Desalmado + Homicide - In Grind We Trust
13 Faixas - Black Hole Productions - 2016

    Por muitas vezes, seja no Brasil ou lá fora, é mais viável para as bandas ( e para os fãs ) uma junção de forças, seja na realização de uma turnê ou em lançamentos em cd e no split In Grind We Trust, que foi lançado pela Black Hole Productions temos dois nomes praticantes do Grindcore: o Desalmado e o Homicide. Na capa temos três figuras cibernéticas ( sendo duas com cara de político safado ) em um laboratório tecnológico, que procuram lobotomizar um terceiro, onde qualquer semelhança com a realidade brasileira não é mera coincidência.

    Como a primeira metade do cd é dedicada ao Desalmado vamos primeiro à sua história. Formado em 2004 na cidade de São Paulo/SP sob a alcunha de El Fuego, que resultou em um demo com 10 faixas e posteriormente teve seu nome modificado para o definitivo Desalmado, o quarteto era formado na gravação deste split por Caio Augusttus no vocal, Estevam Romera na guitarra, Bruno Teixeira no baixo e Ricardo Nutz Mann na bateria. As seis faixas do Desalmado foram registradas ao vivo no Family Mob Studios  por Jean Dolabella e Hugo Silva no dia 13 de dezembro de 2015, a mixagem é de Hugo Silva e masterização recebeu os cuidados de  André 'Kbelo' Sangiacomo.

  Após tiros, sirenes, depoimentos e um noticiário no ar, todos presentes ao mesmo tempo na faixa A Ordem dos Porcos, que caracterizam o contexto que está declarado no Grindcore do Desalmado e caos começa para valer totalmente furioso na extrema O Pavor do Estado, cujos vocais são urrados insanamente ambientados por uma mortífera parte instrumental. A destruição prossegue com Hidra e é tão dilacerante, que praticamente não entendemos seus versos, que são em português, mas sentimos seu ritmo, que está deveras violento e cadenciado.

    Para Em Ruínas, o Desalmado mantém a pegada mais cadenciada em seu andamento no princípio da música até descambar em uma fúria literalmente incontrolável. Eternidade do Medo continua a participação do Desalmado em In Grind We Trust em uma faixa mais rápida e dilacerante, que exala ódio a cada urro. A última de suas canções no cd é a Diáspora, que é tão crua e esmagadora quanto as anteriores, porém, sempre veloz, intensa e despeja brutalidade o tempo todo.

 

    A segunda metade ficou para os catarinenses do Homicide, que no final de 2006 teve sua formação pelos músicos Marlon Joy ( bateria ) e William Longen ( vocais ) com influências de Disrupt, Agathocles, Napalm Death, Ratos de Porão, Nailbomb, Sepultura, Slayer transitando pelo Thrashcore. A estabilização de seu line up aconteceu com a presença Diego Vargas em 2007, que assumiu a guitarra e levou a linhagem da banda para o Grindcore. Os processos de produção, gravação, mixagem e masterização de suas músicas ficaram aos cuidados do próprio quarteto e foram realizados entre janeiro e fevereiro de 2016 em seu Home Studio ( e portanto, a qualidade está mais simples ).

    Em 2007 foi lançado um split pela Aggressive Valley chamado Naked Grinding Fear ao lado do Violent Gorge ( Canadá ), Pureza Genocida ( Brasil ) e SMG ( Malásia ). Depois fizeram vários shows nos anos seguintes, passaram por um período de inatividade e lançaram o cd O Que o Cerca Está Morto em 2012. Também participaram do Crust Disrut: A Tribute To Disrupt - Undead, o Siege Of Grind - A Brazilian Tribute To Napalm Death e disponibilizaram também o EP Destrutivo.

    E é com uma forte distorção que ouvimos o primeiro urro, que traz um Grindcore ainda mais avassalador presente em Ilusão Idiótica e assim como nas faixas do Desalmado, nós não conseguimos entender nada do que está sendo berrado. A hecatombe sonora continua para lá de extrema com Vosso Líder através de um andamento tão cru, que parece que foi criado com a intenção de assustar o ouvinte.

    Aparentando ser mais rápida, Contra o Tempo marca a nona faixa do cd e exala tanta podridão, que se torna inteligível, porém, isso é muito bom, pois, é exatamente o que os fãs de Grindcore anseiam. 'O trem desgovernado' do Homicide segue sua trilha devastando com Estado Terminal, onde em meio a tanta loucura dos urros vocálicos, quase consegue-se perceber alguns de seus versos.

    Após uma breve frase já notamos os níveis de violência explodindo em nossas mentes na faixa Causa e Efeito, onde temos uma aniquilação completa na melhor das faixas do Homicide neste In Grind We Trust. Por fim, eles nos mostram toda a doidera de seu Grindcore com duas pedradas em inglês, sendo a primeira chamada de From Reality To Dust, que exibe inclusive alguns 'pig squeals' de tão agressiva e Stupid, que martela furiosamente e incansavelmente o ouvinte em seu decorrer.

    Após os trinta minutos de sons desumanos e desconcertantes a que somos expostos pelas bandas Desalmado e Homicide neste In Grind We Trust posso concluir que isto não é algo que os ouvintes comuns estejam preparados para colocar para rodar, sendo assim, sua aceitação pode ser mais difícil e mais complicada, como também a assimilação de tanta anarquia sonora para os 'iniciantes'. Entretanto, se quanto menos você entender o que acontece, adorar a violência propagada intensamente em letras - que para entendê-las só lendo no encarte - mas, saiba que criticam temas como o estado e a religião em urros torturadores. Se isso for tudo aquilo que está procurando, saiba que esta dupla produziu treze puros e 'hediondos' Grindcore neste cd.
Nota: 7,0.

Sites: https://www.facebook.com/desalmadogrind, http://desalmado.bandcamp.com/,
https://www.facebook.com/Homicidegrind e http://homicidegrind.bandcamp.com/.

Por Fernando R. R. Júnior
Abril/2017

Voltar para Resenhas