Lords Of Aesir - Dream For Eternity
10 Faixas - Shinigami Records - 2014

    O trio Lords Of Aesir teve sua origem no final 2009 em Cascavel/PR com Karol Schmidt nos vocais e Ian Schmoeller nos teclados, baixo e arranjos orquestrais, que uniram forças por conta de discordâncias das bandas que participavam, sendo a vocalista cantora lírica profissional com graduação de Licenciatura em Música aperfeiçoada em Florença na Itália e o tecladista estuda Composição e Regência e também é possui o titulo de Licenciatura em Música, já tocou Tuba na Orquestra Sinfônica de Cascavel e é regente de coros, orquestras e bandas da região metropolitana de Curitiba/PR. Ao vivo eles contam com Esmael Marques na bateria e Jonas Henrique no baixo.

    O educador musical Júlio Machado na guitarra e vocais guturais completa o line up do trio que transita pelo chamado Symphonic Metal com muitas orquestrações, coros, vocais femininos e outros agressivos. Assim, eles foram disponibilizando seus primeiros lançamentos de forma virtual, que foram os singles Complex ( de 2009 ), Elvish Night ( de 2010 ), The Voice Beyond ( de 2011 ), Unpredictable Certainty ( de 2012 ) e um ao vivo com o título de Black Oasis ( de 2013 ). Com a 'bagagem' adquirida nestes álbuns e também pela aceitação deles, a banda despertou o interesse do selo Shinigami Records que disponibilizou o debut em outubro de 2014, cujo título é Dream For Eternity, que teve sua produção comandada por Aldo Carmine Rosito no Anubis Studio e capa com uma estátua de Lucífer foi criada pela vocalista Karol Schmidt e de William Sakamoto.

    O álbum por ser de Symphonic Metal conta com muitas participações como Danielle Oliveri no coro, Ricardo Mother no violino, Denis Castileo na viola, Klaiton Laube no cello, Fernando Vergutz no violão, que tocaram em todas as faixas além de muitos outros músicos, que tocam trompa, oboé, flauta, sax alto, entre outros, que aumentam a riqueza e a complexidade musical do cd. Aliás, recomendo você conferir o nome de cada um ao pegar o encarte e acompanhar as músicas e suas respectivas letras.

    A abertura do cd é com a instrumental e melancólica Veritas, que faz a introdução e cria uma melodia calma, porém, sombria, com vocais em coro que enfatizam uma aura épica, de influências arábes e de acordes clássicos, que se ligam a The Truth, momento em que a guitarra de Júlio Machado e os teclados de Ian Schmoeller trazem as linhas melódicas junto aos belos vocais líricos de Karol Schmidt no estilo que os fãs do Epica e Nightwish irão gostar na hora.

     E junto ao trio, temos Jenifer Lin ( Mizuho Lin ) do Semblant enaltecendo ainda mais as melodias vocais. Com uma linha mais rápida e pesada, que destaca um belo solo de teclados Stand For Revival continua o cd com os vocais suaves de Karol Schmidt recebendo o contraste de alguns mais agressivos feitos por Ian Schmoeller em um andamento cheio de harmonia. Em Black Oasis, o Lords Of Aesir trazem em suas linhas sinfônicas, ares de música árabe que são vocalizadas de uma forma encantadora por Karol Schmidt e que no seu decorrer ouvimos alguns vocais guturais aparecendo e tecendo uma diferença, que agradam aos fãs, e isso, em uma base instrumental cheia de trechos orquestrados bastante cativantes, além de solos de guitarras dos bons, muitos pedais duplos na bateria e uma harmonia de teclados.

     Com um início medieval, Elvish Night exibe a vocalista cantando de uma forma tão bela que lembra muito a finlandesa Tarja Turunen, quando esta começou a cantar no Nightwish. Esta belíssima canção é possuidora de um trabalho instrumental que realiza uma excelente base, além de também contar como solos de guitarras que deixam claro o lado Metal do trio. Exibindo um peso um pouco mais forte trazido pelo baterista Esmael Marques e uma linhagem sinfônica de nomes como o After Forever e Therion, Aesir´s Renegade prossegue Dream For Eternity com seus crescentes positivos e até um tanto progressivos, que são ampliados na forma de cantar da vocalista, porém, a banda surpreende quando deixa somente Karol Schmidt junto ao piano de Ian Schmoeller até que no final retomem o ritmo inicial e demonstrem porque esta canção pode ser apontada com um grande destaque do cd.

    Com um riff de guitarra que conduz as linhas orquestradas Unpredictable Certainty exibe aquela atmosfera lírica, que é rica em melodias instrumentais e vocais, que são agradáveis de se ouvir, e que obviamente, recebem seus enriquecedores e esperados trechos mais Heavy Metal. Em Fear Of The Lies ouvimos sons de chuva, que trazem linhas mais tristes de piano e que são tocadas ante uma vocalização emocionante de Karol Schmidt, que mostrou muita entrega e dedicação a cada um de seus versos.    

    Para a envolvente The Voice Beyond, o Lords Of Aesyr nos expõe a um andamento mais acelerado e comumente utilizado por nomes do Metal Melódico junto a vocais suaves e clássicos, além de um backing vocals em coro nos pontos necessários, além de um certeiro e longo solo de guitarra.

    Terminando este belo cd temos Stardust, faixa que começa com uma narração que traz ares épicos de filme embasadas em um vibrante solo de guitarra, que possuem vocalizações de muito carisma de Karol Schmidt em um ambiente de um Symphonic Metal gostoso de ouvir e que inspira a escutar tudo novamente. Para quem sempre enalteceu as bandas como o Epica, Nightwish, After Forever, Trail Of Tears, entre tantas outras do estilo, saiba que no Brasil contamos com representantes com o mesmo nível e que estão tentando trilhar os tortuosos caminhos do sucesso do Heavy Metal no país. Que o Lords Of Aesir cresça ainda mais e leve suas ótimas composições deste Dream For Eternity por todo o mundo.
Nota: 9,5.

Sites: www.lordsofaesir.com.br e https://www.facebook.com/Lords.of.Aesir

Por Fernando R. R. Júnior
Janeiro/2015

Voltar para Resenhas