|
|
O início de Unfit For Rational Consumption ocorre com o baixista Leandro Mantovani nos teclados trazendo uma atmosfera viajante com a faixa Collision, que após alguns vocais mais urrados de Rodrigo Rossi se une através dos solos de guitarras na veloz e Heavy Metal Creatures, que é possuidora de um andamento encorpado muito bem vocalizado e que vai se elevando em um convincente crescente instrumental, que elucida a artilharia sonora do Cavera. A passagem da anterior para Mental Killer acontece de uma maneira forçada ( ouça e entenda ), sendo que o quarteto continua seguindo firme em evoluções cativantes, que me lembraram do System Of A Down pelo estilo de cantar de Rodrigo Rossi e pela linhagem instrumental aplicada aqui, que também recebeu muito peso, basicamente envolto em um Thrash acelerado.
O ritmo intenso extraído da dupla de guitarristas continua poderoso em Controlled By The Hands, onde o Cavera te mantém 'antenado' em cada um de seus minutos com vocalizações pronunciadas quase que de forma direta por Rodrigo Rossi. Aliás... é impressionante como o Cavera amplifica o grau de energia desta quarta faixa de United For Rational Consumption. Depois, eles exibem dedilhados mais calmos, porém, isso dura até que seja recebido o seu rápido e caótico andamento, para que Little General possa solicitar o posto de mais agressiva até aqui, isso, por conta de seus vocais e também na variação que é submetida, novamente denotando influências do System Of A Down, só que bem mais pesadas e nervosamente agressivas. O rolo esmagador do Cavera nos mostra agora Listening Lips, que é ambientada nos solos de guitarras de Catiano Alves da Silva e Rodrigo Rossi, além é claro, do formato peculiar deste último cantar.
|
|
Em Calhordas, o Cavera solta seus furiosos vocais, que mostram até alguns momentos urrados e passam por outros com bastante alterações, que causam uma impactante composição de linhas modernas e que é bastante aceita pelos fãs mais jovens. Inclusive, o seu ritmo instrumental e a sua inquietude nos vocais são tamanhos, que te deixam tão mergulhado no som, que não percebe-se que Unnnamed Pills já entrou com um estilo incansável, seja nos vocais de Rodrigo Rossi ou nos demais instrumentos. E por falar na parte de guitarra, baixo e bateria do Cavera, eles continuam eficazes em More Lies, onde o versátil vocalista canta seus versos 'espatifando' e enchendo de adrenalina quem a ouve em flertes que lembram um pouco do Slipknot. Responsável pelo encerramento de Unfit For Rational Consumption temos La Strega a Rossa/Senta Cura e o quarteto promove um verdadeiro massacre sonoro até que alterne o formato de suas linhas no momento em que os vocais aparecem, porque aí os caminhos que são aplicados só saberemos ao ouví-la, pois, é imprevisível, intensa, pesada, empolgante e direta. Ahh.. e sua letra é em espanhol e incrivelmente no final, eles colocaram momentos viajantes.
Dinâmico, surpreendente, inesperado e em sua audição não se repara no passar de seus mais de 50 minutos. Posso afirmar seguramente que o Cavera lançou um excelente disco com este Unfit For Rational Consumption e creio que logo estará se destacando nos vários centros do país. Se liguem fãs do System Of A Down.
Nota: 9,5.Sites: http://www.caveramusic.com/, https://www.facebook.com/caveramusic,
https://www.youtube.com/user/CaveraOfficial e https://soundcloud.com/caveramusic.Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2016