Five Dog's  - O Elo
 8 Faixas - Independente - 2015

    Quando se agruparam em 2008, os amigos Ricardo Luís no vocal, Márcio Muniz na guitarra, Rodrigo Ribeiro no baixo e Rogério Coripio na bateria, que formam o Five Dog's tinham a intenção de fazer e curtir um Rock'n'Roll, mas com o passar do tempo, o projeto se tornou mais sério e culminou na gravação do primeiro cd, cujo título é O Elo e foi lançado em 2015, sendo que os processos de mixagem ( e gravações ) foram realizados pela Conspiração Records.

    Nas oito faixas do cd vamos encontrar composições com influências de nomes como Led Zeppelin, Pink Floyd, Black Sabbath, The Doors, Iggy Pop, Ramones, Talking Heads, Legião Urbana, Titãs, Raul Seixas em temas sobre histórias do dia a dia e noitadas. Na capa temos o rosto de um dogue alemão e o nome da banda, que é bastante simples e direta.

    O Espinho Não Machuca a Flor marca a abertura do cativante Rock'n'Roll do quarteto, que canta em português, onde destaco a energia positiva em uma letra bem despojada, o timbre do vocalista Ricardo Luís e o ritmo feito na parte instrumental que é simples, mas te pega e mostra um estilo dos Rock oitetistas brasileiros. A faixa título, O Elo, mantém esse estilo descontraído e animado de bons vocais e linhagem Rock, mas exibe também um empolgante solo de guitarra feito por Márcio Muniz. Iniciada nos toques do baixista Rodrigo Ribeiro a faixa seguinte, que é chamada de Desejo Incontrolável apresenta um crescente bastante interessante nas linhas de guitarra, baixo e bateria, onde percebemos que a banda solta o seu Rock'n'Roll através de vocalizações envolventes, que estão deveras agradáveis. Também devo salientar como o Five Dog's deixa a música fluir livremente tal como se fazia no passado.

    Te conquistando logo em suas primeiras notas e contando com uma divertida letra, Grana do Natal é a quarta música de O Elo, que é um Rock puro, simples e disposto a criar o desejo de se cantar com o vocalista do Five Dog's, que tem algumas pitadas de Blues nos pontos certos e lembra de muita gente boa como por exemplo, o nosso Made In Brazil. Com um começo elaborado e um andamento gracioso, que obviamente é bastante eficaz em seu Rock'n'Roll, Algo Será Revelado prossegue o cd mais uma vez provocando uma vontade de dançar e curtir seus solos de guitarra.

     Para Jack In Londres sentimos uma influência de Rolling Stones em suas melodias, especialmente nos toques de baixo e bateria, assim como nos solos de guitarras, que exibem solos mais sujos e uma letra devidamente hilária.

    Conhecer ou Imaginar aparece aos toques do baixista Rodrigo Ribeiro, que são acompanhados por repiques de Rogério Coripio em sua bateria e se ligam a solos mais longos e distorcidos feitos por Márcio Muniz em uma letra que por vários trechos está mais falada, viajante e cheia de questões, que atravessam várias camadas em seus minutos, que criam um tipo de sintonia, que recomendo ouví-la de olhos fechados e de certa forma lembra um pouco do U2. No término de O Elo temos a faixa Mil Problemas, que é mais introspectiva, possui vocais em coro e um saboroso ritmo instrumental, que expõe um ótimo solo de guitarra.

    Vivemos uma época que ser simples e tocar um Rock'n'Roll puro parece ser errado e possuir letras com um ritmo divertido também, que bom que temos nomes como o Five Dog's que não pensam assim e nos trazem bons álbuns como este O Elo, que recomendo umas boas sessões de audição e em alto volume.
Nota: 9,0.

Sites: www.facebook.com/bandafivedogs.

Por Fernando R. R. Júnior
Julho/2017

Voltar para Resenhas