Brutal Morticínio - Despertar dos Chacais ... Outono dos Povos
Faixas - Independente - 2009

    A banda de black metal Brutal Morticínio formou-se em 2006 na cidade de Novo Hamburgo/RS e a horda tirou seu nome dos massacres realizados pelos colonizadores espanhóis e portugueses que destruíram as culturas da América na época das chamadas Grandes Navegações. Seu debut não demorou para ser lançado, e o blasfêmico artefato que foi concebido em 2008 e saiu da escuridão em 2009. A formação responsável pelas gravações e mixagens ocorridas no Hurricane Studio é a seguinte: Tormento na guitarra e vocal, Mielikki no baixo e Mephistopheles na bateria e o resultado são onze cavalares faixas de Despertar dos Chacais...Outono dos Povos que saiu em  formato digipack e são urradas no mais sombrio português.

    A Escuridão Me Conforta é a nefasta faixa de abertura do cd e o curto set instrumental dela torna-se uma 'ponta de lança' para o caos sonoro com urrado com muita destreza por Tormento que atua em  meio a uma avalanche de pancadaria de baixo, bateria e guitarra. Melhor forma de começar o cd impossível.

    E a violência aumenta em Banho de Sangue que é mais cadenciada, mas a fortificada pegada na bateria de Mephistopheles e os urros de Tormento garantem muito mais peso à música. Em títulos como A Eterna Marcha Pela Devastação já sabemos o que vamos esperar do Brutal Morticínio ( aliás, o título da banda entrega a proposta sonora e sua temática ), mas, aqui após quase 3 minutos de um set instrumental aterrorizante e cadenciado o vocalista Tormento libera seus mais odiosos guturais, que são acompanhados por uma extrema porrada dos demais músicos, essa é para os fãs explodirem nas rodas.

    Riffs pesados na guitarra e uma boa atuação do baterista Mephistopheles tem início Estúpido e Podre Homem Branco Cristão que é uma ferrenha, ácida e cadenciada crítica aos homens do nosso mundo.

    Com efeitos de trovões e chuvas temos Embarcações da Morte e os teclados desta obscura faixa instrumental tecem uma viagem rumo ao robusto peso de E....A Morte Triunfa onde o baterista Mephistopheles esmaga seu kit com toda a selvageria que seus braços lhe proporcionam enquanto os vocais são berrados com a devida brutalidade.

    A violência e a agressão estão intrínsecos à proposta do Brutal Morticínio e na cadenciada atalhão de Extermínio, o trio gaúcho realiza uma impiedosa artilharia sonora, pois, aos efeitos de rajadas de metralhadoras, a guitarra, a bateria e o baixo são agredidos fulminantemente e assim resultam no violento ataque do vocalista Tormento, que urra com muita fúria cada verso desta longa faixa e produz um clima de beligerância das mais destruidoras ar. A Longa Noite Dos Corvos ( Civilização Cristã ) com seus macabros teclados encerram o opus deixando o ambiente do jeito que uma banda de black metal deve sempre fazer: totalmente tenebroso.

    Despertar dos Chacais ... Outono dos Povos foi muito bem produzido por Sebba C., possui as doses de crueldade e brutalidade ideais para quem aprecia um black metal violento, profano e vociferado com muita raiva em português, e se além disso curtir grandes batalhas, aí meu amigo(a) você encontrou um trabalho devastador.
Nota: 7,0

Site: http://brutalmorticinio.hi5.com e www.myspace.com/brutalmortis

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2010

Voltar para Resenhas