|
|
As letras abordam a dor da perda, além de conflitos internos, a imensidão do universo e outros temas como o ser humano é tolo ao pensar que viverá para sempre. Gravado e mixado no Felipe Live Studio em Porto Alegre/RS por Felipe Haider, A Glimpse Of Illumination, o disco de estreia dos gaúchos foi masterizado por Benhur Lima ( ex-baixista do Hibria ) e a sua capa mostra duas pessoas caminhando na estrada direto para uma luz intensa, que nos leva a ter reflexões que se trata dos dois irmãos indo ao encontro do outro irmão... é do desenhista Aldo Marcondes e ele ilustrou muito bem o sentimento que foi desejado passar pela banda neste álbum. Aliás, o nome da banda reflete essa conexão entre os irmãos Machado, ou Axes Connection.
Na abertura temos as guitarras se evidenciando e trazendo o ambiente Heavy Metal de The Meaning Of Evil com os vocais roucos de Márcio Machado para a canção, que alterna momentos velozes com introspecções mais viajantes e até um pouco sentimentais de acordo com a sua letra, que é sobre os citados conflitos internos do ser humano. Destaque também nesta primeira faixa para o suporte feito pelo baixista Magoo Wise e para o baterista Lourenço Gil. Mais rápida, agressiva e pesada, a segunda é Rearrange Yourself e aqui, o Axes Connection surpreende com as mudanças de ritmo que incrustou na música, pois, se mostram totalmente inesperadas elevando-a para uma outra dimensão, porém, sem nunca perder sua base Heavy Metal. Na seguinte, o quarteto volta a acelerar, mas com uma base Rock'n'Roll um tanto que 'suja' fazendo de Wisdom Is The Key uma interessante e moderna canção em que seus ouvidos merecem estarem bastante atentos em sua diversidade de solos de guitarra executados com primor por Marcos Machado e também ao jeito que Márcio Machado canta seus versos.
|
|
Após sua entrada discreta nos toques de piano, Journey To Forever segue para um andamento largado, que se transforma para um estilo pesado e cadenciado com sonoridades viajantes, que tecem um desafio ao ouvinte, pois, tornam a música algo inclassificável e interessante de se ouvir com direito a vários solos experimentais. Em Skyline, o Axes Connection nos coloca diante de uma faixa instrumental que caminha muito bem por suas camadas começando mais viajante para depois exalar um pouco de peso, além de linhas dramáticas e emocionantes, especialmente, nos teclados comandados por Marcos Machado. Encerrando A Glimpse Of Illumination, o Axes Connection dispara a The True Connection, onde o vocalista Márcio Machado solta a voz em um andamento Heavy Metal deveras empolgante por conta do crescimento instrumental aplicado pelos demais. A modificação encontrada na parte final de The True Connection, que traz ares Progressivos e mais calmos a fizeram alcançar o posto de minha favorita no cd. Existe após o final uma versão escondida dos gaúchos para She Sells Sanctuary do The Cult, que ficou tão envolvente e Rock'n'Roll quanto a original criada pelos ingleses.
A Glimpse Of Illumination é um bom álbum do chamado Heavy Metal Moderno de uma galera sincera, que enfrentou uma perda significativa e que soube superar as adversidades continuando com o projeto Axes Connection firmes e fortes conforme declararam: "Siga sua vontade, seu sonho, por mais difícil que seja. A resposta pode soar chichê, mas a morte do Vitor nos ensinou isso. Acreditar em nós mesmos e seguir em frente fazendo o que gostamos de fazer: música! Não a mais rápida nem a mais pesada, mas a que nos represente, a que mostre quem somos". Marcos e Márcio Machado completaram nestas dez canções o sonho de família idealizado quando o irmão estava entre nós ( aliás com letras que foram parcialmente escritas pelo Vitor Machado ) e agora possuem uma obra eternizada em que os fãs de nomes como o Led Zeppelin e outras pérolas dos anos 70 e 80 poderão ouvir, curtir e admirar da mesma forma que saliento a determinação dos dois irmãos.
Nota: 8,5.Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2019
|