|
E a lista de convidados para o projeto foi grande, vejam só: Bruno Maia do Tuatha de Dannan - o Hobb, o espírito da natureza, Nando Fernandes ex-Hangar - Samael, o príncipe dos demônios, Renato Tribuzy do Tribuzy - Achilles, o semideus, Chistian Passos do Wizards - Hermes, o guerreiro, Mário Linhares ex-Dark Avenger - High Lord, Iuri Sanson do Hibria - God Amon, Daisa Munhoz do Vandroya - a princesa Judith, Maurício Del Bianco do Innerforce - Haamiah, o mago, Tito Falaschi ex-Symbols - Arlim, o anjo. Além deles, o SoulSpell é composto por: Fabiana Oliveira nos teclados, Tito Falaschi no baixo e os guitarristas Thiago Amendola, Daniel Manso ( do Fairytale ), e Cleiton Carvalho, além é claro de Heleno Vale na bateria. As gravações ocorreram no Hi Tech Studios, com o comando de Júnior Campos na cidade de Lençóis Paulista/SP e a produção foi realizada por Tito Falaschi. A mixagem e masterização ficaram a cargo de Heros Trench no seu aclamado Mr. Som.
|
Depois em Alexandria, Fabiana Oliveira promove uma linda melodia em seus teclados que são tocados como se fossem um piano; já Haamiah ( personagem de Maurício Del Bianco ) divide os vocais com Arlim ( Tito Falaschi ) e também com a linda voz de Daisa ( Judith ), mas, o maior destaque fica para o ótimo solo do guitarrista Daniel Manso. Tobit ( ou Leandro Caçoilo se preferir ) canta com muita emoção a faixa seguinte, Milvian Bridge que é iniciada com os teclados de Fabiana Oliveira, e esta formosa balada é dotada de um refrão operístico e contagiante que traz ainda mais surpresas, como por exemplo, as participações de Hobb ( Bruno Maia ) e do malévolo Samael ( Nando Fernandes ), ou ainda o aumento de peso no decorrer na hora certa, de acordo com o personagem que entra "em cena".
|
Acelerando o ritmo no melhor do bom power metal temos Army Of Just One Mind com Samael, Hermes e Tobit contando mais esta parte de A Legacy Of Honor. Soulspell, a faixa que intitula a metal opera mostra com rápdios ares épicos, a ótima interação dos vocais de Leandro, Daisa e de Mario Linhares ( o High Lord ) centrados na proposta melódica do disco. Aplicando uma grande dose de peso e velocidade, mas com muita melodia temos Weight Of Evil, que lembra muito do estilo do Angra, especialmente em seu andamento e na forma que é cantada pelos personagens de Leandro, Mário Linhares, Daisa e Nando Fernandes. Outro fato importante que não pode ser esquecido também, é a exibição da tecladista Fabiana Oliveira acompanhada por José Cardillo ( também do Eterna ) colocando ainda mais força e melodia a canção.
|
A essência do trabalho é focada no heavy/power metal melódico de forma que os fãs dos álbuns do Avantasia irão certamente gostar. Heleno Vale teve muito trabalho para concretizar esta primeira metal opera totalmente brasileira, mas o resultado e os frutos ele colherá rapidamente, pois muitos irão querer conhecer como ficaram as performances dos grandes vocalistas convidados. E para mergulhar completamente na história, dá para viajar nos desenhos do capista J. P. Fournier ( que fez as capas do Avantasia ) e no encarte, que é bem completo contando mais sobre cada música. Em suma, parabéns pelo primeiro ato Heleno, que brevemente sejamos brindados com o segundo.
Site: ww.soulspell.com
Gravadora: www.hellion.com.brPor Fernando R. R. Júnior
Abril/2009