Agressor - Demise Of Life
10 Faixas - Eternal Hatred Records - 2014

    Depois de quase oito anos, os cariocas de Macaé/RJ do Agressor lançaram o sucessor do ótimo Victim Of Yourself ( leia resenha ), que é o cd intitulado como Demise Of Life, que foi gravado, mixado e masterizado entre outubro de 2013 e abril de 2014 no DG9 Studios em Cabo Frio/RJ por Davi Baeta.

    A capa é de José Maria Martins e torna-se, assim que se abre o encarte, um miniposter caótico e desolado, bem ao estilo das composições que ouviremos no cd, que inclusive contam com algumas em português, com toda a agressividade do Thrash Metal de Alexandre Cabral nos vocais e guitarra, Gustavo Lima no baixo e backing vocals, Raphael Zaror na guitarra e Paulo Tinoco nos vocais e bateria. 

   Ao som de pássaros e uma destrutiva motosserra Demise Of Life começa com a veloz e matadora Save The Forest, com um ritmo Thrash implacável e que é vocalizado com muita ira por Paulo Tinoco em uma letra atual, que chama atenção para o desmatamento da Floresta Amazônica, aliás repare nas evoluções que o quarteto realiza na bateria, nas guitarras e no baixo no decorrer da música e perceba que fascinante rolo compressor sonoro eles propõem. Apresentando um início mais cadenciado de muitos solos de guitarras de Leandro Cabral e Raphael Zaror, The Origin vem com uma pegada raivosa e envolvente, que mantém as dosagens de fúria nos vocais em uma letra que fala sobre a origem da vida e detalhe, o Agressor soube como criar ótimos trechos rápidos para se quebrar tudo nas rodas em um estilo bem Old School.

    Depois, com o som de um contador Geiger é começada a aniquilação sonora de Accidental Murderer, que é tocada a uma velocidade e com uma agressividade que fará os fãs de Exodus sentirem que temos um representante à altura em nosso território. E isso calcado em uma letra que chama a atenção para os acidentes nucleares junto a muitos riffs de guitarras cortantes. Interligada com a anterior temos Morte Em Vida, que marca com suas ótimas alternações de bateria feitas com precisão por Paulo Tinoco um Thrash Metal feroz e assassino, e esta quarta canção de Demise Of Life é a primeira que é cantada na nossa língua, prosseguindo assim a sonzeira contida neste cd. A letra desta faixa escancara a violência que sofremos dia a dia com sequestros e assassinatos de crianças, e o nada que é feito pelas autoridades exprimindo muito ódio a cada verso.

    Em Stupid Pleasure, o quarteto carioca mantém seu ritmo intenso e cativante de forma a acertar em cheio novamente com sua letra: uma ácida crítica aos rodeios e as maldades que são feitas com os animais, como nos casos de caça a raposa, briga de cães e galos, entre outros. Não tem como já não curtir a eletricidade de seus constantes riffs de guitarras logo de cara.

    Sem pausar para respirar a furiosa, correta e deveras atual Belo Morte deixa claro a situação da construção da usina hidrelétrica de Belo Morte e seus problemas em um andamento intenso e colérico, que aprecia-se e concorda-se com o Agressor instantaneamente. Que bacana que os cariocas deixaram claro nesta música que esta situação que vivemos é ignorada pelos políticos e até pela sociedade, ou seja, sobrou para eles nos chamarem a atenção para que não deixemos que o aproveitadores extorquem e destruam mais esta região do país. Ouça com muita atenção os seus versos.

    Em seguida temos uma introdução de guitarras excelente de Alexandre Cabral e Raphael Zaror, que começam nos últimos solos da anterior e que enaltecem ainda mais o potencial do Agressor para a esmagadora Spirit Of Death, um Thrash Metal rápido para admirador nenhum da Bay Area colocar defeito, tanto que não será de se assustar se você sair 'bangueado' quando estiver ouvindo o cd. Com o baterista Paulo Tinoco cravando um breve, porém eficaz solo, que se liga ao poderio dos velozes riffs de guitarras temos a terceira canção que é vocalizada em português, que é a explosiva Terra Sem Lei, que em seus versos chama a atenção para a questão agrária do Brasil, ao relembrar de nomes assassinados como Chico Mendes, José Cláudio, Nísio Gomes e mais recentemente Dorothy Stang. Nesta te convido a prestar atenção como o Agressor conduz as fortificadas melodias de guitarras.

    Guantanamo é uma crítica à prisão americana em Cuba e seus processos de tortura ( respeito aos direitos humanos não existia por lá ) em fortes quantidades de violência sonora, seja na bateria, nos vocais ou nos eficientes e longos solos de guitarras, que sempre apresentam um crescimento e denotam, novamente, claras influências do Exodus no som do Agressor.

    E para fechar com brilho o cd temos justamente sua faixa título, a Demise Of Life, que entra com uma sucessão estrondosos de solos de guitarras, que trazem um ritmo furioso e vocalizado com ira em cada um dos seus versos, que tratam da destruição promovida pela humanidade nos mares, lagos e rios.

    Enfim, Demise Of Life é um álbum de Thrash Metal do jeito que muitos dos nomes esqueceram-se de como fazer. É um disco que pode-se incluir entre aqueles que se fica fã logo após sua primeira audição. Faço votos para que o Agressor possa levar seu verdadeiro Thrash Metal Old School pelo mundo, pois é certeza de sonzeira de primeira e é um crime não possuir este cd, ainda mais para os fãs de Slayer, Exodus, Testament, Kreator e outros.
Nota: 10,0.

Sites: www.agressor.com.br, https://www.facebook.com/agressormetal
e http://www.myspace.com/agressorbr.

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2015

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