Slippery - First Blow
14 Faixas - Independente - 2012

    O Slippery é uma banda de Hard Rock originada na cidade de Campinas/SP em 2004 e recebeu influências de nomes como Def Leppard, Mötley Crüe, Dokken, Bon Jovi e Ratt. Passados três anos de formação, eles disponibilizaram seu primeiro EP intitulado Follow Your Dreams com cinco faixas, que teve uma boa repercussão na imprensa, não só na brasileira, mas, também na Europa e Japão. Essa maior exposição do primeiro EP rendeu ao quinteto formado por Fabiano Drudi nos vocais, Dragão e Kiko Shred nas guitarras, Érico Moraes no baixo e Rod Rodriguez na bateria, as aberturas dos shows de Jimi Jamison ( ex-Survivor ), Jeff Scot Soto ( ex-Malmsteen, Talisman ) e L.A. Guns, além da participação no 'W.O.A. Metal Battle' de 2008, classificando entre os finalistas.

    Depois disso, alternando entre shows e muito trabalho, a banda concentrou suas atividades na preparação de First Blow, seu álbum debut - que está devidamente embalado em uma capa que mostra duas visões explosivas e que todos os brasileiros adoram - foi lançado de forma independente em 2012 e gravado no Kidman Studio ( em sua cidade natal ). A mixagem e a masterização foram realizados por Atila Ardanuy ( Dr. Sin e Anjos da Noite ) no Bavini Studio em São Paulo/SP e o resultado ficou muito bom, como comento na descrição das faixas mais abaixo.

    Follow Your Dreams começa com os solos de guitarras dando vida ao som para que os vocais roucos de Fabiano Drudi possam cantar esta primeira música do cd com a adição de coros puramente influenciados por Def Leppard e que sempre causam uma boa impressão em Hards assim, cujo grandes destaques estão no refrão - que é bem grudento - e no solo de guitarra. Slippery exibe uma melodia mais pesada e muito envolvente em seus primeiros minutos para que depois o vocalista nos conduza à um cativante Hard Rock, com caprichosos solos dos guitarristas Dragão e Kiko Shred, que são puro anos 80. Em Two Young Hearts somos levados à um curto solo do baterista Rod Rodriguez em uma ótima harmonia de guitarras e teclados ( com a participação de Marcelo Diniz ), que tecem a linha para Fabiano Drudi cantar com muita destreza garantindo assim a empolgação da música. A seguinte é Another Chance e sua melodia mais cadenciada obtida pela banda é vocalizada com toda a potência de Fabiano Drudi criando um momento de felicidade e nostalgia. Mais ao final temos solos de guitarras e teclados muito bem combinados, que além de serem dignos de um Art Of Rock, nos transportam para o ritmo inicial desta excelente canção.

     Depois No Time To Sorrow apresenta belíssimos dedilhados que dão lugar a uma música mais suave, que é cantada de forma emocionante por Fabiano Drudi conduzindo-a para um vibrante Art Of Rock dotado de um virtuoso e longo solo de guitarra. Voltando ao Hard Rock mais tradicional dos anos 80, o feeling nos momentos certos somados com bons riffs de guitarras de Run For Reaction nos fornecem a energia que desejamos ao ouvir uma canção assim, especialmente na hora dos solos de Dragão e Kiko Shred, que exploram todas as suas notas de suas guitarras.

   Com um solo de guitarra que é puxado para o Heavy Rock, The First Blow - a música que contribuiu para intitular o cd - entra em cena com uma pegada que certamente funciona muito bem ao vivo e é cantada com muita técnica por Fabiano Drudi. Atente seus ouvidos para os ótimos e pesados solos da dupla de guitarristas e também para o final acelerado que o Slippery colocou na música e me diga: não dá aquela vontade de sair curtindo? 

     A eletricidade de Songs Of Freedom ( Wild At Heart ) vai ganhando mais força a cada verso cantado com agressividade e carisma por Fabiano Drudi. O bacana é que o Slippery colocou backing vocals que chamam o fã para participar com a banda. Depois, com seus riffs voltados para a linha Heavy Metal, Out Of The Light exibe um andamento muito bom que segue para um final apocalíptico bem Metal mesmo, daqueles de se bater a cabeça, e só para não perder o costume, os guitarristas realizaram solos longos e de muita habilidade.

    Com os teclados do convidado Leandro Cipola e as linhas melódicas de guitarras deixando claro o estilo mais 'meloso' que foi adotado em What I Need, o Slippery exibe uma balada que não poderia faltar no cd e sua execução é de forma emocionante e agradável, como estão nos mandamentos do Hard Rock. Por fim, eles colocaram como bônus o belo cover de Night Of The Demon do Demon, que é uma sonzeira oitentista das boas. Que First Blow abra as portas para o Slippery se tornar muito mais conhecido pelo Brasil e pelo mundo, pois seu Hard Rock com pitadas de Art Of Rock, Heavy Rock e Heavy Metal estão de igual ou superior qualidade a muitas bandas que tenho ouvido lá de fora. Para quem gosta de um Hard Rock inspirado nos melhores Hards oitentistas First Blow é a pedida.
Nota: 9,5.

Sites: www.slippery.com.br, www.facebook.com/slipperytheband, www.twitter.com/slipperymusic, www.myspace.com/slipperytheband, www.youtube.com/slippery80s e www.palcomp3.com.br/slippery.

Por Fernando R. R. Júnior
Junho/2012

Voltar para Resenhas