senão fosse tão sombria quanto é... também pudera é uma lembrança para se pensar sobre a revolta dos índios Guaranis contra os espanhóis e portugueses que dominavam sem perdão no século 16 o que hoje chamamos de Brasil e seus dedilhados e efeitos sonoros fazem a ligação para a explosiva Mestre do Barro, onde o ritmo regional caminha em toques opacos feitos pelo baixista M. Mictian e também por uma esmagadora linha percussiva com solos mais crus de guitarra, que conferem à esta faixa cadenciada e cantada em português ares sinistros em uma junção muito interessante de estilos.

    A brutalidade desenfreada do Affront retorna com Religious Cancer, que como seu título deixa a entender tece críticas ao fanatismo religioso através de vocais urrados e uma linhagem instrumental ora cadenciada e ora acelerada, que é executada de forma para se 'banguear' fortemente.

    Apresentando um solo de guitarra que só posso classificar como dilacerante e um urro não menos violento, Under Siege marca o oitavo Death Metal matador deste Angry Voices, que será do agrado dos fãs do Sepultura e também para quem goste de linhas instrumentais insanas, que sejam executadas com habilidade. Mais cadenciada, Caverd In Stone prossegue com as mortíferos vocais urrados de M. Mictian, que parecem estarem mais enraivecidos nesta nona faixa, onde o baterista Jedy Najay deixa sua marca.

    Sempre dispostos a quebrar tudo faixa após faixa, o Affront ataca agora com a veloz Wartime Conspiracy, que chega despedaçando e despeja sua raiva por todos os lados, seja nos vocais ( que recomendo uma atenção na sua letra ) ou na trinca de baixo, bateria e guitarra, que são tocados impiedosamente pelos músicos, que surpreendem com uma quebra de ritmo onde voltamos para alguns dedilhados e mais ao final retornam com sua insanidade musical. E falando em surpresas, o que dizer dos dedilhados serenos presentes em Echoes Of The Insanity, que finalizam de forma tranquila o cd? Entretanto, a última é a versão de Under Siege com a importante presença do convidado Marcelo Pompeu do Korzus dividindo os vocais com M. Mictian deixando a canção ainda mais detonadora.

    Enquanto que o Unearthly encontra-se temporariamente com suas atividades suspensas temos um novo e muito competente nome no Death Metal Brasileiro com este Power Trio chamado Affront, que já estreou com este Angry Voices, simplesmente, um dos melhores petardos extremos de 2017 ( embora tenha sido lançado oficialmente no finalzinho do ano anterior ). Não deixe de conferir.
Nota: 9,5.

Sites: https://www.facebook.com/affrontmetal/
e https://www.youtube.com/channel/UCSh4nTTArb8RgtDGJEyG7PQ.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2017

Voltar para Resenhas