Gueppardo - Fronteira Final
9 Faixas - Voice Music/MS Metal Records - 2015

    O Gueppardo teve sua origem no ano de 2007 na capital gaúcha Porto Alegre e sua proposta era de praticar um Hard Rock que contém consideráveis doses de Heavy Metal. No ano seguinte, o EP Instinto Animal foi composto e produzido tendo o seu lançamento só em 2009 através de uma série de shows no cenário Underground do sul do país. Entretanto, o line up da banda sofreu diversas modificações e suas atividades cessaram por três anos, quando em dezembro de 2014 finalmente foram retomadas com a intenção de registrar o seu debut, cujo título é Fronteira Final, além de emendar alguns shows ao lado de Grim Reaper.

    Para a gravação de Fronteira Final, a formação do Gueppardo era a seguinte: Joe Zon nos vocais, Perÿ Rodrigues na guitarra, violão de 12 cordas, percussão e backing vocals e Felipe Chagas na bateria, baixo e backing vocals, sendo que os músicos Ricardo Janke no backing vocal, Cristian Cotrena nos teclados e Peter Rodriguez no baixo aturaram como convidados e fizeram um trabalho que aumentou a qualidade que ouvimos nas nove faixas que compões o cd.

    Os processos de gravações e mixagem foram realizados no estúdio Hurricane em Porto Alegre/RS pelo renomado Sebastian Carsin ( que já trabalhou com Crucifixion BR, Spartacus, A Sorrowful Dream, Symphony Draconis, entre outros ) em conjunto ao guitarrista Perÿ Rodriguez e a capa futurista é do vocalista Ricardo Janke. Aberto com sua faixa título, a 'adrenalizante' Fronteira Final, que logo de cara denota em seus solos de guitarras a animada energia do Heavy Rock de letra em português em um ritmo de baixo e bateria inspirados nos anos 80 e significativamente contagiantes pela forma que Joe Zon canta seus versos. Depois, com uma pegada cheia de riffs mais longos de guitarras e vocalizações de fácil memorização muito interessantes temos a faixa Roleta Russa, que traz uma atmosfera de um Heavy poderoso e tradicional, porém, o destaque fica mesmo aos exuberantes solos de guitarra de Perÿ Rodriguez.

    Para Fúria e Paixão encontramos uma cativante linhagem mais rápida, que é obtida através da correta combinação de baixo, guitarra e bateria, que liberam Joe Zon para se entregar aos vocais com longos agudos que extrai de suas cordas vocais. A letra é de certa forma biográfica, pois, narra algumas dificuldades que as bandas brasileiras de Metal enfrentam. A pesada Planeta Proibido de letra que oscila entre romântica e satírica ( com os pés fincados no Hard Rock ) apresenta ótimos riffs de guitarra e um refrão que te convoca a cantar com Joe Zon em seu andamento, que está devidamente eletrificado e vai te 'infectar' logo na primeira audição. A balada - que não poderia faltar no cd - Estrela Perdida marca a quinta canção de Fronteira Final e no seu ritmo, que está mais calmo pode-se notar o 'feeling' do vocalista nesta letra mais sentimental, e como é o costume do Gueppardo, somos expostos também aos seus longos riffs de guitarra comandados por Perÿ Rodriguez.

    Com um início instrumental altamente qualificado, Chuva destaca-se como uma das melhores do cd, seja na dedicada forma de Joe Zon atuar nos vocais ou no seu fascinante ritmo, que te recomendo conferir com atenção e confirmar como estamos diante de um Hard'n'Heavy de primeira.

    De linhas mais pesadas e uma estrutura Heavy Brazuka dos anos 80, Nada a Perder tem sua base alicerçada nos solos de guitarras de Perÿ Rodriguez e na repetição de seus versos de seu refrão, que destacam um empolgante timbre na voz de Joe Zon e que fatalmente ficará cravado na memória.

    Com aquele toque sarcástico do Hard Rock, Anjos e Demônios é a oitava de Fronteira Final e convida o ouvinte a bater palmas em alguns trechos durante sua execução, graças aos riffs certeiros de guitarra feitos com habilidade por Perÿ Rodriguez e aos toques do baterista Felipe Chagas temos mais um refrão que vai direto para a mente e seria a canção que eu escolheria para um videoclipe. No término do cd recebemos Fissura Total, que exibe uma aura de Guns´n´Roses com linhas que poderia dizer que estão mais 'sujas', além de dosagens de peso na quantia certa, uma letra irônica com conotação sexual do jeito que um Hard Rock necessita, solos de guitarra que te conectam sem nenhum problema ao som e deixa claro nossos desejos quase secretos.

    São nove ótimos e divertidos convites para se conhecer a proposta Hard´n´Heavy dos gaúchos do Gueppardo neste Fronteira Final com aquele toque nada inocente e nada ingênuo utilizado por muita gente importante como Scorpions, Saxon, Ratt, Def Leppard e o nosso Salário Mínimo nos anos 80 em um bom português. Se o line up atual, que conta com os fundadores Perÿ Rodriguez ( guitarra e backing vocals ) e Felipe Chagas ( bateria e backing vocals ) ao lado de Rafael Yadek ( baixo ) e Maurício Osório ( vocais ) mantiver solidificado, não tenha dúvidas que eles levarão a 'mordida' deste Gueppardo para todo o Brasil mesmo com todas as conhecidíssimas dificuldades enfrentadas por uma banda de Heavy Metal.
Nota: 9,0.

Sites: http://www.myspace.com/gueppardo,
https://www.youtube.com/channel/UC0v7He9DsR3CcbIhR-rKy1Q e
https://www.facebook.com/pages/GUEPPARDO/207376525945760?sk=timeline.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2016

Voltar para Resenhas