|
|
Ou seja, além da experiência musical e cultural de cada um dos seis músicos, eles são os donos da empresa Blues, uma agência e produtora de conteúdo, que possui uma grande importância para que a banda possa atingir níveis mais altos. O cd foi gravado e produzido pelos próprios integrantes do Nominalistas e já cravo aqui: eles fizeram um excelente trabalho.
Amigo Imaginário abre o cd com uma narrativa bem simples de uma letra viajante em que o personagem escreve uma carta para seu amigo inexistente em linhas instrumentais bastante diversas, que transitam pelo Rock Indie do sexteto e seguem até para momentos de Jazz. Isso demonstra a insegurança que vivemos no mundo atual. Em Caminhos, o Nominalistas já apresenta um Rock´n´Roll de bases setentistas no estilo do Mutantes, que é possuidor de um ritmo muito envolvente em meio aos vocais simples e tranquilos de Daniel Ayrosa Galvão, que te cativam facilmente.
Com um início instrumental, que ao mesmo tempo é sossegado e primoroso, Viagem Atípica mostra seus ótimos vocais onde notamos algumas entonações mais fortes de Daniel Ayrosa Galvão e percebemos toda sua versatilidade, além disso, os demais integrantes do sexteto produzem uma musicalidade tranquila, com riffs de guitarras de Samuel Costa e Roger Lemm discretos, querendo aparecer mais e se tornando envolventes por este motivo. Exibindo muita suavidade Sabia Viver Só traz um clima introspectivo em sua letra junto a uma melodia bastante calma, que contam com solos simples de guitarras, mas que passam altas doses de viagens a cada toque em suas cordas e nas serenas viradas do baterista Victor Ballestré.
|
Depois, com linhas mais Rock´n´Roll, porém, descompromissadas, a divertida Vivos marca a oitava do cd e entre suas sagazes melodias temos alguns reluzentes solos de guitarras. Com a flauta de Bruno Bock duelando com os vocais de Daniel Ayrosa Galvão, A Noite continua o cd num Rock que flerta com o Progressivo ( a la Jethro Tull ) produzindo um grandioso momento que recomendo ouvir novamente para ir absorvendo toda sua energia musical. Aliás, o trabalho de Peter Carcavallo no baixo e de Victor Ballestré na bateria são imprescindíveis para que o álbum seja tão qualitativo quanto é e novamente os dois atuam com muita habilidade em Modernidade, que tece algumas críticas à sociedade em sua letra, mesmo em um estilo mais intimista, que sofre algumas elevações mais Rock em alguns momentos e nos fazem admirar mais a composição.
|
Sabe aquele tipo de disco que parece que é simples, mas nem de longe não é? Então este é o caso deste primeiro cd do Nominalistas, que deixa claro o potencial deste sexteto ao conseguir agradar com facilidade e logo na sua primeira audição graças às suas linhas despojadas e exibidas com muita competência. Ouço muito dizer que precisamos de renovação na música brasileira, bem se a mídia, as gravadoras e mesmo os fãs, abrirem suas mentes... temos aqui uma banda que poderá capitanear o processo, que inclusive criou o excelente costume de lançar uma música nova a cada quinze dias e a disponibilizar no seu canal do Youtube: www.youtube.com/nominalistas.
Nota: 9,5.Sites: https://www.facebook.com/nominalistas, https://soundcloud.com/nominalistas
e www.youtube.com/nominalistas.Por Fernando R. R. Júnior
Outubro/2015