Lothlöryen - Raving Souls Society
11 Faixas - Shinigami Records - 2012

    Quando ouvimos um nome como Lothlöryen é pronunciado, a primeira associação que os fãs da obra de J. R. R. Tolkien fazem é com a floresta onde nos livros Silmarillion, Hobbit e O Senhor dos Anéis, habitava a poderosa elfa Galadriel, porém, quando o assunto é Heavy Metal, a ligação é com a banda de Minas Gerais, atualmente radicada em Poços de Caldas, que foi formada em 2002 e que possui o seguinte line-up: Daniel Felipe nos vocais, Leko Soares e Tim Alan nas guitarras, Leo Godde nos teclados e sintetizadores, Marcelo Godde no baixo e Marcelo Benelli na bateria.

    É bem verdade que em seus primeiros trabalhos Thousand Ways To The Same Land ( demo 2003 ), ...Of Bards And Madmen ( cd lançado pela Force Majeure Records em 2005 ), o single Hobbit´s Song de 2007 e Some Ways Back No More ( cd lançado pela Die Hard Records de 2008 ), a mitologia criada pelo escritor inglês estava ligada diretamente a proposta da banda, mas agora com este novo cd Raving Souls Society, a ideia é se distanciar do universo da Terra Média e fazer um som mais pesado de Folk Metal com notórias influências de Heavy Metal Melódico.

     Para atingir esse resultado, o sexteto foi ao Casanegra Studios Bar e no Bardos Studios entre janeiro e dezembro de 2011 com o produtor Raphael Augusto Lopes ( ex-Torture Squad, também responsável pela mixagem e masterização, além de ter trabalhado na produção dos álbuns de Dr. Sin, Hangar e Scelerata ). Em Raving Souls Society, o Lothlöryen optou por exibir as manifestações que a loucura possui e como influenciou o mundo no decorrer da história, a exemplo de loucos como Hitler que fizeram II Guerra Mundial, as Cruzadas e a Inquisição, onde em nome de Deus matou-se muita gente.

    A curta First Raving Steps inicia o cd em um clima mais sombrio trazendo aquele ritmo pré-batalha, que vão aumentando sua potência com a entrada dos repiques da bateria e das guitarras que se ligam a Face Your Insanity, que mostram mais peso e muita melodia de grande qualidade para que o novo vocalista Daniel Felipe cante o Folk Metal/Heavy Metal Melódico proposto pela banda, que soube unir teclados, baixo, bateria, guitarra em uma excelente música, dotada de alguns versos em português e alternações com vocais mais raivosos e melodiosos. When Madness Calls segue com a ótima base instrumental com destaque para o baixista Marcelo Godde, que fez seus toques aparecerem muito bem na bela harmonia construída pela banda, que nesta música, recebe o convidado Heverton Souza ( do Eternal Malediction ) para dividir os vocais com Daniel Felipe. Te conclamo também a prestar mais atenção e sentir a vibração dos solos de Leko Soares e Tim Alan nas guitarras.

    Hypnerotomachia possui vozes ao fundo, um clima mais melodioso que transforma-se em uma emocionante canção mais cadenciada, que é vocalizada com muita garra na voz mais agressiva de Daniel Felipe e ganha os suaves vocais da convidada Helena Martins, do Ecliptyka, e afirmo, juntos a dupla deixa esta quarta música ainda melhor e a faz penetrar em sua cabeça. E além dos ótimos solos de guitarras e teclados ( que mostram influências de Iron Maiden ), o violinista Anderson 'Bardo' aplica sua positiva marca, em suma, temos uma candidata a hit do cd.

    Temples Of Sand possui um inicio no violão interligado com a anterior e, instantes depois, recebe muita energia das guitarras e exibe linhas clássicas nos teclados de Leo Godde, que formam um verdadeiro convite para uma viagem gostosa e pesada de se fazer, tanto que afirmo: ouça e desfrute desta soberba música de Raving Souls Society. Com a parte instrumental novamente muito bem postada, A Tale Of Lunacy possui seus vocais divididos entre Daniel Felipe e o convidado ( e produtor ) Raphael Augusto Lopes em evoluções que variam de linhas mais cadenciadas para melodias mais rápidas.

    Em To Live Forever, faixa que terá presença certa nos set lists da banda, o Lothlöryen fez uma ótima balada que começa com trovões e sons de chuva e segue com os teclados criando uma boa ambientação para que o vocalista Daniel Felipe passe muita emoção em cada verso e te faça querer cantar com ele.

    1314 é a instrumental cheia de efeitos de teclados que tecem uma mais uma boa viagem e se ligam a Burning Jacques, a nona do cd. Assim que a banda aplica o peso na canção, temos outra dose do ótimo Heavy Metal Melódico que é vocalizado com todo o talento de Daniel Felipe, mas o destaque maior está no final, pois os teclados de Leo Godde e os longos solos de guitarras de Leko Soares e Tim Alan trazem uma melodia realmente linda e agradável de se ouvir.

    Sun Of Delirious exibe linhas mais pesadas e cadenciadas em ótima harmonia que, mais uma vez, é muito bem conduzida pela banda. Fechando o cd My Old Tavern, com seus violinos e violões capitaneados por Christian Dozza e Anderson 'Bardo', respectivamente, temos um mergulho com muita qualidade nas linhas mais medievais que eram base do som do Lothlöryen mais antigo ( por assim dizer, afinal a banda é relativamente nova ) e asseguro o versátil vocalista Daniel Felipe a cantou muito bem. É muito satisfatório quando se pega um cd para resenhar e percebe-se que a banda encontrou um nível de qualidade tão alto que não deve em nada para muitas bandas gringas, sendo até bem melhor que muitas delas. O Lothlöryen provou isso neste Raving Souls Society e não é por acaso que já abriram um show do Symphony X no passado, e agora, no presente tem seu cd lançado por uma gravadora importante no mercado como a Shinigami Records.
Nota: 10.

Site: www.myspace.com/lothloryenband.

Por Fernando R. R. Júnior
Março/2012

Voltar para Resenhas