|
|
As gravações aconteceram no Aba Studio em Juiz de Fora/MG junto a Leo Dimas entre setembro de 2012 a maio de 2013 e os processos de mixagem e masterização foram realizados por Jerry Torstensson ( Draconian ) no Dead Dog Farm Studio em Säffle, na Suécia. A bela capa é do ilustrador Jobert Mello do Sledgehammer Graphix ( que já fez a capa de nomes como Sabaton e Primal Fear ).
Tal qual como a capa e o título, o cd é aberto com sons marinhos e também com uso de teclados, que te conduzem para o clima épico e medieval proposto pelo Hagbard com a instrumental Eulogy Of Ancient Times. Em poucos minutos chegamos a Warrior's Legacy, que é vocalizada por Igor Rehin com muita agressividade e com os backings vocals em coro, nos mostrando um Folk Metal gostoso de ouvir, pois todos os instrumentos, seja a guitarra, o teclado ou o violino ( do convidado Vinicius Faza ) aparecem com solos no momento certo, fato que inflama ainda mais a composição, que termina com belos dedilhados. E a atmosfera beligerante se intensifica com a Berserker´s Requiem, cujos repiques de bateria e o seu forte andamento estão devidamente aliados aos vocais: os agressivos de Igor Rhein e os suaves ( mais ao fundo ) da convidada Vitória Vasconcelos cravam como a música é boa. E verdade seja dita... tanto na parte instrumental, quanto na vocálica, podemos perceber a coesão alcançada pela banda e isso nos faz apreciar ainda mais o cd, que possui em seus temas a mitologia nórdica, fato que não poderia ser diferente.
|
|
Depois da festa, chega a hora do barco sair em combate e Sail To War deixa esta ideia bem clara com seu andamento mais intenso de guitarras, baixo, bateria e teclados juntos a vocais mais urrados. Entretanto, o sexteto sabiamente incluiu solos de guitarras e também de teclados, que marcam uma divisão no ritmo nos mostrando muita categoria. Com novamente o violino de Vinicius Faza se evidenciando no início ( e também no resto ), temos a acelerada, e não menos agressiva, March To Glory, que conquista rapidamente o ouvinte com seu estilo, que conclama sua participação no embate, e neste caso específico... a cantar seu refrão. Com toques bastante melodiosos e medievais, Hidden Tearas exibe os excelentes vocais de Vitória Vasconcellos em uma excelente e emocionante composição só nos dedilhados de violão e no violino de Vinicius Faza.
|
|
Para quem é fã de Turisas e Tuatha de Dannan saiba que temos aqui uma trupe que navegará o difícil e complicado cenário metálico brasileiro e alçará facilmente a conquista de novos territórios, e o melhor, sagrará vitoriosa. Não é por acaso que Rise Of The Sea King é um álbum que agrada logo nas primeiras audições, tanto que já despertou o interesse da gravadora SoundAge Productions ( sediada em Moscou/Rússia ), que irá lançar o trabalho na Europa ( lembrando que esta gravadora possui no seu cast Arkona, Grai e muitos outros ). Longa vida ao Hagbard, parabéns aos seus bravos guerreiros pelo brilhante Rise Of The Sea King. Enfim, abram alas... ó mortais, para o Rei do Mar.
Nota: 9,5.Site: www.hagbardofficial.com e http://www.facebook.com/OfficialHagbard.
Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2014