Rygel - Imminent
11 Faixas - Voice Music - 2012

    O Rygel teve sua origem na cidade de Santos/SP em 2000, mas foram necessários cinco anos para o lançamento do do EP A Long Way To..., o  debut foi lançado um tempo depois, em 2007 com o título de Realities... Life As It Is. Não demorou para que o segundo cd o segundo cd intitulado apenas como Imminent fosse lançado em 2012, o que há de se considerar que é pouco tempo, ainda mais em se tratando de Brasil. Imminent foi gravado e mixado por Marcelo Pompeu e Heros Trench no Mr. Som entre fevereiro e julho de 2011. A masterização é assinada por Heros Trench e realizada em setembro de 2011 enquanto o conceito gráfico do cd foi criado pelo Rygel e também por Carlos Frides resultando em uma ótima capa.

    E embora a principal vertente do Rygel seja voltada para o Prog Metal, eles também transitam com qualidade pelo Thrash e Death Metal em ótimas melodias que cativam o ouvinte e foram muito bem gravadas. Dito isso, vou agora comentar as onze faixas compostas por Daniel Felipe no vocal, Wanderson Barreto e Anibal Pontes nas guitarras, Ricardo Reis no baixo e Wagner Silva na bateria.

    End Of Days abre Imminent a toda velocidade com as guitarras muito bem tocadas para que os rápidos vocais de Daniel Felipe passem uma ótima melodia, que fica melhor quando se percebe os teclados de Fabiano Ramalho e o refrão, que exibe boas linhas vocais com passagens mais agressivas. Just One deixa claro uma pegada de guitarras e bateria bem fortes, que é muito bem amparada pelos teclados ( com bons solos quando necessários ) e cantada com categoria por Daniel Felipe de uma forma que anima quem está ouvindo este Heavy Metal dos bons, cuja letra é uma bela crítica social. Em Hope temos um ritmo mais suave nos dedilhados de Wanderson Barreto e Anibal Pontes, porém, isso acontece até Daniel Felipe começar a pulverizar o clima com sua voz, porque aí o Rygel aumenta consideravelmente o peso de suas ótimas linhas melódicas e criam aquela vontade de participar cantando com a banda, pois, a música segue num crescente cheio de técnica que culmina em uma virada excelente.

    A quarta é Perfect Stone e nesta o quinteto exibe a energia vinda dos bons solos de guitarras com a presença dos teclados, para em seguida acelerarem para uma grande harmonia de muito peso, especialmente pela capacidade instrumental demonstrada pelos integrantes da banda e pelos agressivos vocais. A Prog Metal Asking For Your Vote traz sua linha pesada tratando com uma significativa harmonia de um tema muito importante: em quem votar, mas seus maiores destaques estão nos viajantes trechos falados ( ótimos para se fechar os olhos ), que contam com a participação de Big Bad Bill e também na retomada do ritmo que o Rygel realiza nesta quinta canção. Depois é a vez de Leave Me Alone, que é alicerçada em bons solos de guitarras que estão mais calmos e nos vocais, que passam muito feeling em uma ótima música, que desperta a vontade de acompanhar a sua letra com a banda, que nos mostra outra grande atuação dos vocais de Daniel Felipe.

      Memories traz o convidado Flávio Matheus ao piano em uma primorosa canção, que possui dedilhados de qualidade e é cantada com emoção por Daniel Felipe comprovando quão versátil é o Rygel, pois, eles saem do peso Heavy Metal para uma linha mais calma como esta com muita facilidade e técnica. Mas, a eletricidade que faz a banda ser Metal é retomada com Damnantion, pois, eles tocam bem rápidos, com muito força e contam com o produtor Marcelo Pompeu ( do Korzus ) cantando junto com Daniel Felipe, fato que aumenta ainda mais o ótimo nível da banda neste quase Thrash, que se destaca também pelos solos de teclados combinados com as guitarras e a bateria.

    Chegando próximo ao final temos Walking Dead, que é a nona de Imminent, apresentando suas linhas melódicas em meio à um peso de guitarras, baixo e bateria ligados a uma vibrante atuação do tecladista convidado Fabiano Ramalho e também aos competentes vocais de Daniel Felipe, que sabe como alternar sua voz para deixar o ouvinte atraído pelo som.

    Realities começa com um andamento de mais potência nas guitarras e com intervenções vibrantes nos teclados para depois o Rygel exibir toda a garra de seu vocalista, que fazem a possível semelhança da parte instrumental com o Dream Theater acabar na cólera que ele canta a letra, enfim, aqui o quinteto é bem mais agressivo e voltado para o Heavy Metal, e o melhor... é possuidor de técnica e qualidade. Envy Words foi a escolhida para encerrar Imminent com suas linhas pesadas, que são muito bem conduzidas pela banda em mais uma marcante canção, que é possuidora de solos vigorosos de guitarras, além de uma firme atuação do baixista Ricardo Reis e do baterista Wagner Silva, sempre aparecendo com precisão na hora certa. Isso sem contar com a força dos vocais ou o final acelerado com solos de teclados, que fizeram esta última música surpreender o ouvinte com suas alternações de ritmo e suas melodias.

    Imminent é um grandioso trabalho de uma banda muito promissora e embora possam ser rotulados como Prog Metal, o Rygel mostrou nestas onze faixas que conseguiram chegar próximos ao Thrash e detalhe, com muita competência, seja pela pegada 'sem dó' nas guitarras ( fato que eletrifica ainda mais o som ) ou na forte presença do baixo e bateria para que os vocais expressem sempre linhas agressivas. Conheça a banda que foi muito além do que conhecemos como Prog Metal.
Nota: 9,5.

Sites: http://www.rygel.net e http://www.myspace.com/rygelband.

Por Fernando R. R. Júnior
Agosto/2012

Voltar para Resenhas