El Tiro - Nem Todo Cão Vira Sabão
12 Faixas - Independente - 2014

    Contando com músicos experientes, o álbum Nem Todo Cão Vira Sabão marca o primeiro registro fonográfico da banda de São José dos Campos/SP El Tiro, que desde teve seu lançamento vem garantindo uma boa repercussão à banda formada por El Pil nos vocais, Fábio Alba e Rodrigo Viana nas guitarras, Fredy Muller no baixo e backing vocals, além dos convidados David Bondesan na bateria e Johnny Jow no Hammond e no piano.

    Nem Todo Cão Vira Sabão teve a produção do guitarrista Fábio Alba e seus processos de gravação, mixagem e masterização foram realizados no Estúdio Oversonic Music em São José dos Campos/SP entre janeiro e julho de 2014. As doze músicas do cd são dotadas de um Rock´n´Roll pesado, de letras diretas e no estilo de nomes como o Baranga, Matanza e Tomada.

    Porks inicia o Rock´n´Roll cheio de energia do El Tiro, onde você sente a pegada no baixo de Fredy Muller e os bons riffs de guitarras em uma letra bem sarcástica, que não deixa de ser real, pois, temos muitas garotas novas que nos surpreendem tais quais eles contam nos seus versos. O ritmo elétrico desta primeira faixa cativa muito bem o ouvinte. Em Acelera Baby, o quinteto nos mostra um pique mais setentista com influências de Blues e Southern Rock, que nos conquistam pela forma de cantar de El Pil e pelos solos de guitarras, que estão muito gostosos de se ouvir. Estes solos são combinados com muita habilidade ao baixo e a bateria, nos levando assim para um refrão de fácil assimilação. Para Azul, o El Tiro exibe um Rock´n´Roll encorpado dotado de um estilo bem envolvente em sua parte instrumental, que caminha muito bem por linhas de Funk e Blues à maneira que seus versos são cantados e elevam-se mais nos solos de guitarras, que a banda deixa inteligentemente fluir quase que sem limite ( sabe... daquele jeito que era feito no final dos anos 60 e início dos 70... ).

    Apresentando um andamento ambientado no Blues/Rock Fome de Lobo te marca logo em sua primeira audição, pois, seus vocais estão mais graves e o piano de Johnny Jow aumenta o potencial da música antes dos solos de Fábio Alba e Rodrigo Viana em suas guitarras, que combinadas com o piano trazem aquela aura praticamente esquecida por muitos nos dias atuais. Inclusive sua letra também te convida a cantar com o vocalista pelo seu jeito 'sujo' de ser.

    Hipocondria, a quinta faixa de Nem Todo Cão Vira Sabão exibe um ritmo sedutor de onde o título do cd foi extraído, que além de suas boas vocalizações, notamos uma condução eficiente em seus riffs de guitarras, que são bastante Rock´n´Roll.

    Com ares um tanto que viajantes e introspectivos, Cego exibe um crescente em seu decorrer tornando-se mais Rock pela forma que é conduzida nos vocais e nos solos de guitarras. Em seguida, a entrosada dupla das seis cordas Fábio Alba e Rodrigo Viana delineiam o caminho para Perto Demais exibir linhas de um Rock mais despojado nos vocais, que conectam o ouvinte ao som facilmente. Pela forma que o El Tiro apresenta a música e pelo seu refrão simples, porém muito bem feito, é bem provável que este som ficará na memória.

    A balada Por Um Triz com seus momentos de Blues, marca a oitava faixa do cd com um andamento muito gostoso de se ouvir, onde nota-se a entrega do vocalista, os Hammond de Johnny Jow, o comando do baterista David Bondesan e os longos solos da dupla de guitarristas, que caem perfeitamente ao som e detalhe, tudo isso em uma música bastante animada. A seguinte começa com uma linha frenética de guitarras e vocais, que estão um pouco mais diretos e seu título é A Hora e a Vez do Cabelo Nascer é o que eu considero uma verdadeira sonzeira. Nesta nona faixa de Nem Todo Cão Vira Sabão encontramos uma ótima versão do Mutantes, que deixa clara a influência do Rock Setentista Brasileiro de nomes como Mutantes e Made In Brazil no som do El Trio, cujo parte final não poderia ser melhor.

    Rasputin já entra com toda a garra das guitarras e uma pegada mais 'suja' nos vocais. É interessante como o El Tiro aumenta a intensidade da música nos pontos certos, especialmente pela jeito que Fábio Alba e Rodrigo Viana solam suas guitarras.

    Com o baixista Fredy Muller exibindo sua técnica, O Tiroteio é um Rock´n´Roll dotado cheio de eletricidade tocado de forma contagiante, cuja letra convida a curtir bastante esta canção. No término do cd, o El Tiro vai mais devagar com Sono, uma canção intimista, onde destaco a  harmonia dos teclados Hammond de Johnny Jow levando suas linhas calmas junto aos vocais e também aos solos melodiosos das guitarras, que nos transmitem uma aura mais viajante.

    Em tempos que comenta-se muito que o Rock morreu, vemos uma banda brasileira clamar seu lugar no Rock´n´Roll brasileiro cantado em português graças à este Nem Todo Cão Vira Sabão, álbum que traz a tônica do que gostamos de ouvir. Longa Vida ao Rock e ao El Tiro, que soube como manter a qualidade que era feita no passado sem tirar o olho do futuro. E a partir de agora, o quinteto terá a missão de mostrar para as novas gerações como o Rock se manteve fascinando milhões de pessoas pelo mundo desde 1955.
Nota: 9,5.

Sites: https://www.facebook.com/eltirorock e https://www.youtube.com/user/eltirorock.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2015

Voltar para Resenhas