Siod - esSIODio
8 Faixas - Independente - 2016

        A formação do trio Siod se deu em 2013 pelo vocalista, guitarrista e compositor Umberto Buldrini em Avaré/SP, quando estava trabalhando em um projeto de produção de áudio ao lado do baixista Fabiano Gil, momento em que aquela centelha aconteceu e eles viram que poderiam montar uma banda juntos, que é complementada com o baterista André Silva. Considerados como 'Poetas do Ódio', o Siod nos mostra em seu primeiro cd oito faixas cantadas em português de temática onde são tecidas críticas à religião, política e cultura, que já perambulavam na mente de seu criador Umberto Buldrini desde 2006, mas, que só foram concretizadas apenas em 2016.

    Os processos de gravação, mixagem e masterização do cd intitulado como esSIODio são assinados por Umberto Buldrini e Fabiano Gil, que tiveram um desafio extra ao cuidarem de suas próprias músicas, pois, neste caso a exigência pode ser maior se comparada com outra banda. A capa do cd esSIODio, que está embalada em 'digipack' nos mostra uma figura estranha ( um possível ser concebido pelo ódio presente em todos os lugares ) é de Vinicius Quesada que valoriza a sua aquisição física.

    Com um ritmo pulsante, que é comum aos realizados pelos Power Trio, o 'Rockão' presente em Maldade abre esSIODio com vocais debochados ante uma construção instrumental de muita qualidade e com um alto poder de te conquistar pelas interações feitas pelo Siod, que deixam a eletricidade da música fluir livremente. Em Traumatismo Moral notamos vocais mais agressivos contidos em uma letra bastante crítica, que está unida à um andamento cativante e convidativo para mexer o pescoço, especialmente, nos solos de guitarra devidamente amparados nas linhas fortes de baixo e também na incansável bateria comandados por Fabiano Gil e André Silva, respectivamente.

    Na faixa título esSIODio temos uma linhagem encorpada e envolvente, que trazem uma sucessão de ótimos riffs de guitarra feitos por Umberto Buldrini, que canta de forma ameaçadora e nos mostra algumas verdades do nosso Brasil ( disparando claramente contra a forma que o dinheiro é gasta pelas autoridades, seja na cultura, segurança ou saúde ) e não posso deixar de citar também a condução instrumental, que está bastante pesada.

    A curta Paranoia conta com uma excelente base instrumental mais cadenciada dotada de empolgantes repiques na bateria e também nos solos de guitarra, para que seus versos sejam cantados expressando muita fúria em um estilo viciante com direito a uma 'paradinha', que caminha para um final matador, que praticamente flerta com o Thrash Metal. Para Buraco na Fé, o Siod segue por um ritmo cadenciado e foca suas críticas nas religiões que enganam as pessoas cantado com ira nos vocais de Umberto Buldrini, que no decorrer de seus minutos recebem ótimos solos de guitarra para depois ganharem um pouco de velocidade.

    Na sexta faixa de esSIODio, a Coragem Amigo, o trio nos mostrou uma fortificada sequencia instrumental de consistentes modificações em seu ritmo para ambientarem assim os versos raivosos pronunciados por Umberto Buldrini em uma música bastante questionadora. Atenção para os toques do baixista Fabiano Gil, quando uma das citadas mudanças acontecem. 

    Flertando com o Thrash novamente Não Tira Não demonstra que a revolta presente nas faixas do cd é realmente enorme e nesta - especificamente - é ainda maior, pois é cantada de forma quase agonizante para você ter uma ideia, porém, novamente Umberto Buldrini, Fabiano Gil e André Silva realizaram impactantes modificações ao passar dos minutos ganham uma aceleração bastante interessante, que aumentam o prazer de ouvir esta música. Fechando esSIODio temos Cercado de Vermes, onde o baterista André Silva está devidamente aliado ao baixista Fabiano Gil construindo o percurso para que o guitarrista Umberto Buldrini possa nos trazer evoluções marcantes até que sejam eclodidos seus encolerizados vocais em uma letra um tanto que Hardcore.

  Os autoproclamados 'Poetas do Ódio' do Siod nos apresentaram a um excelente e provocador trabalho neste álbum esSIODio, que é possuidor de composições forjadas na cólera, fúria e indignação social, que estão incrustadas nosso país, que se esquece dos problemas e não faz nada para melhorar o caos diário que vivenciamos. Entretanto, o que chama a atenção aqui é a técnica e a habilidade instrumental do trio, que realizou corretamente a fusão de seu Heavy Metal, Thrash e Hardcore com suas letras. Ouça e curta sem problemas esta banda que surgiu para incomodar o sistema e as pessoas que seguem a linha do chamado 'politicamente correto'.
Nota: 9,0.

Sites: www.siodbr.com.br, www.facebook.com/siodbr,
www.soundcloud.com/siod e www.twitter.com/esSIODio.
 

Por Fernando R. R. Júnior
Maio/2017

Voltar para Resenhas