Mundo Cão
10 Faixas - Independente - 2011 

    Underground no Brasil é sempre um período de muita 'ralação' e poucos discos, ao contrário do que acontece em países europeus, que rapidamente as bandas conseguem uma divulgação maior, tudo bem que é questão de cultura também, porém, muitos brasileiros não se preocupam com isso e seguem trilhando bravamente até conseguirem seu objetivo e este é o caso do Mundo Cão.

    Sua formação aconteceu no ano de 2005 e um ano depois, saiu a primeira demo tape, e como as dificuldades, que por aqui são sempre enormes, somente em 2011 que o trio formado por Zeca Salgueiro ( vocal e baixo ), Fabio Gadel ( vocal e guitarra ) e Ivan Busic ( bateria ) conseguiu lançar seu cd cheio de um Rockão dos bons que é cantado em um bom e alto português. As gravações, mixagem e pré-masterizações foram realizadas no Estúdio Tonelada por Rodrigo Loli e masterização definitiva foi realizada por Rogério Sabatella no Estúdio Graviola. Infelizmente, o célebre batera Ivan Busic ( sim, o mesmo do Dr. Sin ) precisou sair da banda por conta dos conflitos de agendas entre as duas bandas e foi recrutado em seu lugar Felipe Abdala.

    Vampiros Existem abre o Rock´n´Roll Pesado do Mundo Cão em uma boa letra cantada por Zeca Salgueiro em uma curta música dotada de ótimos riffs de guitarra, que te pegam pelo seu ritmo cadenciado. Após o ruído de um motor em funcionamento, a segunda Força Motor entra em cena com seus solos mais densos e sujos, além de vocais um pouco agudos e um trabalho eficiente na bateria de Ivan Busic, mas, o maior destaque mesmo fica para o guitarrista Fabio Gadel. Em Surtado, o Mundo Cão preparou uma linha mais rápida com uma letra insanamente divertida e novamente com direito a Fabio Gadel estilhaçar com tudo em eletrizantes riffs de sua guitarra.  

    Maloqueiro Sem Futuro exibe linhas que flertam com o Heavy Metal e olha que curioso, com o Rap, mas, isso até a melodia Rock´N´Roll alternar o ritmo da música, cuja letra é bem envolvente, enfim, ponto para o Mundo Cão. Com uma letra muito interessante, Computadores Pros Pobres é a quinta deste debut do Mundo Cão e o seu andamento vai te pegando a maneira que a canção prossegue e como é  uma característica do power trio, sempre com solos competentes do guitarrista Fabio Gadel.

    Depois, Satanás Quer Turistas alterna - em uma letra bastante curiosa - trechos mais rápidos com outros mais cadenciados, que são muito bem feitos pela banda, que não economizou na dosagem de ótimos solos de guitarras e nos toques na bateria. Insônia começa com riffs mais Heavy e segue com uma melodia pesada para que Zeca Salgueiro cante a mais Metal de todas as músicas do cd.

     O Amor É Mentira possui um ritmo pesado, que sofre mudanças que elevam ainda mais a sua qualidade e assim deixam o espaço Fabio Gadel solar sua guitarra a bordo de uma letra bem sarcástica e muito empolgante. Linha pesada e cadenciada em outra composição bem escrita e dotada de um bom refrão é o que vamos encontrar em Bug do Milênio. O mais interessante nesta nona canção é que o ritmo Hard Rock muito cativante e nos solos de guitarra, Fabio Gadel deixa mais uma vez sua marca nesta música. Depois, temos o peso da bateria de Ivan Busic e os ótimos solos de guitarra para ouvirmos Mundo Cão, a excelente faixa título que finaliza com muita qualidade o cd. 

    Rock´n´Roll pesado e direto, com boas e envolventes letras cantadas em nossa língua ( o que não costumamos ver com frequência ) e todas acompanhadas de solos de guitarras com a devida técnica, enfim, as músicas desde cd do Mundo Cão podem e devem estar nas programações das web rádios do país. Se identificou com a proposta do power trio paulista, então trate de conhecer a sonzeira deles o mais breve que lhe for possível.
Nota: 9,5. 

Sites: http://www.bandamundocao.com.br/, http://www.youtube.com/bandamundocao, http://www.facebook.com/bandamundocao e http://twitter.com/#!/mundocaobanda.  

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2012

Voltar para Resenhas