|
Still Living - Humanity
|
Para a abertura foi escolhido o single que precedeu o cd com Flying Hight, através de repiques na bateria de Cleber Melo, que trazem o elaborado ritmo do Hard Rock do Still Living, que fará vibrar na hora. E isso, além de sentir os contagiantes vocais de Renato Costa cheios de emoção, graças à uma letra animada que tende a ficar na memória. Depois, notamos flertes mais Progressivos nos teclados de Thiago Nascimento e isso chegou-me a lembrar do Asia na ótima Signs e seus aromas positivos, que continuam o cd nos passando todo o alto astral, que está contido nos seus empolgantes vocais ou nas excelentes linhas melodiosas da parte instrumental. E não é que o Still Living mergulhou em harmonias infectantes e levemente Progressivas neste cd... e cada uma delas são vocalizadas com muito carisma por Renato Costa, como ficou claro ao ouvir Murder Of Crows, a terceira de Humanity, que conforme seu estilo pede... conta com um exuberante solo de guitarra de Eduardo Holanda.
Com riffs de guitarra transbordando emoção junta à ótima base de teclados, bateria e baixo, You Remain Alive apresenta ares de uma balada, que foi muito bem eletrificada pela banda, onde percebe-se a dedicação do vocalista ao cantar seus versos. Após os sons industriais que assinalam o início Humanufactured, a melodia eclode com toda a categoria praticada pelo Still Living em cada trecho, se destacando em especial o refrão, as viradas de bateria e o seu andamento, que te convocam a pegar o encarte e seguir sua letra. Mas, cometeria um erro, senão citar nesta resenha os lustrosos solos de guitarra de Eduardo Holanda, quando é chegado o momento deles aparecerem. Em Stolen Prayer encontramos um música levemente mais cadenciada, daquelas que nos expõem riffs cavalgantes em algumas partes e também a cativantes modificações em outras, porém, sempre executadas com muita técnica e destinadas a ficarem registradas em nossa memória.
|
Em seguida, os pernambucanos deixam o Hard Rock a la Europe fluir do jeito que aprecio em Way Back Home, onde a articulação dos bons vocais de Renato Costa ( especialmente no refrão deveras envolvente ) e o andamento tocante parece ser um mantra para a banda, aliás, note como o baixista Leandro Andrade consegue aplicar grandiosas linhas em meio a tantos solos de guitarras e teclados, além dos repiques de bateria sempre presentes. Rock´n´Roll Thunder é a mais vigorosa das músicas de Humanity e conquista o ouvinte facilmente com o vocalista Renato Costa elevando sua voz em um memorável ritmo de guitarra, que está muito bem aliado aos toques dos teclados de Thiago Nascimento e aos licks do baterista Cleber Melo de forma que será difícil não cantarolar seus versos por sua pegada no estilo de Kiss e de Scorpions.
|
Se em From Now On o Still Living provou que sua ideia era de se posicionar entre os melhores nomes do Hard Rock/AOR nacional, com este Humanity, que chega ser ainda melhor que o From Now. Enfim, posso afirmar que o quinteto de Garanhuns/PE tem um potencial musical digno de nomes internacionais como Journey, Magnum, Europe e Whitesnake. Que a parceria com a Imperative Music possa levar a banda tanto para mais lugares do Brasil ( como o Rio e São Paulo ) quando do mundo, pois, em tempos que precisamos de uma necessidade urgente de renovação no Rock Mundial, acredito que temos no interior do Pernambuco uma marcante possibilidade.
Nota: 10,0.Sites: http://stillliving.com.br/, http://palcomp3.com/still_hardrock/ e
https://www.facebook.com/still.living.52/?fref=ts.Por Fernando R. R. Júnior
Março/2016