Living Metal - Viviendo El Metal
8 Faixas - Classic Metal Records/Metal Relics - 2023

    A banda paulistana Living Metal decidiu reverenciar e de certa forma nos mostrar várias bandas do cenário Heavy Metal Latino Americano com o seu mais recente lançamento, o segundo disco da carreira e que recebeu o título de Viviendo El Metal, que conta com oito faixas e foi lançado em outubro de 2023 pela Classic Metal Records em parceria com a Metal Relics.

    Neste Viviendo El Metal, o Living Metal apresentou versões de sete bandas clássicas do Heavy Metal latino americano e incluiu a composição própria que concede o nome ao cd e sobre esta homenagem, o vocalista Pedro Zupo falou: "Somos latinos americanos e sem esses pioneiros não estaríamos aqui tocando Heavy Metal, precisamos ter em mente que aquele que não honra a história não merece fazer parte dela."

    Viviendo El Metal foi gravado, produzido, mixado e masterizado por Diego Rocha no Bay Area Estúdios em São Paulo/SP e a foto da sua capa conta com muita memorabilia das bandas envolvidas e de outras é uma foto de Yara Haag com o design de Rafael Romanelli. O line up do Living Metal possui os citados Pedro Zupo nos vocais e Rafael Romanelli na guitarra, além de Jean Praelli na bateria, Jonas Soares na guitarra e o recém incorporado Gregorio P. Bondezam no baixo.

    No encarte de Viviendo El Metal podemos observar antes de cada música um pouco da história de cada uma das bandas celebradas e a primeira delas foi a argentina Horcas com o Heavy Metal rápido e intenso presente em Amargo Sabor, que contém letra em castelhano e um ritmo cativante com as guitarras exibidas com o fervor que amamos no estilo. Depois seguem lembrando do Acido, a primeira e a pioneira banda de Heavy Metal do Uruguai com a música The Orillas Del Gran Rio, que notadamente é influenciada pelo Judas Priest em sua pegada e contou com Juan Acuña do Acido participando nos vocais.

    Viajando até a Colômbia descobrimos o Kraken, cuja canção escolhida pelos paulistanos foi a frenética, contagiante e melodiosa Muere Libre, que é devidamente embasada pelos solos de guitarras. A quarta de Viviendo El Metal é a vigorosa La Jaula, um Heavy Metal criado pelos chilenos do Panzer, que graças ao trabalho feito pelo Living Metal podemos perceber também como por lá os caras sabem fazem uma sonzeira oitentista consideravelmente inflamável. Se dúvida basta confirmar sentindo os riffs de guitarras que neste álbum foram tocados por Rafael Romanelli e Jonas Soares.

    A única em português e que deixa claro para muitos quem foi a primeira banda de Heavy Metal do Brasil é a Mate o Réu do Stress, banda de Belém/PA que foi retratada com louvor pelo Living Metal através de uma música envolvente, enfim, um verdadeiro clássico do nosso Metal cujo refrão fica na memória. Escolhida para representar o Heavy Metal venezuelano, o atual quinteto pegou a Levántate Y Pelea do Gillman, que é um puro, incandescente e marcante Heavy Metal Melódico.

    Chegando ao México, o Living Metal exibiu a sua versão de Pasaporte Al Infierno do Luzbel, que se trata de um Heavy Metal bastante agitado, robusto, contagiante e essencialmente anos 80. Cantada em castelhano, inglês e português, a música que batizou o cd, a Viviendo El Metal é do Living Metal como disse anteriormente e coroa de forma brilhante o disco com uma canção deliciosa de se ouvir, além de ser um tributo ao Heavy Metal com ares de hino. Aliás, esta pérola do Heavy Metal latino contém solos incansáveis e feitos com muita habilidade pelos guitarristas Rafael Romanelli e de Juan Soares.

    Depois de ouvir este Viviendo El Metal, saber um pouco mais de algumas das bandas clássicas latino americanas de Heavy Metal e que foram precursoras do estilo em seus países... só posso concluir esta resenha dizendo o seguinte: parabéns Living Metal por esta veneração a nomes que tal como nós vivem o Heavy Metal todos os dias de suas vidas e que Heavy Metal primeira é Heavy Metal de primeira em qualquer idioma e em qualquer lugar do mundo. Longa vida ao Heavy Metal Latino Americano!!!
Nota: 9,5.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2024

Instagram: www.instagram.com/livingmetal_official
Facebook: www.facebook.com/LivingMetalOfficial
Youtube: www.youtube.com/c/LivingMetalBand

 

Voltar para Resenhas